Acervo
Imagens da Expedição
Ao levar diversas câmeras fotográficas na expedição a Sobral, os astrônomos brasileiros não tinham o objetivo de registrar apenas o eclipse, mas também o cotidiano do trabalho científico realizado em campo, longe dos recursos do observatório e de uma cidade grande.
Henrique Morize, diretor do Observatório Nacional, era um fotógrafo habilidoso e experiente. A ele devemos diversas imagens do acampamento brasileiro em Sobral, na Praça do Patrocínio, onde se pode ver os abrigos construídos para proteger os instrumentos da chuva, do vento e da poeira.
Os membros das expedições inglesa, norteamericana e brasileira em Sobral também foram fotografados. No início do século XX, a observação de eclipses totais do Sol era uma ocasião única para a reunião de cientistas vindos das diversas partes do mundo. Durante os preparativos para sua expedição, os astrônomos ingleses chegaram a duvidar que conseguissem atravessar o Oceano Atlântico até o Brasil, devido à 1ª Guerra Mundial. Felizmente, o conflito foi encerrado em 11 de novembro de 1918.