Eventos

Pré-evento dos 100 anos do Eclipse de Sobral

Palestras deram início às comemorações pelo centenário da comprovação de uma das mais revolucionárias teorias científicas do século XX: a da Relatividade Geral

Para comemorar o centenário da comprovação de uma das mais revolucionárias teorias científicas do século XX, a Teoria da Relatividade Geral, o Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Observatório Nacional promoveram duas palestras durante o pré-evento Eclipse de Sobral – 100 Anos, que integra as comemorações do Ano Brasil - Reino Unido de Ciência e Inovação 2018/2019. O evento fez parte da programação da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu entre os dias 16 e 21 de outubro de 2018 no Campus onde estão localizadas as duas instituições.

A primeira palestra, Too busy changing plates: the travels and trials of astronomers and instruments for the 1919 eclipse, aconteceu no dia 19 de outubro. Nela, Richard Dunn, curador sênior de História da Ciência do Royal Museums Greenwich, que abriga o Royal Observatory Greenwich e o National Maritime Museum, lembrou como o Brasil ocupou um papel de protagonismo na realização dos experimentos. A comprovação da Teoria resultou da análise de fotografias obtidas durante o eclipse pelas expedições inglesas enviadas aos dois locais escolhidos como os que teriam as melhores condições para a observação do fenômeno: a Ilha do Príncipe, na África, e Sobral, no Ceará.

Já a mesa-redonda Teoria da relatividade: sua comprovação, impacto no Brasil e em Portugal trouxe um debate com Ana Simões, historiadora-presidente da Sociedade Européia de História da Ciência, Paulo Crawford, físico português e, mais uma vez, Dr. Richard Dunn. A discussão abordou como a expedição do astrônomo inglês Arthur Eddington ao continente africano permitiu evidenciar e discutir aspectos centrais do conhecimento científico e suas interações com a sociedade. Também ficou evidenciada a importância das convicções religiosas, contrastando a importância da jornada face às outras previsões de Einstein e o seu impacto em Portugal.

Além de discutir os múltiplos aspectos dessa que é considerada uma das descobertas mais importantes da física, o pré-evento também buscou sensibilizar o público brasileiro sobre o rico acervo existente no Campus do MAST / ON. Vale lembrar que uma exposição para celebrar o centenário da comprovação da Teoria da Relatividade Geral já está programada para 2019.