LinksLinks2

Céu Ticuna

Céu Ticuna é uma exposição itinerante resultante do projeto “Conhecimento do céu, sazonalizade e sustentabililidade em representações iconográficas dos artefatos rituais indígenas” já apresentada no Armazém de C&T&I da Rio +20, na Casa de Cultura de Vassouras e agora no MCV. Na presente edição foram acrescentados aos 9 painéis, vídeo e CD-Rom a Roda Mawü produzida por uma artesã Ticuna e dois vídeos documentando a elaboração da roda. Foi ainda realizada uma mesa redonda Com a antropóloga Deise Montardo (PPGAS/UFAM) e a índia Ticuna May Anyeli (mestranda do PPGAS/UFAM), realizada no dia 14 de outubro de 2014.

A exposição inaugurada no dia 7 de outubro de 2014, juntamente com a exposição céu Guarani, de curadoria de Germano Afonso. A exposição foi também exibida de 12 de outubro a 23 de novembro de 2015, no Hall do Prédio Anexo do Museu de Astronomia e Ciências Afins, voltando ao mesmo local de 10 a 23 de dezembro de 2015. Esta edição do segundo semestre de 2015 contou com uma sala de vídeo e teve o acréscimo de uma vitrine com artefatos esculpidos em madeira por artesãos Ticuna figurando imagens de animais que aparecem nos asterismos deste povo.

Também foram lançadas nesta edição cartas celestes com o asterismo da Briga da Onça e do Tamanduá e a quinta tiragem do CD-Rom Magüta Arü Inü. Jogo de memória. Pensamento Magüta, bem como o hotsite da exposição.

Visite a exposição: http://site.mast.br/hotsite_ceu_ticuna/index.html

“>