Museu de Etnologia de Berlim
O Museu Etnológico de Berlim abriga, hoje, cerca de 500 mil objetos
etnográficos, arqueológicos e culturais oriundos da África, Ásia, Oceania, e das
Américas. O museu também tem 285 mil fotografias, 20 mil filmes, 200 mil
páginas de documentos escritos, e um dos primeiros acervos etnomusicológicos
do mundo, o Berliner Phonogramm-Archiv, com 140 mil gravações. Trata-se,
portanto, da maior coleção da Alemanha de objetos de arte e cultura não-
europeus, e uma das maiores do mundo.
A área de coleção "Planície Sul-Americana" contém cerca de 35 mil
objetos. Estes documentam as áreas geográficas culturais da Amazônia, Chaco,
Patagônia e Terra do Fogo. Eles também fornecem uma visão das culturas
africanas usando o exemplo do Sul do Brasil e do Suriname. A coleção está
entre as maiores e mais abrangentes do mundo. Alguns dos seus destaques são
as joias de prata dos índios Mapuche do Chile, as joias de ouro e as molas
(vestimentas) do povo de KunaYala, no Panamá, bem como as coleções
provindas de regiões no oeste da Amazônia, que incluem cerâmicas feitas pelo
povo Shipibo-Conibo, e as cabeças encolhidas dos Shuar (índios Jívaro).
21 registros de objetos Ticuna no site, entre fotos e objetos.
Informações disponibilizadas pela própria instituição.
Link:
Sobre a coleção –https://www.smb.museum/en/museums-
institutions/ethnologisches-museum/collection-research/about-the-
collection.html
Site oficial do museu – https://www.smb.museum/home.html
Pano
Registro: 33.449
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari, verde ütüate e cinza.
Descrição: Pano de tururí pintado para a roda da máscara Taí / To’ü. Dentro de um círculo hipotético 17 triângulos sem base contrapondo claro e escuro. Nas cores cinza claro, ocre escuro, cinza clara, ocre escuro, amarela, ocre escuro, amarela, ocre escuro e amarela, ocre escuro, ocre claro, ocre escuro, amarelo, ocre médio, cinza claro, amarelo, cinza claro e escuro. Na parte externa da circunferência quatro losangos e quatro triângulos alternados nas cores ocre claro, escuro e amarelo e cinza claro. Dentro da circunferência ocre, uma circunferência menor de onde saem seis formas abstratas que são semelhantes à imagem de gotas nas cores ocre claro, amarelo – ocre, e cinza e no interior das gotas pontos pretos. Todas essas formas são constituídas por faixas nas cores listadas acima. Em Puerto Nariño foi comentado que é a estrela Woramacüri em transformação, perto da Lua. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Escudo. Pintura de escudo. No centro da Roda buraquinho para olhar o inimigo e lançar flecha.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 225 cm; Larg.: 165 cm.
Obs.: Igarapé Preto de São Jerónymo e Igarapé da Rita (C.G.M.N).
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Panos |
Pano de líber (para vestimenta de máscara)
Registro: 32.503
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber.
Descrição: Pano de líber com duas linhas externas formando a imagem de um aro dividido em duas metades. A parte interna dividida em quatro quadrantes. Cada quadrante tem uma forma arredondada no seu cume, junções dessas quatro formas centrais não formam um círculo perfeito. Uma dessas quatro figuras no interior do quadrante em ocre. Em Puerto Nariño foi comentado que é um “Nhoe´ com um círculo e seu centro”. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Roda natchime´ (escudo), é uma proteção. Os Magüta faziam de pele de anta. Usavam duas ou três para ficar grosso. No centro um um buraco para olhar os inimigos chegando. Colocam uma flecha no buraquinho para acertar o inimigo.
Uso: Pano de tururi para a roda de cipó (C.G.M.N.).
Dimensões: Comp.: 145 cm; Larg.: 145 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Panos |
Pano Nho´e
RG: 4269
Matéria-prima: Tururi nhoetchi, pigmento natural amarelo, azul, marrom claro tchocanari (açafrão cor chocolate) e escuro (naicü).
Descrição: À esquerda, uma figura de palmeira–açaí; ao centro, representação da cobra daunematü, rei do jucuriju ou sucuri – pai de todas as cobras (Eunectus nurinus), que se transforma em cobra d´agua, em Cobra Norato que destrói a comunidade. À direita, figura da casa da festa, que segue, porém, o modelo de casa civilizada, de barracão dos patrões da época da borracha. Figura dentro de um quadro que limita o lugar no qual registra-se o desenho.
Dimensões: Comp.: 126 cm; Larg.: 102 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi provavelmente utilizado no ritual de puberdade.
Motivo humano: Casa civilizada de barracão dos patrões da época da borracha, comunidade, casa da festa. Animal: Cobra daune, cobra d’água. Vegetal: Palmeira/açaí. Mítico: Cobra d’água que se transforma em Cobra Norato.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Pano Nho´e
RG: 4268
Matéria-prima: Tururi, pigmento natural nas cores azul, amarelo, marrom claro e escuro.
Descrição: Forma X, representando a ideia de passagem do tempo no dia ou no ano. Figura do sol à esquerda representa eu’wa (manhã); acima, tocutchi (doze horas) e à direita yauanecü (seis da tarde). A ausência do sol abaixo representa tchütacü (noite). Evoca o significado dos caminhos do Magüta. Os filhos da lua são a estirpe do incesto (womatchi). Seguem os caminhos do morto e tomam a vida. Transformam-se nas estrelas de pelação. Três nomes para a mesma pessoa: Wora, womatchi e woramacuri, a estrela da manhã, o filho da lua.
Dimensões: Comp.: 157 cm; Larg.: 99 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi provavelmente utilizado no ritual de puberdade
Motivo humano: Passagem das horas, incesto. Mítico: Wora, Womatchi e Woramacuri, estrela da manhã, filho da lua.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Pano Natchine
RG: 4046
Matéria-prima: Tururi tchuna e pigmento natural nas cores azul e marrom.
Descrição: Dois círculos concêntricos, nas cores azul e marrom, intercalados representando a serpente yewae, marcados em seu interior por uma linha pontilhada nas cores amarelo, azul, marrom claro e escuro representando mcümaü (caminho da anta). Duas faixas que se cruzam no centro do círculo, formando quadros nas cores amarelo e marrom. Em seu interior, figuras representando os corpos celestes e linhas paralelas, naü quebradas, nas cores amarelo, marrom, azul claro e escuro, determinando constelações. Da esquerda para direita: a) Baweta e Coyatchicüra b) Woramacuri c) E’ta, Wücütcha e Coyatchicüra d) E’ta e Wücütcha. O conjunto pode significar Naane (Terra/Universo).
Dimensões: Comp.: 196 cm; Larg.: 150 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi possivelmente utilizada em escudo, um artefato ritual utilizado na encenação final das máscaras.
Motivo humano: Terra/universo. Animal: Anta. Mítico: Yewae’, Wücütcha, E’ta, Baweta, Wücütcha e Coyatchicüra.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Pano Turita
RG: 4214
Matéria-prima: Tururi nüwüritchi, pigmento natural nas cores amarelo e marrom claro e escuro.
Descrição: Dois círculos concêntricos representando serpente yewae’/ turimatu (pinta do curral). Convergindo para o centro da roda turita, figuras de zarabatanas/wainü (cobra aérea tipo jibóia que atrai animal) intercaladas com figuras wara (arma de guerra) determinando tipitis ou canoas. Entre os tipitis/canoas e as zarabatanas, figuras de tchara (arara), mutchuwe (inseto que parece caba, possui ferrão e veneno que provoca dor, mas não mata e utchuma ou peixe piranha (Serrasalmidae spp). No centro do círculo, uma circunferência contendo em seu interior uma figura com ideia de movimento do eixo do universo representando wara (pau que gira como hélice e é utilizado como arma).
Dimensões: Comp.: 222 cm; Larg.: 205 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi provavelmente utilizado em escudo, um artefato ritual utilizado na encenação final das máscaras.
Motivo humano: Curral, roda, tipiti, canoa, zarabatanas, arma. Animal: jibóia, inseto, caba, peixe piranha. Mítico: Cobra aérea, eixo do universo.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Pano para vestimenta de máscara Nho´e
RG: 4056
Matéria-prima: Tururi tchuna, pigmento natural açafroa (amarelo) e bure (azul), naicü e pacuã (marrom).
Descrição: À esquerda, figura de inacuãtchi (lua que começa a declinar/ lua minguante). Ao centro estrela Woramacuri com sete pontas e à direita sapo ngutchipa’(sapo de pele verrugosa) Abaixo, detalhe do turi (tira de buriti com a qual se faz o curral da moça).
Dimensões: Comp.: 136 cm; Larg.: 119 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi possivelmente utilizado em máscara.
Motivo humano: Curral da moça. Animal: Sapo de pele verrugosa. Mítico: Lua minguante, estrela Woramacuri.
Obs.: Tchurune (ser que recuperou a memória das danças e dos cantos).
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Pano para vestimenta de máscara Nho´e
RG: 4055
Matéria-prima: Tururi onecü (mais claro), natural.
Descrição: Na parte superior, por uma estrela com pontos cardeais, uma maceta e macaco barrigudo/pássaro yucurutchi comparado pelos Ticuna à coruja orelhuda (Stringival). Figura do homem onça nas cores marrom claro e escuro. Uma faixa transversal representando cobra Yevae divide o pano em dois; na parte mediana, a figura de X (proteção contra as feras) na cor amarela, ladeadas à esquerda por um pente/canoa com os awane/uwanü() e à direita por um facão, nas cores amarelo e marrom. Mais à direita, um tamanduá e figura mítica toramata’arü ai (gigante da onça) awane com rosto de felino e traje de “civilizado”, com flecha transpassada no pescoço, tendo em uma das mãos (garra) com um chicote de boiadeiro/capataz. Os Ticuna atacaram e abateram o inimigo.
Dimensões: Comp.: 118 cm; Larg.: 106 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi possivelmente utilizado na festa de puberdade.
Motivo humano: Awane, inimigos, pente, canoa, facão, flecha, mãos, chicote de boiadeiro/capataz. Animal: Cobra corda, tamanduá, onça, garra. Mítico: Gigante da onça.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Pano para vestimenta de máscara Turita
RG: 4054
Matéria-prima: Tururi, pigmento natural nas cores verde u~tüate (pupunha/Bactris gasipaes) e azul (jaw).
Descrição: Tecido natural pintado nas cores verde e azul escuro. Abertura para mangas. Acima, motivo da pele e da língua de napana´mau – cobra corda ou cobra cipó, em português (Xenoxybelis argenteus ou Oxybelis fulgidus); abaixo, à direita, figura ngueerü’ü (instrumento ou algo que serve para o treinamento de guerra, para o conhecimento, para o saber, para a ciência) com três pontos nas laterais e duas flechas horizontais e uma vertical convergindo para sua base. O treinamento, destinado a crianças de 5 a 10 anos, era atirar com uma flecha ou uma vara no tronco de uma árvore. O objetivo, como parte da aprendizagem da criança, era treinar a pontaria com arco. À esquerda, a roda turita (armadilha, tronco gigante colocado em cima de uma montanha preparada para rolar ladeira abaixo e estraçalhar os inimigos); na parte inferior, pinta de orumatü (cobra coral).
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 66 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi possivelmente utilizado em máscara.
Motivo humano: Instrumento ou algo que serve para o treinamento de guerra, para o conhecimento, para o saber, para a ciência, flecha, armadilha, inimigos. Animal: Cobra corda, cobra coral. Vegetal: Tronco de árvore. Mítico: Roda Turita.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Roda de máscara
RG: 0900
Matéria-prima: Yatene’ tururi (mata-matá, Chytroma turbinata Berg Mierg.),
pigmento natural nas cores roxo (naicü/aquiriru), amarelo (depau/açafrão), azul
(yau/bure), laranja (üta) e verde (bure).
Descrição: Feito com entrecasca de matá-matá decorado com desenhos formados por
uma fileira desenhos nas cores preto, vermelho e amarelo, formando uma moldura
arredondada. No centro um pequeno círculo representando um rosto humano. Três
triângulos com base postada no círculo nas cores preto, amarelo e vermelho
respectivamente, representando a figura de uma estrela (e)’ta).
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino.
Dimensões: Comp.: 288,0 cm; Larg.: 241 cm; Larg.: 266 cm.
Motivo mítico: Estrela e)’ta.
Data: 2000.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Pano de líber Würatchicüna’a
RG: 0800
Matéria-prima: Yatene’ tururi (mata-matá, Chytroma turbinata Berg Mierg.),
pigmento natural nas cores roxo (naicü/aquiriru), amarelo (depau/açafrão), azul
(yau/bure), laranja (üta) e verde (bure).
Descrição: Painel formado pela representação gráfica do arco-íris nas cores em cor
vermelho amarelo e roxo. Possui representação da forma X e acima à direta a figura de
Sol humanizado.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculina e feminina.
Dimensões: Comp.: 176 cm; Larg.: 72 cm.
Motivo mítico: Sol humanizado.
Data: 2000.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Panos |
Pano de líber Würatchicüna’a
RG: 0800
Matéria-prima: Yatene’ tururi (mata-matá, Chytroma turbinata Berg Mierg.),
pigmento natural nas cores roxo (naicü/aquiriru), amarelo (depau/açafrão), azul
(yau/bure), laranja (üta) e verde (bure).
Descrição: Painel formado pela representação gráfica do arco-íris nas cores em cor
vermelho amarelo e roxo. Possui representação da forma X e acima à direta a figura de
Sol humanizado.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculina e feminina.
Dimensões: Comp.: 176 cm; Larg.: 72 cm.
Motivo mítico: Sol humanizado.
Data: 2000.
Album | Museu Goeldi vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Panos |
Pano Nho´e
RG: 4269
Matéria-prima: Tururi nhoetchi, pigmento natural amarelo, azul, marrom claro tchocanari (açafrão cor chocolate) e escuro (naicü).
Descrição: À esquerda, uma figura de palmeira–açaí; ao centro, representação da cobra daunematü, rei do jucuriju ou sucuri – pai de todas as cobras (Eunectus nurinus), que se transforma em cobra d´agua, em Cobra Norato que destrói a comunidade. À direita, figura da casa da festa, que segue, porém, o modelo de casa civilizada, de barracão dos patrões da época da borracha. Figura dentro de um quadro que limita o lugar no qual registra-se o desenho.
Dimensões: Comp.: 126 cm; Larg.: 102 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi provavelmente utilizado no ritual de puberdade.
Motivo humano: Casa civilizada de barracão dos patrões da época da borracha, comunidade, casa da festa. Animal: Cobra daune, cobra d’água. Vegetal: Palmeira/açaí. Mítico: Cobra d’água que se transforma em Cobra Norato.
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Pano Nho´e
RG: 4268
Matéria-prima: Tururi, pigmento natural nas cores azul, amarelo, marrom claro e escuro.
Descrição: Forma X, representando a ideia de passagem do tempo no dia ou no ano. Figura do sol à esquerda representa eu’wa (manhã); acima, tocutchi (doze horas) e à direita yauanecü (seis da tarde). A ausência do sol abaixo representa tchütacü (noite). Evoca o significado dos caminhos do Magüta. Os filhos da lua são a estirpe do incesto (womatchi). Seguem os caminhos do morto e tomam a vida. Transformam-se nas estrelas de pelação. Três nomes para a mesma pessoa: Wora, womatchi e woramacuri, a estrela da manhã, o filho da lua.
Dimensões: Comp.: 157 cm; Larg.: 99 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi provavelmente utilizado no ritual de puberdade
Motivo humano: Passagem das horas, incesto. Mítico: Wora, Womatchi e Woramacuri, estrela da manhã, filho da lua.
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Pano Turita
RG: 4214
Matéria-prima: Tururi nüwüritchi, pigmento natural nas cores amarelo e marrom claro e escuro.
Descrição: Dois círculos concêntricos representando serpente yewae’/ turimatu (pinta do curral). Convergindo para o centro da roda turita, figuras de zarabatanas/wainü (cobra aérea tipo jibóia que atrai animal) intercaladas com figuras wara (arma de guerra) determinando tipitis ou canoas. Entre os tipitis/canoas e as zarabatanas, figuras de tchara (arara), mutchuwe (inseto que parece caba, possui ferrão e veneno que provoca dor, mas não mata e utchuma ou peixe piranha (Serrasalmidae spp). No centro do círculo, uma circunferência contendo em seu interior uma figura com ideia de movimento do eixo do universo representando wara (pau que gira como hélice e é utilizado como arma).
Dimensões: Comp.: 222 cm; Larg.: 205 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi provavelmente utilizado em escudo, um artefato ritual utilizado na encenação final das máscaras.
Motivo humano: Curral, roda, tipiti, canoa, zarabatanas, arma. Animal: jibóia, inseto, caba, peixe piranha. Mítico: Cobra aérea, eixo do universo.
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Pano para vestimenta de máscara Nho´e
RG: 4056
Matéria-prima: Tururi tchuna, pigmento natural açafroa (amarelo) e bure (azul), naicü e pacuã (marrom).
Descrição: À esquerda, figura de inacuãtchi (lua que começa a declinar/ lua minguante). Ao centro estrela Woramacuri com sete pontas e à direita sapo ngutchipa’(sapo de pele verrugosa) Abaixo, detalhe do turi (tira de buriti com a qual se faz o curral da moça).
Dimensões: Comp.: 136 cm; Larg.: 119 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi possivelmente utilizado em máscara.
Motivo humano: Curral da moça. Animal: Sapo de pele verrugosa. Mítico: Lua minguante, estrela Woramacuri.
Obs.: Tchurune (ser que recuperou a memória das danças e dos cantos).
Data: 1941.
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Pano para vestimenta de máscara Nho´e
RG: 4055
Matéria-prima: Tururi onecü (mais claro), natural.
Descrição: Na parte superior, por uma estrela com pontos cardeais, uma maceta e macaco barrigudo/pássaro yucurutchi comparado pelos Ticuna à coruja orelhuda (Stringival). Figura do homem onça nas cores marrom claro e escuro. Uma faixa transversal representando cobra Yevae divide o pano em dois; na parte mediana, a figura de X (proteção contra as feras) na cor amarela, ladeadas à esquerda por um pente/canoa com os awane/uwanü() e à direita por um facão, nas cores amarelo e marrom. Mais à direita, um tamanduá e figura mítica toramata’arü ai (gigante da onça) awane com rosto de felino e traje de “civilizado”, com flecha transpassada no pescoço, tendo em uma das mãos (garra) com um chicote de boiadeiro/capataz. Os Ticuna atacaram e abateram o inimigo.
Dimensões: Comp.: 118 cm; Larg.: 106 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi possivelmente utilizado na festa de puberdade.
Motivo humano: Awane, inimigos, pente, canoa, facão, flecha, mãos, chicote de boiadeiro/capataz. Animal: Cobra corda, tamanduá, onça, garra. Mítico: Gigante da onça.
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Pano para vestimenta de máscara Turita
RG: 4054
Matéria-prima: Tururi, pigmento natural nas cores verde u~tüate (pupunha/Bactris gasipaes) e azul (jaw).
Descrição: Tecido natural pintado nas cores verde e azul escuro. Abertura para mangas. Acima, motivo da pele e da língua de napana´mau – cobra corda ou cobra cipó, em português (Xenoxybelis argenteus ou Oxybelis fulgidus); abaixo, à direita, figura ngueerü’ü (instrumento ou algo que serve para o treinamento de guerra, para o conhecimento, para o saber, para a ciência) com três pontos nas laterais e duas flechas horizontais e uma vertical convergindo para sua base. O treinamento, destinado a crianças de 5 a 10 anos, era atirar com uma flecha ou uma vara no tronco de uma árvore. O objetivo, como parte da aprendizagem da criança, era treinar a pontaria com arco. À esquerda, a roda turita (armadilha, tronco gigante colocado em cima de uma montanha preparada para rolar ladeira abaixo e estraçalhar os inimigos); na parte inferior, pinta de orumatü (cobra coral).
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 66 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi possivelmente utilizado em máscara.
Motivo humano: Instrumento ou algo que serve para o treinamento de guerra, para o conhecimento, para o saber, para a ciência, flecha, armadilha, inimigos. Animal: Cobra corda, cobra coral. Vegetal: Tronco de árvore. Mítico: Roda Turita.
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Pano Natchine
RG: 4046
Matéria-prima: Tururi tchuna e pigmento natural nas cores azul e marrom.
Descrição: Dois círculos concêntricos, nas cores azul e marrom, intercalados representando a serpente yewae, marcados em seu interior por uma linha pontilhada nas cores amarelo, azul, marrom claro e escuro representando mcümaü (caminho da anta). Duas faixas que se cruzam no centro do círculo, formando quadros nas cores amarelo e marrom. Em seu interior, figuras representando os corpos celestes e linhas paralelas, naü quebradas, nas cores amarelo, marrom, azul claro e escuro, determinando constelações. Da esquerda para direita: a) Baweta e Coyatchicüra b) Woramacuri c) E’ta, Wücütcha e Coyatchicüra d) E’ta e Wücütcha. O conjunto pode significar Naane (Terra/Universo).
Dimensões: Comp.: 196 cm; Larg.: 150 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Pano de tururi possivelmente utilizada em escudo, um artefato ritual utilizado na encenação final das máscaras.
Motivo humano: Terra/universo. Animal: Anta. Mítico: Yewae’, Wücütcha, E’ta, Baweta, Wücütcha e Coyatchicüra.
Categories | Museu Goeldi, Panos |
Roda de máscara
RG: 0900
Matéria-prima: Yatene’ tururi (mata-matá, Chytroma turbinata Berg Mierg.),
pigmento natural nas cores roxo (naicü/aquiriru), amarelo (depau/açafrão), azul
(yau/bure), laranja (üta) e verde (bure).
Descrição: Feito com entrecasca de matá-matá decorado com desenhos formados por
uma fileira desenhos nas cores preto, vermelho e amarelo, formando uma moldura
arredondada. No centro um pequeno círculo representando um rosto humano. Três
triângulos com base postada no círculo nas cores preto, amarelo e vermelho
respectivamente, representando a figura de uma estrela (e)’ta).
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino.
Dimensões: Comp.: 288,0 cm; Larg.: 241 cm; Larg.: 266 cm.
Motivo mítico: Estrela e)’ta.
Data: 2000.
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Panos |
Pano de líber Würatchicüna’a
RG: 0800
Matéria-prima: Yatene’ tururi (mata-matá, Chytroma turbinata Berg Mierg.),
pigmento natural nas cores roxo (naicü/aquiriru), amarelo (depau/açafrão), azul
(yau/bure), laranja (üta) e verde (bure).
Descrição: Painel formado pela representação gráfica do arco-íris nas cores em cor
vermelho amarelo e roxo. Possui representação da forma X e acima à direta a figura de
Sol humanizado.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculina e feminina.
Dimensões: Comp.: 176 cm; Larg.: 72 cm.
Motivo mítico: Sol humanizado.
Data: 2000.
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Panos |
Pano de líber Würatchicüna’a
RG: 0800
Matéria-prima: Yatene’ tururi (mata-matá, Chytroma turbinata Berg Mierg.),
pigmento natural nas cores roxo (naicü/aquiriru), amarelo (depau/açafrão), azul
(yau/bure), laranja (üta) e verde (bure).
Descrição: Painel formado pela representação gráfica do arco-íris nas cores em cor
vermelho amarelo e roxo. Possui representação da forma X e acima à direta a figura de
Sol humanizado.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculina e feminina.
Dimensões: Comp.: 176 cm; Larg.: 72 cm.
Motivo mítico: Sol humanizado.
Data: 2000.
Categories | Indumentária, Museu Goeldi, Panos |