Museu Etnográfico do Banco da República – Colômbia
![1. Tambor de pele tutu / 2. Baqueta Paruü](http://www.mast.br/ticuna/wp-content/grand-media/image/45_47-4009-4010_2.jpg)
1. Tambor de pele tutu
RG: 4009
Matéria-prima: Madeira (não identificada), couro de toü (macaco cairara) e de yuta (surubim) fibra de tucum (Astrocaryum vulgare), cipó ambé (Philodendron imbé Mart.).
Técnica de fabricação: Cilindro de madeira fechado nos dois lados por membranas de couro de cotia, fixadas por compressão por aros feitos com cipó ambé e fio de tucum. Cordel de sustentação de fio de tucum amarrado ao tambor. Decorado com estrela de seis pontas (natchime’ potüra). Inscrição: SAO . IN. RB
Dimensões: Alt.: 10,5 cm; Diâm.: 25 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: O toque do tambor marca um momento diferente do quotidiano e serve para convidar pessoas vizinhas para a “Festa da Moça Nova”.
Data: 1941.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Baqueta Paruü
RG: 4010
Matéria-prima: Madeira tayuwa (pau d’arco), (tucum Astrocaryum vulgare).
Técnica de fabricação: Feita com um pequeno bastão roliço de madeira tayuwa.
Dimensões: Comp.: 21,3 cm; Diâm.: 1 cm/ 0,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Serve para fazer soar o tambor de pele (RG 4009), através de percussão. Usado durante a Festa da Moça Nova.
Album | Museu Goeldi tambor |
Categories | Baquetas, Instrumentos, Museu Goeldi, Tambores |
![1. Tambor Tori / 2. Baqueta Paruü](http://www.mast.br/ticuna/wp-content/grand-media/image/44_46-4017-4018_a_2.jpg)
1. Tambor Tori
RG: 4017
Matéria-prima: Carapaça de tori (tracajá), fibra de tucum (Astrocaryum vulgare), madeira (não identificada).
Técnica de fabricação: Caixa de ressonância feita de carapaça de tracajá, amarrada a um bastão através de um cordel de tucum.
Dimensões: Comp. do bastão: 108 cm; Comp. da carapaça: 43 cm; Larg.: 33 cm; Alt.: 19 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. O tambor é percutido pela baqueta (RG 4018). É tocado durante a Festa da Moça Nova.
Obs.: Ausência da fieira de plumas brancas de arara ou maguari que decora a carapaça. Quando se trata da festa da última filha, ao final quebram o instrumento.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Baqueta Paruü
RG: 4018
Materia-prima: Madeira (muirapiranga), fibra de tucum (Astrocaryum Vulgare), liber matá-matá (Chytroma turbinata, Berg Mierg).
Técnica de fabricação: Pequeno bastão de madeira de taperebá, revestida na extremidade de percussão com um capeamento de líber de matá-matá amarrada através de um enrolamento de fio de tucum.
Dimensões: Comp.: 34,5 cm; Diâm.: 5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Utilizado para fazer soar o tambor de carapaça (RG 4017) através de percussão. Usado durante a Festa da Moça Nova.
Album | Museu Goeldi tambor |
Categories | Baquetas, Instrumentos, Museu Goeldi, Tambores |