Museu Etnográfico do Banco da República – Colômbia
Localização: Oeste da Amazônia, Brasil.
Colecionador: Natterer, ca. 1830
Dimensões: Alt. máx.: 175 cm
Matéria-prima: Entrecasca, fibra vegetal e resina
Descrição: Até hoje o mais importante ritual Ticuna continua sendo o de iniciação de meninas à maturidade, no qual dançarinos mascarados personificam seres espirituais. Em momentos críticos do ritual os dançarinos atacam a menina sendo iniciada e outros presentes, dando vida e tornando visíveis os perigos aos quais um indivíduo e toda a sua comunidade estão sujeitos em um momento de transição. O espírito da tempestade O'ma, com seu pênis ereto, é o mais perigoso dos seres espirituais.
Album | Museu de Viena |
Categories | Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia de Viena, Vestimenta |
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.438
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber representando ser sobrenatural Taí. Pintura da face dentro de uma circunferência que pode representar o sol, os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios abaixo. Nariz e boca pintados de amarelo e marrom. Orelhas proeminente com duas circunferências pintadas de amarelo e marrom. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Cara de pessoa que vive num grande campo de natureza (chavascal ou savana). É areado, com grama.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 65 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara
Registro: 32.495
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, com pintura representando os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz, testa, boca e dentes pintados nas cores marrom e amarelo. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Bicho do Mato, Animal do Mato, Mãe do Mato.
Uso: Ritual
Dimensões: Comp.: 75 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara
Registro: 32.495
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, com pintura representando os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz, testa, boca e dentes pintados nas cores marrom e amarelo. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Bicho do Mato, Animal do Mato, Mãe do Mato.
Uso: Ritual
Dimensões: Comp.: 75 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.448
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. A vestimenta é pintada com uma forma que parece representar âncora, abaixo seis linhas com elevações na parte central, duas circunferências delineadas internas e externas (anéis), abaixo duas linhas com cinco triângulos invertidos e na base desses um triângulo menor. Na parte dorsal cinco formas semi-elípticas, abaixo duas linha cruzadas que parece estar dentro de uma silhueta de mulher e abaixo formas elípticas na vertical (centopéia). Toda a pintura nas cores: marrom e amarelo. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Toü a) 1) suporte de pilão (madeira). Tem um buraco para machucar açaí e macaxeira. 2) peito de cobra, b) 1) arma para cortar árvore de pedra. Serve como machado, 2) fiandeira para tecer o tucum, 3) tripé de madeira.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 135 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 45 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.448
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. A vestimenta é pintada com uma forma que parece representar âncora, abaixo seis linhas com elevações na parte central, duas circunferências delineadas internas e externas (anéis), abaixo duas linhas com cinco triângulos invertidos e na base desses um triângulo menor. Na parte dorsal cinco formas semi-elípticas, abaixo duas linha cruzadas que parece estar dentro de uma silhueta de mulher e abaixo formas elípticas na vertical (centopéia). Toda a pintura nas cores: marrom e amarelo. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Toü a) 1) suporte de pilão (madeira). Tem um buraco para machucar açaí e macaxeira. 2) peito de cobra, b) 1) arma para cortar árvore de pedra. Serve como machado, 2) fiandeira para tecer o tucum, 3) tripé de madeira.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 135 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 45 cm.
Vestimenta de Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.447
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber, com abertura para os braços e franjas de líber, que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura esmaecida. Dois traços amarelos formando uma faixa com quatro semicírculos na horizontal, preenchidos de amarelos, espaços entre os semicírculos com vazios entre eles preenchidos na cor preta. Abaixo pintura que parece representar duas varas cruzadas na parte inferior do x em preto e parte superior ao X em amarelo. Abaixo quatro semicírculos em preto e os espaços entre eles sem preenchimento e abaixo uma faixa amarela.
Uso: Ritual.
Dimensões: Não especificado.
Obs.: A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.447
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber, com abertura para os braços e franjas de líber, que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura esmaecida. Dois traços amarelos formando uma faixa com quatro semicírculos na horizontal, preenchidos de amarelos, espaços entre os semicírculos com vazios entre eles preenchidos na cor preta. Abaixo pintura que parece representar duas varas cruzadas na parte inferior do x em preto e parte superior ao X em amarelo. Abaixo quatro semicírculos em preto e os espaços entre eles sem preenchimento e abaixo uma faixa amarela.
Uso: Ritual.
Dimensões: Não especificado.
Obs.: A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.446
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura na parte da frente dois triângulos com uma borboleta estilizada, forma de dois caules estreitos com inclinação divergente (parece representar uma árvore com bulbos no seu interior), e formas elípticas pela metade, abaixo dois triângulos superpostos com a forma de X e quatro linhas superpostas nas cores: marrom, preto e amarelo. Na parte dorsal, folhagens coloridas, representação de uma borboleta e a representação de um astro (estrela) na parte inferior da vestimenta. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Roupa de meio braço com pintura e com tinta de Urucum com Açafroa e desenho de cobra Tututchii (jiboia ).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 50 cm; Diâm.: 45 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.446
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura na parte da frente dois triângulos com uma borboleta estilizada, forma de dois caules estreitos com inclinação divergente (parece representar uma árvore com bulbos no seu interior), e formas elípticas pela metade, abaixo dois triângulos superpostos com a forma de X e quatro linhas superpostas nas cores: marrom, preto e amarelo. Na parte dorsal, folhagens coloridas, representação de uma borboleta e a representação de um astro (estrela) na parte inferior da vestimenta. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Roupa de meio braço com pintura e com tinta de Urucum com Açafroa e desenho de cobra Tututchii (jiboia ).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 50 cm; Diâm.: 45 cm.
Máscara com vestimenta Taí / To’ü
Registro: 33.445
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta para ser usada por criança. Máscara antropomorfa de líber com pintura de rosto estilizado os olhos nas cores marrom e amarela e dois orifícios no centro, o nariz pintado de marrom e a boca pintada de amarelo e marrom. Orelhas com pintura em formato de cruz na cor marrom e pintura no alto da cabeça na cor marrom. Vestimenta com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária, apresentando pintura representando um barco e em uma das extremidades uma bandeira marrom. Abaixo um quadrilátero com pintura similar a um sol um leme (?). No centro da base de quadrilátero em duas linhas que se cruzam em baixo. Na parte de trás sete ampulhetas. Abaixo, duas linhas formando uma faixa na cor amarela. Abaixo dois conjuntos de elipses superpostas na forma similar a duas jibóias (?), com formas alternadas de vazio e cheio. Nas cores: ocre e amarelo.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças (C.G.M.N.)
Dimensões:Comp.: 96 cm; Larg.: 37 cm; Diâm.: 25 cm.
Vestimenta de máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber e pigmento natural marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara antropomorfa de líber com abertura para os braços, em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Na parte frontal, pintura com três anéis e entre estes duas ampulhetas na altura do abdômen, dentro de um losango na cor marrom. Na perna direita uma estrela de seis pontas no interior do quadrado, na perna esquerda um anel na cor preta com um ponto no meio (pintura esmaecida não identificada partindo do anel em direção ao fim da perna da vestimenta) dentro de um quadrado. Em um dos lados abaixo da cintura uma faixa delineada na cor com uma série de circunferências formando aros também delineados na cor marrom. Abaixo, nove triângulos na cor marrom. Em cada perna uma faixa na altura do joelho. Na perna esquerda abaixo da faixa pequenas circunferências na cor marrom.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 45 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Vestimenta de máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber e pigmento natural marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara antropomorfa de líber com abertura para os braços, em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Na parte frontal, pintura com três anéis e entre estes duas ampulhetas na altura do abdômen, dentro de um losango na cor marrom. Na perna direita uma estrela de seis pontas no interior do quadrado, na perna esquerda um anel na cor preta com um ponto no meio (pintura esmaecida não identificada partindo do anel em direção ao fim da perna da vestimenta) dentro de um quadrado. Em um dos lados abaixo da cintura uma faixa delineada na cor com uma série de circunferências formando aros também delineados na cor marrom. Abaixo, nove triângulos na cor marrom. Em cada perna uma faixa na altura do joelho. Na perna esquerda abaixo da faixa pequenas circunferências na cor marrom.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 45 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Máscara com vestimenta beija-flor / Müütchii (inteira)
Registro: 33.443
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber.
Descrição: Máscara com vestimenta zoomorfa inteiriça de líber. Máscara representando um beija-flor com mandíbula em destaque. A vestimenta possui franjas de líber: na manga, atrás e no inferior. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Müütchii Gigante.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 165 cm; Larg.: 115 cm; Diâm.: 40 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta representando Coruja (inteira)
Registro: 33.442
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber. Pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta zoomorfa inteiriça representando coruja em líber com mangas e franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara com pintura facial representando coruja, porém com a representação da boca humanizada e com dentes riscados na cor ocre bem escuro. Vestimenta pintada em padrões geométricos nas cores: marrom e preto. A parte dorsal da vestimenta com pinturas zoomorfas representando: uma ave (mutum), um felino (onça), uma borboleta e uma ampulheta (X). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Coruja Gigante.
Uso: “Usado no ritual da moça nova”. Informação retirada da legenda da peça em exposição no Museu Nacional.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 110 cm; Diâm.: 30 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta representando Coruja (inteira)
Registro: 33.442
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber. Pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta zoomorfa inteiriça representando coruja em líber com mangas e franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara com pintura facial representando coruja, porém com a representação da boca humanizada e com dentes riscados na cor ocre bem escuro. Vestimenta pintada em padrões geométricos nas cores: marrom e preto. A parte dorsal da vestimenta com pinturas zoomorfas representando: uma ave (mutum), um felino (onça), uma borboleta e uma ampulheta (X). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Coruja Gigante.
Uso: “Usado no ritual da moça nova”. Informação retirada da legenda da peça em exposição no Museu Nacional.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 110 cm; Diâm.: 30 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta Mávi / Mawü (inteira)
Registro: 33.441
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, madeira de balsa e pigmento natural amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e preto.
Descrição: Máscara com vestimenta antropomorfa inteiriça representando Mávi / Mawü em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com madeira de balsa em cima e gola de franja de líber. Vestimenta possui abertura para os braços, pintura em padrões geométricos: uma fileira de triângulos, forma de J invertido ladeado de círculos, segunda fileira de triângulos, terceira fileira círculos pequenos, quarta fileira triângulos superpostos nas cores: amarelo, marrom e preto. No centro da vestimenta pintura de um círculo e no seu interior uma pintura representando um rosto humanizado.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 215 cm; Larg.: 55 cm.
Máscara Mávi / Mawü (inteira)
Registro: 33.440
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, madeira balsa e tala de arumã, pigmento natural marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Máscara inteiriça com vestimenta antropomorfa representando Mávi / Mawü em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com gola de franja de líber (madeira de balsa e tala de arumã). A vestimenta possui abertura para os braços. No centro da vestimenta três orifícios representando olhos e boca. Abaixo um J invertido e abaixo motivos abstratos. Na parte dorsal um X e abaixo nove triângulos. A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp: 2,10 cm; Larg.: 58 cm; Diâm.: 50 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Nacional, Vestimenta |
Máscara Mávi / Mawü (inteira)
Registro: 33.440
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, madeira balsa e tala de arumã, pigmento natural marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Máscara inteiriça com vestimenta antropomorfa representando Mávi / Mawü em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com gola de franja de líber (madeira de balsa e tala de arumã). A vestimenta possui abertura para os braços. No centro da vestimenta três orifícios representando olhos e boca. Abaixo um J invertido e abaixo motivos abstratos. Na parte dorsal um X e abaixo nove triângulos. A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp: 2,10 cm; Larg.: 58 cm; Diâm.: 50 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Nacional, Vestimenta |
Máscara Mávi / Mawü (inteira)
Registro: 33.440
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, madeira balsa e tala de arumã, pigmento natural marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Máscara inteiriça com vestimenta antropomorfa representando Mávi / Mawü em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com gola de franja de líber (madeira de balsa e tala de arumã). A vestimenta possui abertura para os braços. No centro da vestimenta três orifícios representando olhos e boca. Abaixo um J invertido e abaixo motivos abstratos. Na parte dorsal um X e abaixo nove triângulos. A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp: 2,10 cm; Larg.: 58 cm; Diâm.: 50 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.439
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, Pigmento natural amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Em um dos lados da vestimenta pintura de um V invertido terminando em dois J invertidos, abaixo dois semicírculos e duas linhas formando uma faixa e no centro onze ampulhetas. Abaixo duas faixas uma ocre mais clara e outra ocre mais escuro, abaixo treze linhas transversais alternando claro e escuro e abaixo doze circunferência em ocre escuro. Abaixo uma faixa com três anéis, dois em ocre claro com a circunferência ao centro em ocre escuro. E um anel em ocre escuro com uma circunferência ao centro em ocre claro. Na outro lado da vestimenta, um triângulo formado por uma faixa em ocre escuro e outra clara. Dentro deste triângulo, um semicírculo em ocre escuro. Abaixo deste, uma faixa na horizontal em ocre claro e outra faixa ondulada em ocre claro. Abaixo duas faixas transversais em ocre claro e escuro formando um X. Dentro do triângulo superior, uma seqüência de quatro pontos. De cada um dos lados duas faixas cruzadas (X). Nas bordas externas desse triângulo (acima do ponto de cruzamento), seis pontos de um lado e quatro pontos do outro. A parte inferior do X é complementada por outro triângulo formando um losango. No triângulo inferior do X, uma faixa que inicia no centro do X e termina no centro do losango (dividindo-o em dois triângulos). Na parte superior do losango, com a pintura de um ponto em cada sub-triângulo. Abaixo do triângulo inferior do losango oito pontos de cada lado. Abaixo cinco ampulhetas em figura semelhante às descrições dos Ticuna de cobra boa (Jibóia). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): pintura da cara de onça ou away. Não é pena.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 35 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.439
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, Pigmento natural amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Em um dos lados da vestimenta pintura de um V invertido terminando em dois J invertidos, abaixo dois semicírculos e duas linhas formando uma faixa e no centro onze ampulhetas. Abaixo duas faixas uma ocre mais clara e outra ocre mais escuro, abaixo treze linhas transversais alternando claro e escuro e abaixo doze circunferência em ocre escuro. Abaixo uma faixa com três anéis, dois em ocre claro com a circunferência ao centro em ocre escuro. E um anel em ocre escuro com uma circunferência ao centro em ocre claro. Na outro lado da vestimenta, um triângulo formado por uma faixa em ocre escuro e outra clara. Dentro deste triângulo, um semicírculo em ocre escuro. Abaixo deste, uma faixa na horizontal em ocre claro e outra faixa ondulada em ocre claro. Abaixo duas faixas transversais em ocre claro e escuro formando um X. Dentro do triângulo superior, uma seqüência de quatro pontos. De cada um dos lados duas faixas cruzadas (X). Nas bordas externas desse triângulo (acima do ponto de cruzamento), seis pontos de um lado e quatro pontos do outro. A parte inferior do X é complementada por outro triângulo formando um losango. No triângulo inferior do X, uma faixa que inicia no centro do X e termina no centro do losango (dividindo-o em dois triângulos). Na parte superior do losango, com a pintura de um ponto em cada sub-triângulo. Abaixo do triângulo inferior do losango oito pontos de cada lado. Abaixo cinco ampulhetas em figura semelhante às descrições dos Ticuna de cobra boa (Jibóia). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): pintura da cara de onça ou away. Não é pena.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 35 cm.
Máscara com vestimenta
Registro: 32.689
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preto (cerol e carvão). Pigmento natural no corpo nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari, azul jaw (buré) e verde ütuate.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Olhos com contorno em relevo e interior em vidro. Nariz proeminente. Testa de tamanho descomunal. Boca e dentes em madeira. Orelhas com o contorno em madeira revestida de líber. Esta máscara é acompanhada por uma vestimenta com mangas e pintura em padrões geométricos coloridos e folhagens. No centro da vestimenta a pintura de um círculo que parece representar um sol e no seu interior uma pintura representando rosto humanizado.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 95 cm; Diâm.: 35 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta
Registro: 32.689
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preto (cerol e carvão). Pigmento natural no corpo nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari, azul jaw (buré) e verde ütuate.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Olhos com contorno em relevo e interior em vidro. Nariz proeminente. Testa de tamanho descomunal. Boca e dentes em madeira. Orelhas com o contorno em madeira revestida de líber. Esta máscara é acompanhada por uma vestimenta com mangas e pintura em padrões geométricos coloridos e folhagens. No centro da vestimenta a pintura de um círculo que parece representar um sol e no seu interior uma pintura representando rosto humanizado.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 95 cm; Diâm.: 35 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Veste de entrecasca
Localização: Alto Solimões, Amazonas, Brasil.
VB 912
Colecionador: Hahnel, 1884.
Dimensões: Comp.: 148 cm; U. acima: 88 cm; Comp. da perna: 69 cm; U. da perna: 46 cm.; Comp. do braço: 50 cm; U. do braço: 36 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-claro, vermelho e preto.
Descrição: Este longo calção com mangas afixadas pertence a uma máscara perdida pertencente a uma veste de entrecasca. O lado de trás é fechado com cordão amarrado na garganta. A larga lista horizontal na altura da barriga, muito gasta, é interrompida por um meio círculo.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Veste de máscara
Localização: Igarapé Caldeirão, Rio Solimões, Brasil.
VB 11 546
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 112 cm; Comp. em cima: 96 cm; Comp. embaixo dos braços: 45/53 cm; Comp. da perna: 32 cm; Comp. da parte de cima da perna: 48/54 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural em cor preto.
Descrição: Segundo as indicações de Waehmer, trata-se de uma veste de máscaras de um garoto que simboliza os cairara (trocadores). Objetos marrom-avermelhados com mangas costuradas e calças recortadas são usados nas festas das donzelas. As quatro listas transversais mostram diferentes desenhos, de barracos, montanhas e lugares encantados. A parte de trás da veste é fechada.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Veste de máscara
Localização: Igarapé Caldeirão, Rio Solimões, Brasil.
VB 11 546
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 112 cm; Comp. em cima: 96 cm; Comp. embaixo dos braços: 45/53 cm; Comp. da perna: 32 cm; Comp. da parte de cima da perna: 48/54 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural em cor preto.
Descrição: Segundo as indicações de Waehmer, trata-se de uma veste de máscaras de um garoto que simboliza os cairara (trocadores). Objetos marrom-avermelhados com mangas costuradas e calças recortadas são usados nas festas das donzelas. As quatro listas transversais mostram diferentes desenhos, de barracos, montanhas e lugares encantados. A parte de trás da veste é fechada.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Localização: R. Tacana, Brasil.
VB 11619
Colecionador: Waehmer, 1933/34
Dimensões: Comp. incluindo avental de entrecasca: 140 cm; Comp. sem avental de entrecasca: 80 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-avermelhado, amarelo-azulado e preto-amarronzado (muito gasto).
Descrição: Também pertencente ao conjunto associado às festas das donzelas, esse objeto se assemelha aos outros nas franjas de entrecasca inferiores. Entre as duas listras atravessadas encontra-se uma comprida decoração em cores vivas.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Localização: R. Tacana, Brasil.
VB 11619
Colecionador: Waehmer, 1933/34
Dimensões: Comp. incluindo avental de entrecasca: 140 cm; Comp. sem avental de entrecasca: 80 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-avermelhado, amarelo-azulado e preto-amarronzado (muito gasto).
Descrição: Também pertencente ao conjunto associado às festas das donzelas, esse objeto se assemelha aos outros nas franjas de entrecasca inferiores. Entre as duas listras atravessadas encontra-se uma comprida decoração em cores vivas.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Parte de uma veste de máscara
Localização: Alto Solimões, Brasil.
VB 13722
Colecionador: Wahemer, 1933/34.
Dimensões: Comp. da roupagem: 117 cm; Diâm. das franjas de entrecasca: 39 cm; Diâm.: 88 cm
Matéria-prima: Pigmento natural em cor preto.
Descrição: A parte superior é atravessada por um cordão de fibra que se estende 8 cm para fora, podendo ser apanhado. Modelos geométricos horizontais enfeitam as partes de trás e da frente da máscara.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Parte de uma veste de máscara
Localização: Alto Solimões, Brasil.
VB 13722
Colecionador: Wahemer, 1933/34.
Dimensões: Comp. da roupagem: 117 cm; Diâm. das franjas de entrecasca: 39 cm; Diâm.: 88 cm
Matéria-prima: Pigmento natural em cor preto.
Descrição: A parte superior é atravessada por um cordão de fibra que se estende 8 cm para fora, podendo ser apanhado. Modelos geométricos horizontais enfeitam as partes de trás e da frente da máscara.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Traje de máscara
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 13 721
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp. dos trajes (incluindo franjas de entrecasca) e alt. dos bastões colocados: 52 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural em cor marrom escuro.
Descrição: O traje avermelhado de entrecasca termina em um penacho de cabelos de entrecasca e caules de folhas de palmeiras, esticadas sobre parte de pequenas tábuas feitas de madeira macia. Na bainha dos trajes são atadas tiras de entrecasca. Linhas horizontais pintadas em cor marrom escuro enfeitam a parte da frente, enquanto riscas com seções circulares e uma grande estrela de David enfeitam a parte de trás do objeto.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Traje de máscara
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 13 721
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp. dos trajes (incluindo franjas de entrecasca) e alt. dos bastões colocados: 52 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural em cor marrom escuro.
Descrição: O traje avermelhado de entrecasca termina em um penacho de cabelos de entrecasca e caules de folhas de palmeiras, esticadas sobre parte de pequenas tábuas feitas de madeira macia. Na bainha dos trajes são atadas tiras de entrecasca. Linhas horizontais pintadas em cor marrom escuro enfeitam a parte da frente, enquanto riscas com seções circulares e uma grande estrela de David enfeitam a parte de trás do objeto.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Veste de máscara
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 11544
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 112 cm; Larg.: 87/96 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores preto, amarelo, vermelho e marrom.
Descrição: Segundo Waehmer, esta veste de máscara também foi usada na festa da donzela. Modelos geométricos perpendiculares são pintados de amarelo e preto. Na parte superior, vê-se o filho da Lua, à esquerda, uma casa ou igreja, e abaixo, dois tipos de cobra. Tem abertura para boca e olhos.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Veste de máscara
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 11650
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 112 cm; Larg.: 80/92 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-avermelhado, amarelo e azul-claro.
Descrição: Segundo os apontamentos de Waehmer, deve tratar-se de uma veste e máscara representando um pássaro que só canta na Lua cheia, pertencentes ao conjunto da moça. Traz um corpo celeste desconhecido como um resto humano, de onde, mais uma vez, pende para baixo o duplo símbolo dentado em formato de J. Nos outros ornamentos dominam a forma circular convexa e as correspondentes linhas côncavas. Também esta veste das máscaras termina sobre a cabeça dos portadores como touca.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Veste de máscara
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 11 554a
Colecionador: Wahemer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 98 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-avermelhado, preto, amarelo e marrom-claro.
Descrição: A veste de máscara é coberta pelo dentado símbolo em formato de J, em cujo meio são reconhecidos os orifícios de boca e olhos. O formato se estreita na direção do rosto, como uma pinça, terminando em uma touca. Ao lado de desenhos isolados e faixas sobressaem-se representações de pássaros e um papagaio.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Pedaços de entrecasca pintados
Localização: Alto Amazonas.
VB 1311
Colecionador: Hahnel, 1884.
Dimensões: Comp.: 145 cm; Larg.: 60/155 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-avermelhado, marrom-escuro, marrom-claro e preto.
Descrição: A indicação suplementar de Hahnel “pedaço pintado de casca, veste de festa na dança de donzelas do povo dos Tacumas” descreve claramente o significado e origem da veste. Feita de entrecasca clara, o lado da frente é enfeitado com desenhos organizados em faixas. Orifícios para olhos e boca estão dispostos de maneira assimétrica. O lado de trás mostra triângulos e motivos semelhantes. É uma veste larga, de forma cônica, terminada em touca que deve cobrir a cabeça do portador.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Veste de entrecasca
Localização: Igarapé Caldeirão, R. Solimões, Brasil.
VB 11 551
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 102 cm; Larg.: 85 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom-avermelhado, marrom-escuro, amarelo e verde-oliva.
Descrição: Segundo anotações de Waehmer, deve tratar-se de uma máscara de peixe-boi para donzelas. Peixe-boi é a designação brasileira para o americano “Secuh” (Manatur inunguis natterer). A veste de entrecasca não traz nenhuma representação reconhecível do peixe-boi. Acima, vê-se um símbolo em forma de J invertido, com pontas duplas em faixas entre as quais se distingue o desenho de um inseto não identificado. Abaixo está a figura de uma cobra.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Veste de entrecasca
Localização: S. Paulo de Olivença, R. Solimões, Brasil.
Colecionador: Hahnel, 1884
Dimensões: Comp.: 118 cm; Larg.: 88 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores
Descrição: O lado de frente da veste de entrecasca mostra dois símbolos dentados em formato de J, opostos um ao outro. Na parte de cima são facilmente reconhecíveis as aberturas enfeitadas para olhos e boca, enquanto a parte de trás é ornada por desenhos geométricos, fortemente contrastantes.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |
Veste de máscara
Localização: Alto Amazonas.
VB 13 723
Colecionador: Waehmer, 1939.
Dimensões: Comp.: 139 cm; Larg.: 125/160 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural em cor preto.
Descrição: Os ornamentos pretos formam uma figura atraente, ao lado de um símbolo em forma de estrela com folhas. O símbolo em forma de J aparece, dessa vez, em direção contrária e acompanhado de uma linha de dentes, folhas e uma nítida estrela de cinco pontas.
Album | Museu de Berlim vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu de Etnologia Berlim, Vestimenta |