Museu Etnográfico do Banco da República – Colômbia
Bastão
Registro: 33.405
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Descrição: Bastão de madeira com a metade talhado em formas onduladas representando “tripa de preguiça” (náe-ne-néta). Semelhante a peça do MPEG 4158, sendo, porém está mais arredondada.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 135 cm; Larg.: 6 cm.
Bastão
Registro: 33.404
Coleção: Curt Nimuendaju
Ano da coleta: 1942.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira esculpido na extremidade superior representando “tripa de preguiça” (náe-ne-néta) (vagem de ingá).
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos. Bastão com acabamento de incisão.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 7 cm.
Bastão
Registro: 33.403
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida representando “tripa de preguiça” (náe-ne-néta). Talhado na extremidade superior com formas onduladas (forma de uma casca). Tracejada com oito linhas paralelas. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 128 cm; Larg.: 7 cm.
Bastão
Registro: 33.402
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figuras esculpidas e pintadas (Du’pa) representando caracol (taá) e quatro lagartas (amí). Pintura das lagartas: a primeira com pintura esmaecida, a segunda tem nove listras, a terceira sete e a quarta com pintura esmaecida. Pintura no bastão na área das lagartas de um lado triângulos do outro lado triângulos e círculos. Caracol concha de caramujo gastrópode. Bastão com acabamento em incisão em uma das extremidades e na outra ponta de lança.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 118 cm; Larg.: 11 cm.
Bastão
Registro: 33.401
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida representando jibóia (váinî) boa.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 127 cm; Larg.: 8 cm.
Bastão
Registro: 33.401
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida representando jibóia (váinî) boa.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 127 cm; Larg.: 8 cm.
Bastão
Registro: 33.399
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira, pigmento natural na cor marrom tchocanari.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando raia (nãi). Na raia na parte inferior estrias na parte superior olhos e garra desenhada em forma de V e mostrando um esporão na extremidade superior da raia. Bastão com pintura de nove triângulos em cima e nove em uma das laterais, dez na outra lateral, embaixo dez losangos na cor marrom. A pintura do conjunto dos triângulos com os losangos parece representar a figuras de uma cobra, tanto na parte superior quanto inferior. Bastão com acabamento triangular em uma das extremidades e na outra acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 100 cm; Larg.: 20 cm.
Bastão
Registro: 33.399
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira, pigmento natural na cor marrom tchocanari.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando raia (nãi). Na raia na parte inferior estrias na parte superior olhos e garra desenhada em forma de V e mostrando um esporão na extremidade superior da raia. Bastão com pintura de nove triângulos em cima e nove em uma das laterais, dez na outra lateral, embaixo dez losangos na cor marrom. A pintura do conjunto dos triângulos com os losangos parece representar a figuras de uma cobra, tanto na parte superior quanto inferior. Bastão com acabamento triangular em uma das extremidades e na outra acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 100 cm; Larg.: 20 cm.
Bastão
Registro: 33.397
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos de rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixado na extremidade superior escultura zoomorfa representando japó (barí) (C.G.M.N.). Porém parece representar uma ave aquática devido o formato do bico, asa e corpo.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 100 cm; Larg.: 15 cm
Obs.: Nº 17 embaixo da peça.
Bastão
Registro: 33.395
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixado na extremidade superior escultura zoomorfa representando tucano, porém com corpo de ave aquática. Bastão com acabamento de incisão.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 10 cm.
Bastão
Registro: 33.389
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada: representando boto (ámaca). No bastão pintura de nove faixas inclinadas, seis pintadas de preto. O conjunto das pinturas geométricas pode formar a pintura de uma cobra. E cada uma das laterais seis triângulos preenchidos na cor e preta e não preenchidos. Na base sobre a qual está o boto motivo geométrico representando pintura de cobra. Na parte baixo do bastão linha retas e curvas pintadas formando dois balões que pode ser uma cobra ou uma representação abstrata de uma máscara.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 136 cm; Larg.: 12 cm.
Bastão
Registro: 33.389
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada: representando boto (ámaca). No bastão pintura de nove faixas inclinadas, seis pintadas de preto. O conjunto das pinturas geométricas pode formar a pintura de uma cobra. E cada uma das laterais seis triângulos preenchidos na cor e preta e não preenchidos. Na base sobre a qual está o boto motivo geométrico representando pintura de cobra. Na parte baixo do bastão linha retas e curvas pintadas formando dois balões que pode ser uma cobra ou uma representação abstrata de uma máscara.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 136 cm; Larg.: 12 cm.
Bastão
Registro: 33.389
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada: representando boto (ámaca). No bastão pintura de nove faixas inclinadas, seis pintadas de preto. O conjunto das pinturas geométricas pode formar a pintura de uma cobra. E cada uma das laterais seis triângulos preenchidos na cor e preta e não preenchidos. Na base sobre a qual está o boto motivo geométrico representando pintura de cobra. Na parte baixo do bastão linha retas e curvas pintadas formando dois balões que pode ser uma cobra ou uma representação abstrata de uma máscara.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 136 cm; Larg.: 12 cm.
Bastão
Registro: 33.387
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, na extremidade superior figuras esculpidas pintadas com motivo zoomorfa representando: onça (ai) e quati(jaü). As esculturas estão uma de frente para a outra. O quati está pintada na cor preta e a onça com circunferências pintadas na cor marrom o rabo tem sete traços pintados.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 117 cm; Larg.: 6 cm.
Bastão
Registro: 33.387
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, na extremidade superior figuras esculpidas pintadas com motivo zoomorfa representando: onça (ai) e quati(jaü). As esculturas estão uma de frente para a outra. O quati está pintada na cor preta e a onça com circunferências pintadas na cor marrom o rabo tem sete traços pintados.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 117 cm; Larg.: 6 cm.
Bastão
Registro: 33.385
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, na extremidade superior esculturas zoomorfa representando: Irara (naei) e tatu (núi). As esculturas estão uma de frente para a outra e com pintura esmaecida. Bastão com a ponta em formato triangular.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 9 cm.
Bastão
Registro: 33.385
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, na extremidade superior esculturas zoomorfa representando: Irara (naei) e tatu (núi). As esculturas estão uma de frente para a outra e com pintura esmaecida. Bastão com a ponta em formato triangular.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 9 cm.
Bastão
Registro: 33.383
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira, pigmento natural na cor marrom tchocanari.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixada na extremidade superior escultura zoomorfa representando onça (ài) estilizada pintado com circunferências vazias. Bastão com pintura em cima em formato de ampulheta e embaixo 3 triângulos formados por linhas paralelas na cor marrom.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 9 cm.
Bastão
Registro: 33.381
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixado na extremidade superior escultura zoomorfa representando quati (cati). Decoração feita com oito incisões verticais, e duas horizontais de cada lado. Olhos e boca pintados.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 9 cm.
Bastão
Registro: 32.746
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira de balsa.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira representando dois peixes. Um dos peixes com pintura decorativa com pequenas circunferências na cor preta. O outro peixe tem uma nadadeira ventral. Em uma das extremidades do bastão, acabamento em forma de um rabo de peixe. Na outra extremidade acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 142 cm; Larg.: 10 cm.
Bastão
Registro: 32.744
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando jacaré com peixe, estilizados (C.G.M.N.). Porém na extremidade a uma aparente representação de uma lua crescente ou a queixada do jacaré. Em Puerto Nariño foi associada à forma do Jacaré mas, descrito como ngiri, verde ou vermelha, que vive no ar, em cima de pau em terra, mas também em terra, Afirmam que serve para comer, e também para fazer colares e pulseiras. Na descrição do artefato 4225b do Museu Goeldi, ngiritchicü é uma lagarta de cabeça colorida/larva de borboleta. Caso seja a lua possui incisões dos dois lados. Bastão com pintura de doze traços formandos faixas no seu interior pintadas em ocre alternando claro e escuro. No Jacaré pintura de sete traços verticais e três horizontais no dorso e no rabo dez verticais. Em uma das laterais do bastão incisões que podem representar os dias. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 15 cm.
Bastão
Registro: 32.744
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando jacaré com peixe, estilizados (C.G.M.N.). Porém na extremidade a uma aparente representação de uma lua crescente ou a queixada do jacaré. Em Puerto Nariño foi associada à forma do Jacaré mas, descrito como ngiri, verde ou vermelha, que vive no ar, em cima de pau em terra, mas também em terra, Afirmam que serve para comer, e também para fazer colares e pulseiras. Na descrição do artefato 4225b do Museu Goeldi, ngiritchicü é uma lagarta de cabeça colorida/larva de borboleta. Caso seja a lua possui incisões dos dois lados. Bastão com pintura de doze traços formandos faixas no seu interior pintadas em ocre alternando claro e escuro. No Jacaré pintura de sete traços verticais e três horizontais no dorso e no rabo dez verticais. Em uma das laterais do bastão incisões que podem representar os dias. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 15 cm.
Bastão
Registro: 32.743
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa), pigmento natural preto.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando jacaré. O Jacaré (Coya) com pintura representando suas escamas com quatro linhas horizontais e nove linhas verticais, na cauda vinte e uma ranhuras, feitas possivelmente por processo pirográfico. Na lateral do bastão decoração em séries de triângulos (quatro à esquerda e seis à direita na cor preto). Bastão com acabamento de incisão. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Coya - jacaré.
Confecção: Masculino.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 122 cm; Larg. 8 cm.
Bastão
Registro: 32.742
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando pica-pau (C.G.M.N.), ainda que com ausência de tal escultura. Pintura decorativa com oito triângulos em cada lado do bastão na cor ocre alternando claro e escuro, podendo representar cobra.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 156 cm; Larg.: 8 cm;