LinksLinks2

Museu de Etnologia de Viena

O antigo Museu de Etnologia de Viena, hoje Weltmuseum, é um dos principais museus etnográficos do mundo, abrigando extensas coleções de objetos etnográficos, fotografias históricas, e livros sobrecivilizações não-europeias.Alguns dos seus artefatos mais antigos datam do século XVI.

A Coleção da América do Sul possui mais de 18 mil itens etnográficos e arqueológicos de todos os países do continente: do norte da Colômbia ao mais profundo sul da Argentina e do Chile. Inclui também os países mais próximos ao Caribe, como a Venezuela, a Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa. É formada de cerca de 400 coleções,que chegaram ao Museu por meio de compras direcionadas, doações, trocas com outros museus, ou legados, e refletem as estratégias de coleta de diferentes períodos.

Típicas do século XIX são coleções oriundas de expedições naturalistas: uma das mais importantes é a coleção do zoólogo Johann Natterer, que participou da expedição austríaca para o Brasil, organizada por ocasião do casamento de Maria Leopoldina de Áustria com o herdeiro português do trono, Dom Pedro I. Natterer ficou 18 anos no Brasil e viajou muito pelo país. Com 2.147 números, a coleção Natterer é a maior coleção única inteiramente vinda da América do Sul, e considerada a coleção etnográfica mais importante do mundo sobre os povos indígenas do Brasil no início do século XIX. Fazem parte dela diversos objetos dos Bororo, Sateré-Mawé, Tikuna, Tukano, Baniwa, Makushí, e Munduruku, entre outros, bem como objetos de penas raros dos Parintintin, Karipuna e Apiaká.

Em 1907 foi adquirida a coleção da Baronesa de Loreto, formada durante a década de 1880. Ela catalogou 1.343 objetos arqueológicos e etnográficos de diferentes regiões do Brasil e de países vizinhos, incluindo itens dos Bororo, Jivaro, Sateré-Mawé, Tikuna, Tukano, Xiriana, e Yuracaré.

Informações disponibilizadas pela própria instituição.
Link: https://www.weltmuseumwien.at/