Museu Paraense Emílio Goeldi
O interesse pelo estudo da etnografia na Amazônia fez-se presente desde o momento da criação da Associação Filomática em 1866, instituição que foi um embrião do Museu Goeldi. A atuação de Domingos Soares Ferreira Penna, fundador do Museu Paraense, foi pioneira tanto nos estudos etnológicos como arqueológicos. Por isso, a origem e objetivos iniciais do MPEG confundem-se com a formação dos acervos e estruturação das pesquisas arqueológicas e etnográficas.
No período de 1894 a 1907, quando Emilio Goeldi foi diretor, ele criou a Seção de Etnografia e Arqueologia. Gerenciou-a por muito tempo, estando Curt Nimuendajú à frente dessa seção apenas em 1914. Até os anos 1950, acervos arqueológicos e etnológicos permaneceram armazenados em conjunto, iniciando-se sua classificação de modo sistemático apenas após a atuação de Eduardo Galvão em 1957, que criou, entre outras iniciativas, o programa de pesquisa centrado no Homem na Amazônia e formou a seção de Ciências Humanas, posteriormente transformada em departamento e, a partir de 1985, em coordenação. O acervo linguístico só começou a ser formado na década de 1980.
Atualmente, a Coordenação de Ciências Humanas (CCH) desenvolve pesquisa em três áreas: Antropologia, Arqueologia e Linguística.
Quanto aos acervos científicos, a coleção arqueológica reúne mais de 81 mil objetos e fragmentos de cerâmica, artefatos líticos e outras evidências coletadas em vários sítios arqueológicos da região. O acervo etnográfico, com cerca de 14 mil peças, é heterogêneo se consideradas a sua origem geográfica (Brasil, África, Peru e Suriname) e constituição material, que abrange todas as categorias artesanais. O acervo linguístico tem registros de 70 línguas indígenas contendo gravações digitalizadas de 1.300 fitas e discos, correntemente sendo organizado seguindo padrões internacionais de arquivamento linguístico.
Apresenta-se, aqui, a base de dados sobre os objetos Ticuna do Acervo Curt Nimuendajú coletados em 1941 e 1942 e depositados na Reserva Técnica de Etnologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Selecionou-se como amostra os objetos classificados como indumentárias rituais de dança (máscaras, vestimentas e panos) e instrumentos rituais utilizados na festa de puberdade Ticuna. O Museu Goeldi abriga ao todo 444 objetos Ticuna coletadas por Curt Nimuendajú em 1941 e 1942, que consistem uma das amostras mais significativas da cultura material desse povo em instituições brasileiras, ao lado do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que resguardou 200 objetos da mesma safra. Juntam-se à presente base de dados objetos coletados por Priscila Faulhaber: 9 indumentárias em 2000 e 2 indumentárias em 2002, compreendendo máscaras, vestimentas, uma roda e um pano no contexto de rituais de puberdade observados dentro das atividades do presente projeto. A inclusão destes últimos materiais justifica-se para demonstrar a continuidade no tempo dos conteúdos significativos da cultura Ticuna e possibilitar a comparação entre dois momentos. Consta ainda 1 escudo ritual coletado por Priscila Faulhaber para o MAST.
444 objetos Ticuna.
Informações disponibilizadas pela própria instituição.
Link: http://www.museu-goeldi.br/
Máscara
Registro: 32.495
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, com pintura representando os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz, testa, boca e dentes pintados nas cores marrom e amarelo. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Bicho do Mato, Animal do Mato, Mãe do Mato.
Uso: Ritual
Dimensões: Comp.: 75 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara
Registro: 32.495
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, com pintura representando os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz, testa, boca e dentes pintados nas cores marrom e amarelo. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Bicho do Mato, Animal do Mato, Mãe do Mato.
Uso: Ritual
Dimensões: Comp.: 75 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.448
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. A vestimenta é pintada com uma forma que parece representar âncora, abaixo seis linhas com elevações na parte central, duas circunferências delineadas internas e externas (anéis), abaixo duas linhas com cinco triângulos invertidos e na base desses um triângulo menor. Na parte dorsal cinco formas semi-elípticas, abaixo duas linha cruzadas que parece estar dentro de uma silhueta de mulher e abaixo formas elípticas na vertical (centopéia). Toda a pintura nas cores: marrom e amarelo. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Toü a) 1) suporte de pilão (madeira). Tem um buraco para machucar açaí e macaxeira. 2) peito de cobra, b) 1) arma para cortar árvore de pedra. Serve como machado, 2) fiandeira para tecer o tucum, 3) tripé de madeira.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 135 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 45 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.448
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. A vestimenta é pintada com uma forma que parece representar âncora, abaixo seis linhas com elevações na parte central, duas circunferências delineadas internas e externas (anéis), abaixo duas linhas com cinco triângulos invertidos e na base desses um triângulo menor. Na parte dorsal cinco formas semi-elípticas, abaixo duas linha cruzadas que parece estar dentro de uma silhueta de mulher e abaixo formas elípticas na vertical (centopéia). Toda a pintura nas cores: marrom e amarelo. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Toü a) 1) suporte de pilão (madeira). Tem um buraco para machucar açaí e macaxeira. 2) peito de cobra, b) 1) arma para cortar árvore de pedra. Serve como machado, 2) fiandeira para tecer o tucum, 3) tripé de madeira.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 135 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 45 cm.
Vestimenta de Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.447
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber, com abertura para os braços e franjas de líber, que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura esmaecida. Dois traços amarelos formando uma faixa com quatro semicírculos na horizontal, preenchidos de amarelos, espaços entre os semicírculos com vazios entre eles preenchidos na cor preta. Abaixo pintura que parece representar duas varas cruzadas na parte inferior do x em preto e parte superior ao X em amarelo. Abaixo quatro semicírculos em preto e os espaços entre eles sem preenchimento e abaixo uma faixa amarela.
Uso: Ritual.
Dimensões: Não especificado.
Obs.: A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.447
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber, com abertura para os braços e franjas de líber, que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura esmaecida. Dois traços amarelos formando uma faixa com quatro semicírculos na horizontal, preenchidos de amarelos, espaços entre os semicírculos com vazios entre eles preenchidos na cor preta. Abaixo pintura que parece representar duas varas cruzadas na parte inferior do x em preto e parte superior ao X em amarelo. Abaixo quatro semicírculos em preto e os espaços entre eles sem preenchimento e abaixo uma faixa amarela.
Uso: Ritual.
Dimensões: Não especificado.
Obs.: A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.446
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura na parte da frente dois triângulos com uma borboleta estilizada, forma de dois caules estreitos com inclinação divergente (parece representar uma árvore com bulbos no seu interior), e formas elípticas pela metade, abaixo dois triângulos superpostos com a forma de X e quatro linhas superpostas nas cores: marrom, preto e amarelo. Na parte dorsal, folhagens coloridas, representação de uma borboleta e a representação de um astro (estrela) na parte inferior da vestimenta. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Roupa de meio braço com pintura e com tinta de Urucum com Açafroa e desenho de cobra Tututchii (jiboia ).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 50 cm; Diâm.: 45 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.446
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura na parte da frente dois triângulos com uma borboleta estilizada, forma de dois caules estreitos com inclinação divergente (parece representar uma árvore com bulbos no seu interior), e formas elípticas pela metade, abaixo dois triângulos superpostos com a forma de X e quatro linhas superpostas nas cores: marrom, preto e amarelo. Na parte dorsal, folhagens coloridas, representação de uma borboleta e a representação de um astro (estrela) na parte inferior da vestimenta. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Roupa de meio braço com pintura e com tinta de Urucum com Açafroa e desenho de cobra Tututchii (jiboia ).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 50 cm; Diâm.: 45 cm.
Máscara com vestimenta Taí / To’ü
Registro: 33.445
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta para ser usada por criança. Máscara antropomorfa de líber com pintura de rosto estilizado os olhos nas cores marrom e amarela e dois orifícios no centro, o nariz pintado de marrom e a boca pintada de amarelo e marrom. Orelhas com pintura em formato de cruz na cor marrom e pintura no alto da cabeça na cor marrom.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças (C.G.M.N.)
Dimensões: Comp.: 40 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara com vestimenta Taí / To’ü
Registro: 33.445
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta para ser usada por criança. Máscara antropomorfa de líber com pintura de rosto estilizado os olhos nas cores marrom e amarela e dois orifícios no centro, o nariz pintado de marrom e a boca pintada de amarelo e marrom. Orelhas com pintura em formato de cruz na cor marrom e pintura no alto da cabeça na cor marrom. Vestimenta com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária, apresentando pintura representando um barco e em uma das extremidades uma bandeira marrom. Abaixo um quadrilátero com pintura similar a um sol um leme (?). No centro da base de quadrilátero em duas linhas que se cruzam em baixo. Na parte de trás sete ampulhetas. Abaixo, duas linhas formando uma faixa na cor amarela. Abaixo dois conjuntos de elipses superpostas na forma similar a duas jibóias (?), com formas alternadas de vazio e cheio. Nas cores: ocre e amarelo.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças (C.G.M.N.)
Dimensões:Comp.: 96 cm; Larg.: 37 cm; Diâm.: 25 cm.
Vestimenta de máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber e pigmento natural marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara antropomorfa de líber com abertura para os braços, em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Na parte frontal, pintura com três anéis e entre estes duas ampulhetas na altura do abdômen, dentro de um losango na cor marrom. Na perna direita uma estrela de seis pontas no interior do quadrado, na perna esquerda um anel na cor preta com um ponto no meio (pintura esmaecida não identificada partindo do anel em direção ao fim da perna da vestimenta) dentro de um quadrado. Em um dos lados abaixo da cintura uma faixa delineada na cor com uma série de circunferências formando aros também delineados na cor marrom. Abaixo, nove triângulos na cor marrom. Em cada perna uma faixa na altura do joelho. Na perna esquerda abaixo da faixa pequenas circunferências na cor marrom.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 45 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Vestimenta de máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber e pigmento natural marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara antropomorfa de líber com abertura para os braços, em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Na parte frontal, pintura com três anéis e entre estes duas ampulhetas na altura do abdômen, dentro de um losango na cor marrom. Na perna direita uma estrela de seis pontas no interior do quadrado, na perna esquerda um anel na cor preta com um ponto no meio (pintura esmaecida não identificada partindo do anel em direção ao fim da perna da vestimenta) dentro de um quadrado. Em um dos lados abaixo da cintura uma faixa delineada na cor com uma série de circunferências formando aros também delineados na cor marrom. Abaixo, nove triângulos na cor marrom. Em cada perna uma faixa na altura do joelho. Na perna esquerda abaixo da faixa pequenas circunferências na cor marrom.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 45 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Máscara com vestimenta beija-flor / Müütchii (inteira)
Registro: 33.443
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber.
Descrição: Máscara com vestimenta zoomorfa inteiriça de líber. Máscara representando um beija-flor com mandíbula em destaque. A vestimenta possui franjas de líber: na manga, atrás e no inferior. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Müütchii Gigante.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 165 cm; Larg.: 115 cm; Diâm.: 40 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta representando Coruja (inteira)
Registro: 33.442
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber. Pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta zoomorfa inteiriça representando coruja em líber com mangas e franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara com pintura facial representando coruja, porém com a representação da boca humanizada e com dentes riscados na cor ocre bem escuro. Vestimenta pintada em padrões geométricos nas cores: marrom e preto. A parte dorsal da vestimenta com pinturas zoomorfas representando: uma ave (mutum), um felino (onça), uma borboleta e uma ampulheta (X). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Coruja Gigante.
Uso: “Usado no ritual da moça nova”. Informação retirada da legenda da peça em exposição no Museu Nacional.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 110 cm; Diâm.: 30 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta representando Coruja (inteira)
Registro: 33.442
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber. Pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta zoomorfa inteiriça representando coruja em líber com mangas e franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara com pintura facial representando coruja, porém com a representação da boca humanizada e com dentes riscados na cor ocre bem escuro. Vestimenta pintada em padrões geométricos nas cores: marrom e preto. A parte dorsal da vestimenta com pinturas zoomorfas representando: uma ave (mutum), um felino (onça), uma borboleta e uma ampulheta (X). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Coruja Gigante.
Uso: “Usado no ritual da moça nova”. Informação retirada da legenda da peça em exposição no Museu Nacional.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 110 cm; Diâm.: 30 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta Mávi / Mawü (inteira)
Registro: 33.441
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, madeira de balsa e pigmento natural amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e preto.
Descrição: Máscara com vestimenta antropomorfa inteiriça representando Mávi / Mawü em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com madeira de balsa em cima e gola de franja de líber. Vestimenta possui abertura para os braços, pintura em padrões geométricos: uma fileira de triângulos, forma de J invertido ladeado de círculos, segunda fileira de triângulos, terceira fileira círculos pequenos, quarta fileira triângulos superpostos nas cores: amarelo, marrom e preto. No centro da vestimenta pintura de um círculo e no seu interior uma pintura representando um rosto humanizado.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 215 cm; Larg.: 55 cm.
Máscara Mávi / Mawü (inteira)
Registro: 33.440
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, madeira balsa e tala de arumã, pigmento natural marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Máscara inteiriça com vestimenta antropomorfa representando Mávi / Mawü em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com gola de franja de líber (madeira de balsa e tala de arumã). A vestimenta possui abertura para os braços. No centro da vestimenta três orifícios representando olhos e boca. Abaixo um J invertido e abaixo motivos abstratos. Na parte dorsal um X e abaixo nove triângulos. A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp: 2,10 cm; Larg.: 58 cm; Diâm.: 50 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Nacional, Vestimenta |
Máscara Mávi / Mawü (inteira)
Registro: 33.440
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, madeira balsa e tala de arumã, pigmento natural marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Máscara inteiriça com vestimenta antropomorfa representando Mávi / Mawü em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com gola de franja de líber (madeira de balsa e tala de arumã). A vestimenta possui abertura para os braços. No centro da vestimenta três orifícios representando olhos e boca. Abaixo um J invertido e abaixo motivos abstratos. Na parte dorsal um X e abaixo nove triângulos. A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp: 2,10 cm; Larg.: 58 cm; Diâm.: 50 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Nacional, Vestimenta |
Máscara Mávi / Mawü (inteira)
Registro: 33.440
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, madeira balsa e tala de arumã, pigmento natural marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Máscara inteiriça com vestimenta antropomorfa representando Mávi / Mawü em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com gola de franja de líber (madeira de balsa e tala de arumã). A vestimenta possui abertura para os braços. No centro da vestimenta três orifícios representando olhos e boca. Abaixo um J invertido e abaixo motivos abstratos. Na parte dorsal um X e abaixo nove triângulos. A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp: 2,10 cm; Larg.: 58 cm; Diâm.: 50 cm.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Inteiras, Máscara, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.439
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, Pigmento natural amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Em um dos lados da vestimenta pintura de um V invertido terminando em dois J invertidos, abaixo dois semicírculos e duas linhas formando uma faixa e no centro onze ampulhetas. Abaixo duas faixas uma ocre mais clara e outra ocre mais escuro, abaixo treze linhas transversais alternando claro e escuro e abaixo doze circunferência em ocre escuro. Abaixo uma faixa com três anéis, dois em ocre claro com a circunferência ao centro em ocre escuro. E um anel em ocre escuro com uma circunferência ao centro em ocre claro. Na outro lado da vestimenta, um triângulo formado por uma faixa em ocre escuro e outra clara. Dentro deste triângulo, um semicírculo em ocre escuro. Abaixo deste, uma faixa na horizontal em ocre claro e outra faixa ondulada em ocre claro. Abaixo duas faixas transversais em ocre claro e escuro formando um X. Dentro do triângulo superior, uma seqüência de quatro pontos. De cada um dos lados duas faixas cruzadas (X). Nas bordas externas desse triângulo (acima do ponto de cruzamento), seis pontos de um lado e quatro pontos do outro. A parte inferior do X é complementada por outro triângulo formando um losango. No triângulo inferior do X, uma faixa que inicia no centro do X e termina no centro do losango (dividindo-o em dois triângulos). Na parte superior do losango, com a pintura de um ponto em cada sub-triângulo. Abaixo do triângulo inferior do losango oito pontos de cada lado. Abaixo cinco ampulhetas em figura semelhante às descrições dos Ticuna de cobra boa (Jibóia). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): pintura da cara de onça ou away. Não é pena.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 35 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.439
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, Pigmento natural amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Em um dos lados da vestimenta pintura de um V invertido terminando em dois J invertidos, abaixo dois semicírculos e duas linhas formando uma faixa e no centro onze ampulhetas. Abaixo duas faixas uma ocre mais clara e outra ocre mais escuro, abaixo treze linhas transversais alternando claro e escuro e abaixo doze circunferência em ocre escuro. Abaixo uma faixa com três anéis, dois em ocre claro com a circunferência ao centro em ocre escuro. E um anel em ocre escuro com uma circunferência ao centro em ocre claro. Na outro lado da vestimenta, um triângulo formado por uma faixa em ocre escuro e outra clara. Dentro deste triângulo, um semicírculo em ocre escuro. Abaixo deste, uma faixa na horizontal em ocre claro e outra faixa ondulada em ocre claro. Abaixo duas faixas transversais em ocre claro e escuro formando um X. Dentro do triângulo superior, uma seqüência de quatro pontos. De cada um dos lados duas faixas cruzadas (X). Nas bordas externas desse triângulo (acima do ponto de cruzamento), seis pontos de um lado e quatro pontos do outro. A parte inferior do X é complementada por outro triângulo formando um losango. No triângulo inferior do X, uma faixa que inicia no centro do X e termina no centro do losango (dividindo-o em dois triângulos). Na parte superior do losango, com a pintura de um ponto em cada sub-triângulo. Abaixo do triângulo inferior do losango oito pontos de cada lado. Abaixo cinco ampulhetas em figura semelhante às descrições dos Ticuna de cobra boa (Jibóia). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): pintura da cara de onça ou away. Não é pena.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 35 cm.
Máscara com vestimenta
Registro: 32.689
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preto (cerol e carvão). Pigmento natural no corpo nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari, azul jaw (buré) e verde ütuate.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Olhos com contorno em relevo e interior em vidro. Nariz proeminente. Testa de tamanho descomunal. Boca e dentes em madeira. Orelhas com o contorno em madeira revestida de líber. Esta máscara é acompanhada por uma vestimenta com mangas e pintura em padrões geométricos coloridos e folhagens. No centro da vestimenta a pintura de um círculo que parece representar um sol e no seu interior uma pintura representando rosto humanizado.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 95 cm; Diâm.: 35 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta
Registro: 32.689
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preto (cerol e carvão). Pigmento natural no corpo nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari, azul jaw (buré) e verde ütuate.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Olhos com contorno em relevo e interior em vidro. Nariz proeminente. Testa de tamanho descomunal. Boca e dentes em madeira. Orelhas com o contorno em madeira revestida de líber. Esta máscara é acompanhada por uma vestimenta com mangas e pintura em padrões geométricos coloridos e folhagens. No centro da vestimenta a pintura de um círculo que parece representar um sol e no seu interior uma pintura representando rosto humanizado.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 95 cm; Diâm.: 35 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Vestimenta de máscara Óma / O’ma
Registro: 32.686
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber.
Descrição: Vestimenta de máscara de líber O’ma (demônio da tempestade) com o falo proeminente na parte frontal. Em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Pintura da vestimenta esmaecida, com troncos de árvore e folhagens, em uma das mangas uma faixa com duas ampulhetas e ao centro a forma de um losango nas cores ocre escuro e amarelo. Na outra manga, dois trocos cruzados com folhagens em ocre preenchidos em amarelo.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 140 cm; Diâm.: 35 cm.
Medidas do falo: Comp.: 57 cm; Diâm.: 6 cm. Saco escrotal: Diâm.: 10 cm.
Obs.: Provavelmente Nº do Curt Nimuendaju 191.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Máscara com vestimenta Máwi / Mawü
Registro: 32.508
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Máscara com vestimenta antropomorfa inteiriça representando demônio Máwi / Mawü em líber com abertura para os braços e franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com gola de franja de líber. Na parte frontal da vestimenta, três orifícios representando olhos e boca. Vestimenta com pintura com duas linhas paralelas na cor marrom formando uma faixa. Abaixo duas linhas paralelas finalizadas com um J ladeado por oito triângulos em tons que vão do ocre ao amarelo alternando. Na base do J estão doze triângulos alternando claro ao escuro do ocre ao amarelo. Do outro lado duas linhas paralelas finalizadas com invertido ladeado por sete triângulos. Ao final do J invertido dez triângulos alternando claro e escuro, do ocre ao amarelo. Abaixo duas linhas formando uma faixa na cor ocre claro. Essas faixas contornam toda a base da vestimenta. Abaixo, treze triângulos alternando do claro ao escuro e ocre ao amarelo. Na parte de trás uma linha e abaixo quatro triângulos invertidos alternados na cor do ocre ao amarelo. Abaixo, quatro triângulos e cada um com outro triângulo no interior. Abaixo, uma linha com nove triângulos invertidos com variações de tonalidade. Ao centro da vestimenta a pintura de um navio que pode ser a vapor com duas velas brancas. Abaixo uma faixa com linhas inclinadas formando paralelogramos. Abaixo, cinco triângulos invertidos, cada um com um triângulo no seu interior dando prosseguimento à parte frontal.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 215 cm; Larg.: 50 cm; Diâm.: 40 cm.
Máscara com vestimenta Máwi / Mawü
Registro: 32.508
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Máscara com vestimenta antropomorfa inteiriça representando demônio Máwi / Mawü em líber com abertura para os braços e franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado com gola de franja de líber. Na parte frontal da vestimenta, três orifícios representando olhos e boca. Vestimenta com pintura com duas linhas paralelas na cor marrom formando uma faixa. Abaixo duas linhas paralelas finalizadas com um J ladeado por oito triângulos em tons que vão do ocre ao amarelo alternando. Na base do J estão doze triângulos alternando claro ao escuro do ocre ao amarelo. Do outro lado duas linhas paralelas finalizadas com invertido ladeado por sete triângulos. Ao final do J invertido dez triângulos alternando claro e escuro, do ocre ao amarelo. Abaixo duas linhas formando uma faixa na cor ocre claro. Essas faixas contornam toda a base da vestimenta. Abaixo, treze triângulos alternando do claro ao escuro e ocre ao amarelo. Na parte de trás uma linha e abaixo quatro triângulos invertidos alternados na cor do ocre ao amarelo. Abaixo, quatro triângulos e cada um com outro triângulo no interior. Abaixo, uma linha com nove triângulos invertidos com variações de tonalidade. Ao centro da vestimenta a pintura de um navio que pode ser a vapor com duas velas brancas. Abaixo uma faixa com linhas inclinadas formando paralelogramos. Abaixo, cinco triângulos invertidos, cada um com um triângulo no seu interior dando prosseguimento à parte frontal.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 215 cm; Larg.: 50 cm; Diâm.: 40 cm.
Máscara com vestimenta
Registro: 32.507
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, pigmento natural marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta representando milho em líber com franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara modelada segundo a técnica do trançado. A vestimenta possui três elementos costurados representando espigas de milho de líber com franjas do mesmo material. No centro da parte frontal da vestimenta três orifícios representando olhos e boca. Máscara com a pintura esmaecida representando a forma de um galho de árvore na cor marrom.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 175 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 35 cm.
Vestimenta de máscara Omá /O’ma
Registro: 32.506
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumento Ritual de Dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural na cor preta.
Descrição: Vestimenta de máscara de líber Omá demônio da tempestade na parte frontal com o falo proeminente em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Pintura da vestimenta esmaecida. Em uma das pernas do macacão linhas duplas formando triângulos. (Representação das moradias do éware ou pequenas elevações de terras). Na parte dorsal, linhas duplas formando faixa e abaixo linhas duplas formando quatro triângulos em uma perna e três na outra na altura da canela. Na altura da cintura, quatro linhas formando duas faixas estreitas no exterior e uma faixa mais larga no interior. A faixa superior preenchida com linhas perpendiculares. A faixa inferior está com o líber deteriorado. Abaixo, sete triângulos formados por linhas paralelas. Parece um cinturão decorado – semelhante a cartucheira (?). Pintura esmaecida no braço.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 160 cm; Diâm.: 50 cm.
Medidas do Falo: Comp.: 45 cm; Diâm. 8 cm; Escroto: 5 cm.
Obs.: Provavelmente nº do Curt Nimuendaju 192.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Omá /O’ma
Registro: 32.506
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumento Ritual de Dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural na cor preta.
Descrição: Vestimenta de máscara de líber Omá demônio da tempestade na parte frontal com o falo proeminente em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Pintura da vestimenta esmaecida. Em uma das pernas do macacão linhas duplas formando triângulos. (Representação das moradias do éware ou pequenas elevações de terras). Na parte dorsal, linhas duplas formando faixa e abaixo linhas duplas formando quatro triângulos em uma perna e três na outra na altura da canela. Na altura da cintura, quatro linhas formando duas faixas estreitas no exterior e uma faixa mais larga no interior. A faixa superior preenchida com linhas perpendiculares. A faixa inferior está com o líber deteriorado. Abaixo, sete triângulos formados por linhas paralelas. Parece um cinturão decorado – semelhante a cartucheira (?). Pintura esmaecida no braço.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 160 cm; Diâm.: 50 cm.
Medidas do Falo: Comp.: 45 cm; Diâm. 8 cm; Escroto: 5 cm.
Obs.: Provavelmente nº do Curt Nimuendaju 192.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Tói /To’ü (demônio)
Registro: 32.504
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural em tons de amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari e verde utuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Tói /To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pinturas em padrões geométricos, nas cores: amarelo, marrom e verde.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 40 cm; Diâm.: 40 cm.
Obs.: A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |