Museu Paraense Emílio Goeldi
O interesse pelo estudo da etnografia na Amazônia fez-se presente desde o momento da criação da Associação Filomática em 1866, instituição que foi um embrião do Museu Goeldi. A atuação de Domingos Soares Ferreira Penna, fundador do Museu Paraense, foi pioneira tanto nos estudos etnológicos como arqueológicos. Por isso, a origem e objetivos iniciais do MPEG confundem-se com a formação dos acervos e estruturação das pesquisas arqueológicas e etnográficas.
No período de 1894 a 1907, quando Emilio Goeldi foi diretor, ele criou a Seção de Etnografia e Arqueologia. Gerenciou-a por muito tempo, estando Curt Nimuendajú à frente dessa seção apenas em 1914. Até os anos 1950, acervos arqueológicos e etnológicos permaneceram armazenados em conjunto, iniciando-se sua classificação de modo sistemático apenas após a atuação de Eduardo Galvão em 1957, que criou, entre outras iniciativas, o programa de pesquisa centrado no Homem na Amazônia e formou a seção de Ciências Humanas, posteriormente transformada em departamento e, a partir de 1985, em coordenação. O acervo linguístico só começou a ser formado na década de 1980.
Atualmente, a Coordenação de Ciências Humanas (CCH) desenvolve pesquisa em três áreas: Antropologia, Arqueologia e Linguística.
Quanto aos acervos científicos, a coleção arqueológica reúne mais de 81 mil objetos e fragmentos de cerâmica, artefatos líticos e outras evidências coletadas em vários sítios arqueológicos da região. O acervo etnográfico, com cerca de 14 mil peças, é heterogêneo se consideradas a sua origem geográfica (Brasil, África, Peru e Suriname) e constituição material, que abrange todas as categorias artesanais. O acervo linguístico tem registros de 70 línguas indígenas contendo gravações digitalizadas de 1.300 fitas e discos, correntemente sendo organizado seguindo padrões internacionais de arquivamento linguístico.
Apresenta-se, aqui, a base de dados sobre os objetos Ticuna do Acervo Curt Nimuendajú coletados em 1941 e 1942 e depositados na Reserva Técnica de Etnologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Selecionou-se como amostra os objetos classificados como indumentárias rituais de dança (máscaras, vestimentas e panos) e instrumentos rituais utilizados na festa de puberdade Ticuna. O Museu Goeldi abriga ao todo 444 objetos Ticuna coletadas por Curt Nimuendajú em 1941 e 1942, que consistem uma das amostras mais significativas da cultura material desse povo em instituições brasileiras, ao lado do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que resguardou 200 objetos da mesma safra. Juntam-se à presente base de dados objetos coletados por Priscila Faulhaber: 9 indumentárias em 2000 e 2 indumentárias em 2002, compreendendo máscaras, vestimentas, uma roda e um pano no contexto de rituais de puberdade observados dentro das atividades do presente projeto. A inclusão destes últimos materiais justifica-se para demonstrar a continuidade no tempo dos conteúdos significativos da cultura Ticuna e possibilitar a comparação entre dois momentos. Consta ainda 1 escudo ritual coletado por Priscila Faulhaber para o MAST.
444 objetos Ticuna.
Informações disponibilizadas pela própria instituição.
Link: http://www.museu-goeldi.br/
Máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, resina preta de cerol e carvão e tala de buriti e algodão.
Descrição: Máscara (Ceríne) antropomorfa de líber com estrutura de cesto com trançado quadricular diagonal, face de madeira revestida de resina preta. Olhos esculpidos em madeira em relevo, nariz e boca de tala de buriti em relevo, boca com seis lascas de madeira. Na testa, no nariz e acima do lábio superior, pedaços de algodão colados com cera. Possui franjas de líber representando cabelo na parte de trás da máscara e franjas de líber abaixo da boca.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 47 cm; Larg.: 52 cm; Diâm.: 25 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, resina preta de cerol e carvão e tala de buriti e algodão.
Descrição: Máscara (Ceríne) antropomorfa de líber com estrutura de cesto com trançado quadricular diagonal, face de madeira revestida de resina preta. Olhos esculpidos em madeira em relevo, nariz e boca de tala de buriti em relevo, boca com seis lascas de madeira. Na testa, no nariz e acima do lábio superior, pedaços de algodão colados com cera. Possui franjas de líber representando cabelo na parte de trás da máscara e franjas de líber abaixo da boca.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 47 cm; Larg.: 52 cm; Diâm.: 25 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.438
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber representando ser sobrenatural Taí. Pintura da face dentro de uma circunferência que pode representar o sol, os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios abaixo. Nariz e boca pintados de amarelo e marrom. Orelhas proeminente com duas circunferências pintadas de amarelo e marrom. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Cara de pessoa que vive num grande campo de natureza (chavascal ou savana). É areado, com grama.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 65 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.436
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão).
Descrição: Máscara antropomorfa representando ser sobrenatural Taí. Máscara em líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Nariz proeminente em madeira e resina, os olhos e boca com contorno em relevo de madeira e resina. Contorno das orelhas em madeira revestida de líber.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 60 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 20 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.436
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão).
Descrição: Máscara antropomorfa representando ser sobrenatural Taí. Máscara em líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Nariz proeminente em madeira e resina, os olhos e boca com contorno em relevo de madeira e resina. Contorno das orelhas em madeira revestida de líber.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 60 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 20 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.435
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira e resina preta (cerol e carvão).
Descrição: Máscara antropomorfa representando ser sobrenatural Taí. Máscara em líber coma face parcialmente recoberta de madeira e revestida de resina preta, com nariz proeminente em madeira, os olhos e os dentes em madeira. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 48 cm; Larg.: 43 cm; Diâm.: 10 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.435
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira e resina preta (cerol e carvão).
Descrição: Máscara antropomorfa representando ser sobrenatural Taí. Máscara em líber coma face parcialmente recoberta de madeira e revestida de resina preta, com nariz proeminente em madeira, os olhos e os dentes em madeira. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 48 cm; Larg.: 43 cm; Diâm.: 10 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.690
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão), pigmento natural na cor marrom tchocanari e pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, face recoberta de madeira revestida de resina preta e pinturas horizontais brancas (tabatinga). A representação dos olhos e dos dentes da boca é feito de vidro e ambos têm pêlos na parte inferior. O nariz é protuberante em madeira. As orelhas têm o formato em madeira revestida de líber com pintura de quatro triângulos. Parte superior da cabeça se encontra protuberância em madeira revestida de líber alongada para frente com pinturas de linhas horizontais na cor ocre: claro e escuro. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imita asa de beija-flor/ estrela da manhã (worecü).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 50 cm; Larg.: 48 cm; Diâm.: 15 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.690
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão), pigmento natural na cor marrom tchocanari e pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, face recoberta de madeira revestida de resina preta e pinturas horizontais brancas (tabatinga). A representação dos olhos e dos dentes da boca é feito de vidro e ambos têm pêlos na parte inferior. O nariz é protuberante em madeira. As orelhas têm o formato em madeira revestida de líber com pintura de quatro triângulos. Parte superior da cabeça se encontra protuberância em madeira revestida de líber alongada para frente com pinturas de linhas horizontais na cor ocre: claro e escuro. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imita asa de beija-flor/ estrela da manhã (worecü).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 50 cm; Larg.: 48 cm; Diâm.: 15 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.690
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão), pigmento natural na cor marrom tchocanari e pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, face recoberta de madeira revestida de resina preta e pinturas horizontais brancas (tabatinga). A representação dos olhos e dos dentes da boca é feito de vidro e ambos têm pêlos na parte inferior. O nariz é protuberante em madeira. As orelhas têm o formato em madeira revestida de líber com pintura de quatro triângulos. Parte superior da cabeça se encontra protuberância em madeira revestida de líber alongada para frente com pinturas de linhas horizontais na cor ocre: claro e escuro. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imita asa de beija-flor/ estrela da manhã (worecü).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 50 cm; Larg.: 48 cm; Diâm.: 15 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.688
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, madeira, resina preta (cerol e carvão), vidro, cerâmica vitrificada, pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa com estrutura de cesto trançado quadricular diagonal, em líber. Face parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta e pintura em linhas horizontais brancas (tabatinga) e também contornam sua parte frontal. Parte superior de líber formando cabeleira costurada a estrutura com fibra vegetal. Contorno dos olhos em relevo e interior com cerâmica e vidro. O nariz protuberante em madeira. Orelhas com armação em arame revestido por líber, tendo como apoio central pedaço de madeira costurado no verso com fibra vegetal, na parte externa pintura geométrico preta.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 70 cm; Larg.: 100 cm; Diâm.: 45 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.688
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, madeira, resina preta (cerol e carvão), vidro, cerâmica vitrificada, pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa com estrutura de cesto trançado quadricular diagonal, em líber. Face parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta e pintura em linhas horizontais brancas (tabatinga) e também contornam sua parte frontal. Parte superior de líber formando cabeleira costurada a estrutura com fibra vegetal. Contorno dos olhos em relevo e interior com cerâmica e vidro. O nariz protuberante em madeira. Orelhas com armação em arame revestido por líber, tendo como apoio central pedaço de madeira costurado no verso com fibra vegetal, na parte externa pintura geométrico preta.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 70 cm; Larg.: 100 cm; Diâm.: 45 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.687
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, resina preta (cerol e carvão), pintura branca (tabatinga), madeira, pigmento natural na cor preta.
Descrição: Máscara antropomorfa em líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta e pintura branca (tabatinga), com estrutura de cesto trançado quadricular diagonal. Os olhos esculpidos em madeira saltando da face, o nariz protuberante em madeira. As orelhas têm o contorno em madeira revestida de líber.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 70 cm; Larg.: 110 cm; Diâm.: 55 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.496
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber para ser usada por criança, com pintura representando os olhos nas cores: marrom, amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz de líber pintado de amarelo e marrom, e boca pintada de amarelo e marrom.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças. (Informação consultada no Catálogo Geral das coleções de Antropologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro – C.G.M.N.). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imitação de uma criança.
Dimensões: Comp.: 37 cm; Larg.: 21 cm; Diâm.: 20cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.496
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber para ser usada por criança, com pintura representando os olhos nas cores: marrom, amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz de líber pintado de amarelo e marrom, e boca pintada de amarelo e marrom.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças. (Informação consultada no Catálogo Geral das coleções de Antropologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro – C.G.M.N.). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imitação de uma criança.
Dimensões: Comp.: 37 cm; Larg.: 21 cm; Diâm.: 20cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.495
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, com pintura representando os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz, testa, boca e dentes pintados nas cores marrom e amarelo. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Bicho do Mato, Animal do Mato, Mãe do Mato.
Uso: Ritual
Dimensões: Comp.: 75 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara
Registro: 32.495
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, com pintura representando os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz, testa, boca e dentes pintados nas cores marrom e amarelo. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Bicho do Mato, Animal do Mato, Mãe do Mato.
Uso: Ritual
Dimensões: Comp.: 75 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.448
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. A vestimenta é pintada com uma forma que parece representar âncora, abaixo seis linhas com elevações na parte central, duas circunferências delineadas internas e externas (anéis), abaixo duas linhas com cinco triângulos invertidos e na base desses um triângulo menor. Na parte dorsal cinco formas semi-elípticas, abaixo duas linha cruzadas que parece estar dentro de uma silhueta de mulher e abaixo formas elípticas na vertical (centopéia). Toda a pintura nas cores: marrom e amarelo. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Toü a) 1) suporte de pilão (madeira). Tem um buraco para machucar açaí e macaxeira. 2) peito de cobra, b) 1) arma para cortar árvore de pedra. Serve como machado, 2) fiandeira para tecer o tucum, 3) tripé de madeira.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 135 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 45 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.448
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. A vestimenta é pintada com uma forma que parece representar âncora, abaixo seis linhas com elevações na parte central, duas circunferências delineadas internas e externas (anéis), abaixo duas linhas com cinco triângulos invertidos e na base desses um triângulo menor. Na parte dorsal cinco formas semi-elípticas, abaixo duas linha cruzadas que parece estar dentro de uma silhueta de mulher e abaixo formas elípticas na vertical (centopéia). Toda a pintura nas cores: marrom e amarelo. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Toü a) 1) suporte de pilão (madeira). Tem um buraco para machucar açaí e macaxeira. 2) peito de cobra, b) 1) arma para cortar árvore de pedra. Serve como machado, 2) fiandeira para tecer o tucum, 3) tripé de madeira.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 135 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 45 cm.
Vestimenta de Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.447
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber, com abertura para os braços e franjas de líber, que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura esmaecida. Dois traços amarelos formando uma faixa com quatro semicírculos na horizontal, preenchidos de amarelos, espaços entre os semicírculos com vazios entre eles preenchidos na cor preta. Abaixo pintura que parece representar duas varas cruzadas na parte inferior do x em preto e parte superior ao X em amarelo. Abaixo quatro semicírculos em preto e os espaços entre eles sem preenchimento e abaixo uma faixa amarela.
Uso: Ritual.
Dimensões: Não especificado.
Obs.: A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.447
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber, com abertura para os braços e franjas de líber, que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura esmaecida. Dois traços amarelos formando uma faixa com quatro semicírculos na horizontal, preenchidos de amarelos, espaços entre os semicírculos com vazios entre eles preenchidos na cor preta. Abaixo pintura que parece representar duas varas cruzadas na parte inferior do x em preto e parte superior ao X em amarelo. Abaixo quatro semicírculos em preto e os espaços entre eles sem preenchimento e abaixo uma faixa amarela.
Uso: Ritual.
Dimensões: Não especificado.
Obs.: A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.446
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura na parte da frente dois triângulos com uma borboleta estilizada, forma de dois caules estreitos com inclinação divergente (parece representar uma árvore com bulbos no seu interior), e formas elípticas pela metade, abaixo dois triângulos superpostos com a forma de X e quatro linhas superpostas nas cores: marrom, preto e amarelo. Na parte dorsal, folhagens coloridas, representação de uma borboleta e a representação de um astro (estrela) na parte inferior da vestimenta. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Roupa de meio braço com pintura e com tinta de Urucum com Açafroa e desenho de cobra Tututchii (jiboia ).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 50 cm; Diâm.: 45 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.446
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura na parte da frente dois triângulos com uma borboleta estilizada, forma de dois caules estreitos com inclinação divergente (parece representar uma árvore com bulbos no seu interior), e formas elípticas pela metade, abaixo dois triângulos superpostos com a forma de X e quatro linhas superpostas nas cores: marrom, preto e amarelo. Na parte dorsal, folhagens coloridas, representação de uma borboleta e a representação de um astro (estrela) na parte inferior da vestimenta. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Roupa de meio braço com pintura e com tinta de Urucum com Açafroa e desenho de cobra Tututchii (jiboia ).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 50 cm; Diâm.: 45 cm.
Máscara com vestimenta Taí / To’ü
Registro: 33.445
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta para ser usada por criança. Máscara antropomorfa de líber com pintura de rosto estilizado os olhos nas cores marrom e amarela e dois orifícios no centro, o nariz pintado de marrom e a boca pintada de amarelo e marrom. Orelhas com pintura em formato de cruz na cor marrom e pintura no alto da cabeça na cor marrom.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças (C.G.M.N.)
Dimensões: Comp.: 40 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara com vestimenta Taí / To’ü
Registro: 33.445
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta para ser usada por criança. Máscara antropomorfa de líber com pintura de rosto estilizado os olhos nas cores marrom e amarela e dois orifícios no centro, o nariz pintado de marrom e a boca pintada de amarelo e marrom. Orelhas com pintura em formato de cruz na cor marrom e pintura no alto da cabeça na cor marrom. Vestimenta com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária, apresentando pintura representando um barco e em uma das extremidades uma bandeira marrom. Abaixo um quadrilátero com pintura similar a um sol um leme (?). No centro da base de quadrilátero em duas linhas que se cruzam em baixo. Na parte de trás sete ampulhetas. Abaixo, duas linhas formando uma faixa na cor amarela. Abaixo dois conjuntos de elipses superpostas na forma similar a duas jibóias (?), com formas alternadas de vazio e cheio. Nas cores: ocre e amarelo.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças (C.G.M.N.)
Dimensões:Comp.: 96 cm; Larg.: 37 cm; Diâm.: 25 cm.
Vestimenta de máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber e pigmento natural marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara antropomorfa de líber com abertura para os braços, em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Na parte frontal, pintura com três anéis e entre estes duas ampulhetas na altura do abdômen, dentro de um losango na cor marrom. Na perna direita uma estrela de seis pontas no interior do quadrado, na perna esquerda um anel na cor preta com um ponto no meio (pintura esmaecida não identificada partindo do anel em direção ao fim da perna da vestimenta) dentro de um quadrado. Em um dos lados abaixo da cintura uma faixa delineada na cor com uma série de circunferências formando aros também delineados na cor marrom. Abaixo, nove triângulos na cor marrom. Em cada perna uma faixa na altura do joelho. Na perna esquerda abaixo da faixa pequenas circunferências na cor marrom.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 45 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Vestimenta de máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber e pigmento natural marrom tchocanari e preto.
Descrição: Vestimenta de máscara antropomorfa de líber com abertura para os braços, em forma de "macacão", acabamento com franja de líber. Na parte frontal, pintura com três anéis e entre estes duas ampulhetas na altura do abdômen, dentro de um losango na cor marrom. Na perna direita uma estrela de seis pontas no interior do quadrado, na perna esquerda um anel na cor preta com um ponto no meio (pintura esmaecida não identificada partindo do anel em direção ao fim da perna da vestimenta) dentro de um quadrado. Em um dos lados abaixo da cintura uma faixa delineada na cor com uma série de circunferências formando aros também delineados na cor marrom. Abaixo, nove triângulos na cor marrom. Em cada perna uma faixa na altura do joelho. Na perna esquerda abaixo da faixa pequenas circunferências na cor marrom.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 45 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Máscara com vestimenta beija-flor / Müütchii (inteira)
Registro: 33.443
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber.
Descrição: Máscara com vestimenta zoomorfa inteiriça de líber. Máscara representando um beija-flor com mandíbula em destaque. A vestimenta possui franjas de líber: na manga, atrás e no inferior. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Müütchii Gigante.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 165 cm; Larg.: 115 cm; Diâm.: 40 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta representando Coruja (inteira)
Registro: 33.442
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber. Pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta zoomorfa inteiriça representando coruja em líber com mangas e franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara com pintura facial representando coruja, porém com a representação da boca humanizada e com dentes riscados na cor ocre bem escuro. Vestimenta pintada em padrões geométricos nas cores: marrom e preto. A parte dorsal da vestimenta com pinturas zoomorfas representando: uma ave (mutum), um felino (onça), uma borboleta e uma ampulheta (X). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Coruja Gigante.
Uso: “Usado no ritual da moça nova”. Informação retirada da legenda da peça em exposição no Museu Nacional.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 110 cm; Diâm.: 30 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta representando Coruja (inteira)
Registro: 33.442
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber. Pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta zoomorfa inteiriça representando coruja em líber com mangas e franjas em líber que orlam o acabamento da indumentária. Máscara com pintura facial representando coruja, porém com a representação da boca humanizada e com dentes riscados na cor ocre bem escuro. Vestimenta pintada em padrões geométricos nas cores: marrom e preto. A parte dorsal da vestimenta com pinturas zoomorfas representando: uma ave (mutum), um felino (onça), uma borboleta e uma ampulheta (X). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Coruja Gigante.
Uso: “Usado no ritual da moça nova”. Informação retirada da legenda da peça em exposição no Museu Nacional.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 110 cm; Diâm.: 30 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.