Museu Paraense Emílio Goeldi
O interesse pelo estudo da etnografia na Amazônia fez-se presente desde o momento da criação da Associação Filomática em 1866, instituição que foi um embrião do Museu Goeldi. A atuação de Domingos Soares Ferreira Penna, fundador do Museu Paraense, foi pioneira tanto nos estudos etnológicos como arqueológicos. Por isso, a origem e objetivos iniciais do MPEG confundem-se com a formação dos acervos e estruturação das pesquisas arqueológicas e etnográficas.
No período de 1894 a 1907, quando Emilio Goeldi foi diretor, ele criou a Seção de Etnografia e Arqueologia. Gerenciou-a por muito tempo, estando Curt Nimuendajú à frente dessa seção apenas em 1914. Até os anos 1950, acervos arqueológicos e etnológicos permaneceram armazenados em conjunto, iniciando-se sua classificação de modo sistemático apenas após a atuação de Eduardo Galvão em 1957, que criou, entre outras iniciativas, o programa de pesquisa centrado no Homem na Amazônia e formou a seção de Ciências Humanas, posteriormente transformada em departamento e, a partir de 1985, em coordenação. O acervo linguístico só começou a ser formado na década de 1980.
Atualmente, a Coordenação de Ciências Humanas (CCH) desenvolve pesquisa em três áreas: Antropologia, Arqueologia e Linguística.
Quanto aos acervos científicos, a coleção arqueológica reúne mais de 81 mil objetos e fragmentos de cerâmica, artefatos líticos e outras evidências coletadas em vários sítios arqueológicos da região. O acervo etnográfico, com cerca de 14 mil peças, é heterogêneo se consideradas a sua origem geográfica (Brasil, África, Peru e Suriname) e constituição material, que abrange todas as categorias artesanais. O acervo linguístico tem registros de 70 línguas indígenas contendo gravações digitalizadas de 1.300 fitas e discos, correntemente sendo organizado seguindo padrões internacionais de arquivamento linguístico.
Apresenta-se, aqui, a base de dados sobre os objetos Ticuna do Acervo Curt Nimuendajú coletados em 1941 e 1942 e depositados na Reserva Técnica de Etnologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Selecionou-se como amostra os objetos classificados como indumentárias rituais de dança (máscaras, vestimentas e panos) e instrumentos rituais utilizados na festa de puberdade Ticuna. O Museu Goeldi abriga ao todo 444 objetos Ticuna coletadas por Curt Nimuendajú em 1941 e 1942, que consistem uma das amostras mais significativas da cultura material desse povo em instituições brasileiras, ao lado do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que resguardou 200 objetos da mesma safra. Juntam-se à presente base de dados objetos coletados por Priscila Faulhaber: 9 indumentárias em 2000 e 2 indumentárias em 2002, compreendendo máscaras, vestimentas, uma roda e um pano no contexto de rituais de puberdade observados dentro das atividades do presente projeto. A inclusão destes últimos materiais justifica-se para demonstrar a continuidade no tempo dos conteúdos significativos da cultura Ticuna e possibilitar a comparação entre dois momentos. Consta ainda 1 escudo ritual coletado por Priscila Faulhaber para o MAST.
444 objetos Ticuna.
Informações disponibilizadas pela própria instituição.
Link: http://www.museu-goeldi.br/
Localização: Brasil.
VB 15436
Colecionador: Boris Malkyn.
Dimensões: Comp.: 54 cm; Larg.: 54 cm; Espessura: 23 cm.
Matéria-prima: Entrecasca, madeira, cera.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Brasil.
VB 15432
Colecionador: Boris Malkyn.
Dimensões: Comp.: 46 cm; Larg.: 34 cm; Espessura: 17 cm.
Matéria-prima: Entrecasca, madeira, cera.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: R. Takana, R. Solimões, Brasil.
VB 11607a e VB 11607b
Colecionador: Wähner, 1933/34.
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 42 cm; Comp. da face: 20,5 cm; Larg. da face: 18,5 cm; Diâm. das orelhas: 13,5 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom avermelhado, amarelo e azulado.
Descrição: Capuz de entrecasca clara com dois chifres, pregado como cabeça na metade de uma calabaça pintada de preto. Um nariz de madeira, grande e fino. Dois olhos, feitos de rolhas redondas de madeira clara macia, e uma dentadura de animal, feita de lata de estanho, são colados à calabaça. As orelhas são feitas de entrecasca revestida de armações feitas de caules de plantas. Debaixo dos olhos de madeira há dois buracos para os olhos do portador da máscara.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: São Paulo de Olivença, Rio Solimões, Brasil.
VB 1759
Colecionador: Hahnel, 1884.
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 40 cm; Comp. da face: 20,5 cm; Larg. da face: 24 cm.
Matéria-prima: Algodão, resina, lã, tapa e fibra vegetal.
Descrição: A face protuberante em forma de coração é presa com breu ao capuz. O nariz é marcado por um recorte, também em forma de coração. Os olhos são afilados. O queixo é realçado com pequenos bastões de madeira macia.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, resina preta de cerol e carvão e tala de buriti e algodão.
Descrição: Máscara (Ceríne) antropomorfa de líber com estrutura de cesto com trançado quadricular diagonal, face de madeira revestida de resina preta. Olhos esculpidos em madeira em relevo, nariz e boca de tala de buriti em relevo, boca com seis lascas de madeira. Na testa, no nariz e acima do lábio superior, pedaços de algodão colados com cera. Possui franjas de líber representando cabelo na parte de trás da máscara e franjas de líber abaixo da boca.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 47 cm; Larg.: 52 cm; Diâm.: 25 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, resina preta de cerol e carvão e tala de buriti e algodão.
Descrição: Máscara (Ceríne) antropomorfa de líber com estrutura de cesto com trançado quadricular diagonal, face de madeira revestida de resina preta. Olhos esculpidos em madeira em relevo, nariz e boca de tala de buriti em relevo, boca com seis lascas de madeira. Na testa, no nariz e acima do lábio superior, pedaços de algodão colados com cera. Possui franjas de líber representando cabelo na parte de trás da máscara e franjas de líber abaixo da boca.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 47 cm; Larg.: 52 cm; Diâm.: 25 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.438
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber representando ser sobrenatural Taí. Pintura da face dentro de uma circunferência que pode representar o sol, os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios abaixo. Nariz e boca pintados de amarelo e marrom. Orelhas proeminente com duas circunferências pintadas de amarelo e marrom. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Cara de pessoa que vive num grande campo de natureza (chavascal ou savana). É areado, com grama.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 65 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.436
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão).
Descrição: Máscara antropomorfa representando ser sobrenatural Taí. Máscara em líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Nariz proeminente em madeira e resina, os olhos e boca com contorno em relevo de madeira e resina. Contorno das orelhas em madeira revestida de líber.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 60 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 20 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.436
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão).
Descrição: Máscara antropomorfa representando ser sobrenatural Taí. Máscara em líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Nariz proeminente em madeira e resina, os olhos e boca com contorno em relevo de madeira e resina. Contorno das orelhas em madeira revestida de líber.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 60 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 20 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.435
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira e resina preta (cerol e carvão).
Descrição: Máscara antropomorfa representando ser sobrenatural Taí. Máscara em líber coma face parcialmente recoberta de madeira e revestida de resina preta, com nariz proeminente em madeira, os olhos e os dentes em madeira. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 48 cm; Larg.: 43 cm; Diâm.: 10 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.435
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira e resina preta (cerol e carvão).
Descrição: Máscara antropomorfa representando ser sobrenatural Taí. Máscara em líber coma face parcialmente recoberta de madeira e revestida de resina preta, com nariz proeminente em madeira, os olhos e os dentes em madeira. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 48 cm; Larg.: 43 cm; Diâm.: 10 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.690
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão), pigmento natural na cor marrom tchocanari e pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, face recoberta de madeira revestida de resina preta e pinturas horizontais brancas (tabatinga). A representação dos olhos e dos dentes da boca é feito de vidro e ambos têm pêlos na parte inferior. O nariz é protuberante em madeira. As orelhas têm o formato em madeira revestida de líber com pintura de quatro triângulos. Parte superior da cabeça se encontra protuberância em madeira revestida de líber alongada para frente com pinturas de linhas horizontais na cor ocre: claro e escuro. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imita asa de beija-flor/ estrela da manhã (worecü).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 50 cm; Larg.: 48 cm; Diâm.: 15 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.690
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão), pigmento natural na cor marrom tchocanari e pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, face recoberta de madeira revestida de resina preta e pinturas horizontais brancas (tabatinga). A representação dos olhos e dos dentes da boca é feito de vidro e ambos têm pêlos na parte inferior. O nariz é protuberante em madeira. As orelhas têm o formato em madeira revestida de líber com pintura de quatro triângulos. Parte superior da cabeça se encontra protuberância em madeira revestida de líber alongada para frente com pinturas de linhas horizontais na cor ocre: claro e escuro. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imita asa de beija-flor/ estrela da manhã (worecü).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 50 cm; Larg.: 48 cm; Diâm.: 15 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.690
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão), pigmento natural na cor marrom tchocanari e pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, face recoberta de madeira revestida de resina preta e pinturas horizontais brancas (tabatinga). A representação dos olhos e dos dentes da boca é feito de vidro e ambos têm pêlos na parte inferior. O nariz é protuberante em madeira. As orelhas têm o formato em madeira revestida de líber com pintura de quatro triângulos. Parte superior da cabeça se encontra protuberância em madeira revestida de líber alongada para frente com pinturas de linhas horizontais na cor ocre: claro e escuro. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imita asa de beija-flor/ estrela da manhã (worecü).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 50 cm; Larg.: 48 cm; Diâm.: 15 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.688
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, madeira, resina preta (cerol e carvão), vidro, cerâmica vitrificada, pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa com estrutura de cesto trançado quadricular diagonal, em líber. Face parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta e pintura em linhas horizontais brancas (tabatinga) e também contornam sua parte frontal. Parte superior de líber formando cabeleira costurada a estrutura com fibra vegetal. Contorno dos olhos em relevo e interior com cerâmica e vidro. O nariz protuberante em madeira. Orelhas com armação em arame revestido por líber, tendo como apoio central pedaço de madeira costurado no verso com fibra vegetal, na parte externa pintura geométrico preta.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 70 cm; Larg.: 100 cm; Diâm.: 45 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.688
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, madeira, resina preta (cerol e carvão), vidro, cerâmica vitrificada, pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa com estrutura de cesto trançado quadricular diagonal, em líber. Face parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta e pintura em linhas horizontais brancas (tabatinga) e também contornam sua parte frontal. Parte superior de líber formando cabeleira costurada a estrutura com fibra vegetal. Contorno dos olhos em relevo e interior com cerâmica e vidro. O nariz protuberante em madeira. Orelhas com armação em arame revestido por líber, tendo como apoio central pedaço de madeira costurado no verso com fibra vegetal, na parte externa pintura geométrico preta.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 70 cm; Larg.: 100 cm; Diâm.: 45 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.687
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, resina preta (cerol e carvão), pintura branca (tabatinga), madeira, pigmento natural na cor preta.
Descrição: Máscara antropomorfa em líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta e pintura branca (tabatinga), com estrutura de cesto trançado quadricular diagonal. Os olhos esculpidos em madeira saltando da face, o nariz protuberante em madeira. As orelhas têm o contorno em madeira revestida de líber.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 70 cm; Larg.: 110 cm; Diâm.: 55 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.496
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber para ser usada por criança, com pintura representando os olhos nas cores: marrom, amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz de líber pintado de amarelo e marrom, e boca pintada de amarelo e marrom.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças. (Informação consultada no Catálogo Geral das coleções de Antropologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro – C.G.M.N.). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imitação de uma criança.
Dimensões: Comp.: 37 cm; Larg.: 21 cm; Diâm.: 20cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.496
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber para ser usada por criança, com pintura representando os olhos nas cores: marrom, amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz de líber pintado de amarelo e marrom, e boca pintada de amarelo e marrom.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças. (Informação consultada no Catálogo Geral das coleções de Antropologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro – C.G.M.N.). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imitação de uma criança.
Dimensões: Comp.: 37 cm; Larg.: 21 cm; Diâm.: 20cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.495
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, com pintura representando os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz, testa, boca e dentes pintados nas cores marrom e amarelo. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Bicho do Mato, Animal do Mato, Mãe do Mato.
Uso: Ritual
Dimensões: Comp.: 75 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara
Registro: 32.495
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, com pintura representando os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz, testa, boca e dentes pintados nas cores marrom e amarelo. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Bicho do Mato, Animal do Mato, Mãe do Mato.
Uso: Ritual
Dimensões: Comp.: 75 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara com vestimenta Taí / To’ü
Registro: 33.445
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta para ser usada por criança. Máscara antropomorfa de líber com pintura de rosto estilizado os olhos nas cores marrom e amarela e dois orifícios no centro, o nariz pintado de marrom e a boca pintada de amarelo e marrom. Orelhas com pintura em formato de cruz na cor marrom e pintura no alto da cabeça na cor marrom.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças (C.G.M.N.)
Dimensões: Comp.: 40 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara com vestimenta Taí / To’ü
Registro: 33.445
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara com vestimenta para ser usada por criança. Máscara antropomorfa de líber com pintura de rosto estilizado os olhos nas cores marrom e amarela e dois orifícios no centro, o nariz pintado de marrom e a boca pintada de amarelo e marrom. Orelhas com pintura em formato de cruz na cor marrom e pintura no alto da cabeça na cor marrom. Vestimenta com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária, apresentando pintura representando um barco e em uma das extremidades uma bandeira marrom. Abaixo um quadrilátero com pintura similar a um sol um leme (?). No centro da base de quadrilátero em duas linhas que se cruzam em baixo. Na parte de trás sete ampulhetas. Abaixo, duas linhas formando uma faixa na cor amarela. Abaixo dois conjuntos de elipses superpostas na forma similar a duas jibóias (?), com formas alternadas de vazio e cheio. Nas cores: ocre e amarelo.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças (C.G.M.N.)
Dimensões:Comp.: 96 cm; Larg.: 37 cm; Diâm.: 25 cm.
Máscara com vestimenta
Registro: 32.689
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preto (cerol e carvão). Pigmento natural no corpo nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari, azul jaw (buré) e verde ütuate.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Olhos com contorno em relevo e interior em vidro. Nariz proeminente. Testa de tamanho descomunal. Boca e dentes em madeira. Orelhas com o contorno em madeira revestida de líber. Esta máscara é acompanhada por uma vestimenta com mangas e pintura em padrões geométricos coloridos e folhagens. No centro da vestimenta a pintura de um círculo que parece representar um sol e no seu interior uma pintura representando rosto humanizado.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 95 cm; Diâm.: 35 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Máscara com vestimenta
Registro: 32.689
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preto (cerol e carvão). Pigmento natural no corpo nas cores: amarelo depaw (açafrão), marrom tchocanari, azul jaw (buré) e verde ütuate.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Olhos com contorno em relevo e interior em vidro. Nariz proeminente. Testa de tamanho descomunal. Boca e dentes em madeira. Orelhas com o contorno em madeira revestida de líber. Esta máscara é acompanhada por uma vestimenta com mangas e pintura em padrões geométricos coloridos e folhagens. No centro da vestimenta a pintura de um círculo que parece representar um sol e no seu interior uma pintura representando rosto humanizado.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 150 cm; Larg.: 95 cm; Diâm.: 35 cm.
Obs.: Máscara em exposição no Museu Nacional desde 2008.
Revestimento de escudo (a) e máscara de madeira (b) Apenas a máscara de madeira foi aqui reproduzida.
Localização: Igarapé Caldeirão, Alto Solimões, Brasil
VB11558a e VB11558b
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp.: 318 cm; Larg.: 21,7 cm; Comp. do nariz: 9 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural em cor azul-violeta.
Descrição: O artista desconhecido consegue, com suas linhas claras, conceder à sugestiva máscara uma impressão desagradável, apropriada à sua função na festa da moça. Abaixo da testa alta encontram-se os profundos olhos recortados, cujo efeito é acentuado por uma pintura azul violeta perfeitamente nítida. O nariz bem formado com larga parte dianteira é achatado para baixo e a boca abaulada pela leve cor dos lábios.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Desenhos, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Rio Tacana, Alto Solimões, Brasil.
VB 11 593
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp. da máscara de madeira: 24,5 cm; Larg. da máscara de madeira: 24 cm; Comp. das orelhas: 18/28 cm; Alt. do chifre de entrecasca: 16 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural em cor cinza.
Descrição: A máscara de madeira mostra clareza na conduta das linhas. A boca é sutilmente assimétrica, assimetria que se repete nas orelhas. Os olhos são perfurados.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Igarapé Preto, R. Tacana. Brasil.
VB 11610
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 52 cm; Comp. do rosto: 19,5 cm; Larg. do rosto 18 cm; Comp. das orelhas: 23,8 cm.
Matéria-prima: Pintura marrom, violeta e vestígios de amarelo.
Descrição: A face é feita com a metade clara de uma calabaça, com duas fileiras de dentes, nariz, e olhos ovais com pestanas gravadas, capuz de entrecasca e orelhas. Vestígios de resina encontram-se como indicação de bigode e sobrancelha.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Igarapé Belém, Rio Solimões, Brasil.
VB 11608
Colecionador: Wahemer, 1933/34.
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 72 cm; Comp. do rosto de madeira: 16 cm; Diâm. do rosto de madeira: 14 cm; Comp. das orelhas: 10 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores preto e amarelo.
Descrição: A máscara naturalista, feita de madeira macia, evidencia a influência moderna. Segundo escritos de Waehmer, deve tratar-se de uma máscara de fantasia representando o demônio Jurupari, o qual, na iniciação, faz chegar especial significado aos seres espirituais superiores. Já o rosto oval, bem modelado e dimensionado, transmite uma impressão demoníaca pela profundidade das cores e o contraste com a pintura de resina preta. Impressão essa que é reforçada pelas grandes orelhas aladas e pelo exuberante cabelo da touca, feito de entrecasca, e o desenho do peitilho em forma de V, terminado em ponta.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Igarapé Preto, R. Tacana, Brasil.
VB 11 606
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 43 cm; Comp. da face: 21 cm; Larg. da face: 15,5cm; Comp. das orelhas: 9/5cm.
Matéria-prima: Vestígios de pigmento natural em cor branca.
Descrição: A boca, com lábios protuberantes – evidentemente consistindo em uma calabaça – está separada do círculo de madeira macia ao redor da face. Entre os dentes recortados distingue-se a língua feita de palmeira clara, o mesmo material das orelhas. Há indistintos vestígios de pintura branca na face.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |