Museu Paraense Emílio Goeldi
O interesse pelo estudo da etnografia na Amazônia fez-se presente desde o momento da criação da Associação Filomática em 1866, instituição que foi um embrião do Museu Goeldi. A atuação de Domingos Soares Ferreira Penna, fundador do Museu Paraense, foi pioneira tanto nos estudos etnológicos como arqueológicos. Por isso, a origem e objetivos iniciais do MPEG confundem-se com a formação dos acervos e estruturação das pesquisas arqueológicas e etnográficas.
No período de 1894 a 1907, quando Emilio Goeldi foi diretor, ele criou a Seção de Etnografia e Arqueologia. Gerenciou-a por muito tempo, estando Curt Nimuendajú à frente dessa seção apenas em 1914. Até os anos 1950, acervos arqueológicos e etnológicos permaneceram armazenados em conjunto, iniciando-se sua classificação de modo sistemático apenas após a atuação de Eduardo Galvão em 1957, que criou, entre outras iniciativas, o programa de pesquisa centrado no Homem na Amazônia e formou a seção de Ciências Humanas, posteriormente transformada em departamento e, a partir de 1985, em coordenação. O acervo linguístico só começou a ser formado na década de 1980.
Atualmente, a Coordenação de Ciências Humanas (CCH) desenvolve pesquisa em três áreas: Antropologia, Arqueologia e Linguística.
Quanto aos acervos científicos, a coleção arqueológica reúne mais de 81 mil objetos e fragmentos de cerâmica, artefatos líticos e outras evidências coletadas em vários sítios arqueológicos da região. O acervo etnográfico, com cerca de 14 mil peças, é heterogêneo se consideradas a sua origem geográfica (Brasil, África, Peru e Suriname) e constituição material, que abrange todas as categorias artesanais. O acervo linguístico tem registros de 70 línguas indígenas contendo gravações digitalizadas de 1.300 fitas e discos, correntemente sendo organizado seguindo padrões internacionais de arquivamento linguístico.
Apresenta-se, aqui, a base de dados sobre os objetos Ticuna do Acervo Curt Nimuendajú coletados em 1941 e 1942 e depositados na Reserva Técnica de Etnologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Selecionou-se como amostra os objetos classificados como indumentárias rituais de dança (máscaras, vestimentas e panos) e instrumentos rituais utilizados na festa de puberdade Ticuna. O Museu Goeldi abriga ao todo 444 objetos Ticuna coletadas por Curt Nimuendajú em 1941 e 1942, que consistem uma das amostras mais significativas da cultura material desse povo em instituições brasileiras, ao lado do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que resguardou 200 objetos da mesma safra. Juntam-se à presente base de dados objetos coletados por Priscila Faulhaber: 9 indumentárias em 2000 e 2 indumentárias em 2002, compreendendo máscaras, vestimentas, uma roda e um pano no contexto de rituais de puberdade observados dentro das atividades do presente projeto. A inclusão destes últimos materiais justifica-se para demonstrar a continuidade no tempo dos conteúdos significativos da cultura Ticuna e possibilitar a comparação entre dois momentos. Consta ainda 1 escudo ritual coletado por Priscila Faulhaber para o MAST.
444 objetos Ticuna.
Informações disponibilizadas pela própria instituição.
Link: http://www.museu-goeldi.br/
Localização: Oeste da Amazônia, Brasil.
Colecionador: Natterer, ca. 1830
Dimensões: Alt. máx.: 175 cm
Matéria-prima: Entrecasca, fibra vegetal e resina
Descrição: Até hoje o mais importante ritual Ticuna continua sendo o de iniciação de meninas à maturidade, no qual dançarinos mascarados personificam seres espirituais. Em momentos críticos do ritual os dançarinos atacam a menina sendo iniciada e outros presentes, dando vida e tornando visíveis os perigos aos quais um indivíduo e toda a sua comunidade estão sujeitos em um momento de transição. O espírito da tempestade O'ma, com seu pênis ereto, é o mais perigoso dos seres espirituais.
Album | Museu de Viena |
Categories | Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia de Viena, Vestimenta |
Localização: Brasil.
VB 15432
Colecionador: Boris Malkyn.
Dimensões: Comp.: 46 cm; Larg.: 34 cm; Espessura: 17 cm.
Matéria-prima: Entrecasca, madeira, cera.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Sul da Colômbia.
VB 18891
Colecionador: Cedida por Artesanías de Colombia.
Dimensões: Comp. da máscara: 18 cm; Larg. da máscara: 10 cm; Comp. inc. moldura de entrecasca: 45 cm; Larg. inc. moldura de entrecasca: 37 cm.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Rio Tacana, Rio Solimões, Brasil.
VB 11620
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp. touca: 39 cm; Larg.: 30 cm; Alt.: 18 cm; Comp. dos fios de entrecasca: 40 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom avermelhado, amarelo e azul.
Descrição: Nesta máscara de peixe uma entrecasca de árvore clara é esticada sobre um trançado, pregada na abertura da boca e reforçada por tiras de palmeira. Círculos concêntricos em diferentes cores indicam os olhos.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: R. Takana, R. Solimões, Brasil.
VB 11607a e VB 11607b
Colecionador: Wähner, 1933/34.
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 42 cm; Comp. da face: 20,5 cm; Larg. da face: 18,5 cm; Diâm. das orelhas: 13,5 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom avermelhado, amarelo e azulado.
Descrição: Capuz de entrecasca clara com dois chifres, pregado como cabeça na metade de uma calabaça pintada de preto. Um nariz de madeira, grande e fino. Dois olhos, feitos de rolhas redondas de madeira clara macia, e uma dentadura de animal, feita de lata de estanho, são colados à calabaça. As orelhas são feitas de entrecasca revestida de armações feitas de caules de plantas. Debaixo dos olhos de madeira há dois buracos para os olhos do portador da máscara.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: R. Takana, Rio Solimões, Brasil.
VB 11 592
Colecionador: Waehmer, 1933/34.
Dimensões: Comp. de touca de cabeça: 32 cm; Comp. da face: 40 cm; Larg. da face: 24 cm; Larg. do focinho: 24 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores marrom avermelhado e amarelo.
Descrição: Os olhos são feitos de entrecasca, com uma cobertura de entrecasca clara, e pintados como os de um jaguar. Na ponta do focinho comprido, os dentes são esculpidos em madeira macia e firmados com cordão de entrecasca.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: São Paulo de Olivença, Rio Solimões, Brasil.
VB 1759
Colecionador: Hahnel, 1884.
Dimensões: Comp. da touca da cabeça: 40 cm; Comp. da face: 20,5 cm; Larg. da face: 24 cm.
Matéria-prima: Algodão, resina, lã, tapa e fibra vegetal.
Descrição: A face protuberante em forma de coração é presa com breu ao capuz. O nariz é marcado por um recorte, também em forma de coração. Os olhos são afilados. O queixo é realçado com pequenos bastões de madeira macia.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: São Paulo de Olivença, Rio Solimões, Oeste do Brasil.
VB 1757
Colecionador: Hahnel, 1884
Dimensões: A dir. touca da cabeça: 38, 5 cm; Comp. da face: 24, 5 cm; Larg. das orelhas e focinho.: 25 cm.
Matéria-prima: Pigmento natural nas cores preto e amarelo.
Descrição: A máscara representa a cabeça de um jaguar. Trançado de vime coberto por entrecasca, com pontos e círculos amarelos e pretos. Os olhos de madeira macia são ressaltados com uma camada de breu e cacos de vidro emoldurados com longos chumaços de entrecasca. Um chumaço de entrecasca serve como nariz. No focinho entreaberto são firmadas, com breu, duas fileiras de dentes de madeira entalhados.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Localização: Iquitos, Norte do Peru.
VB 913
Colecionador: Hahnel, 1883
Dimensões: Alt.: 35 cm; Larg.: 22 cm; Larg.: Orelhas: 5 cm; Focinho: 30,5 cm.
Matéria-prima: Entrecasca, cera e vime.
Descrição: Máscara de anta. Sobre uma entrançadura, destaca-se a parte interna de entrecasca, em parte pintada com breu. Os olhos são reforçados com chumaços de entrecasca e as orelhas com armações de entrecasca e ramos macios.
Album | Museu de Berlim máscaras |
Categories | Indumentária, Máscara, Museu de Etnologia Berlim |
Máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, resina preta de cerol e carvão e tala de buriti e algodão.
Descrição: Máscara (Ceríne) antropomorfa de líber com estrutura de cesto com trançado quadricular diagonal, face de madeira revestida de resina preta. Olhos esculpidos em madeira em relevo, nariz e boca de tala de buriti em relevo, boca com seis lascas de madeira. Na testa, no nariz e acima do lábio superior, pedaços de algodão colados com cera. Possui franjas de líber representando cabelo na parte de trás da máscara e franjas de líber abaixo da boca.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 47 cm; Larg.: 52 cm; Diâm.: 25 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara “Ceríne”
Registro: 33.444
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, resina preta de cerol e carvão e tala de buriti e algodão.
Descrição: Máscara (Ceríne) antropomorfa de líber com estrutura de cesto com trançado quadricular diagonal, face de madeira revestida de resina preta. Olhos esculpidos em madeira em relevo, nariz e boca de tala de buriti em relevo, boca com seis lascas de madeira. Na testa, no nariz e acima do lábio superior, pedaços de algodão colados com cera. Possui franjas de líber representando cabelo na parte de trás da máscara e franjas de líber abaixo da boca.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 47 cm; Larg.: 52 cm; Diâm.: 25 cm.
Obs.: Igarapé preto de São Jerônimo e Igarapé da Rita.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.438
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber representando ser sobrenatural Taí. Pintura da face dentro de uma circunferência que pode representar o sol, os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios abaixo. Nariz e boca pintados de amarelo e marrom. Orelhas proeminente com duas circunferências pintadas de amarelo e marrom. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Cara de pessoa que vive num grande campo de natureza (chavascal ou savana). É areado, com grama.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 65 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.436
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão).
Descrição: Máscara antropomorfa representando ser sobrenatural Taí. Máscara em líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Nariz proeminente em madeira e resina, os olhos e boca com contorno em relevo de madeira e resina. Contorno das orelhas em madeira revestida de líber.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 60 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 20 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.436
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão).
Descrição: Máscara antropomorfa representando ser sobrenatural Taí. Máscara em líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta. Nariz proeminente em madeira e resina, os olhos e boca com contorno em relevo de madeira e resina. Contorno das orelhas em madeira revestida de líber.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 60 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 20 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.435
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira e resina preta (cerol e carvão).
Descrição: Máscara antropomorfa representando ser sobrenatural Taí. Máscara em líber coma face parcialmente recoberta de madeira e revestida de resina preta, com nariz proeminente em madeira, os olhos e os dentes em madeira. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 48 cm; Larg.: 43 cm; Diâm.: 10 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.435
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira e resina preta (cerol e carvão).
Descrição: Máscara antropomorfa representando ser sobrenatural Taí. Máscara em líber coma face parcialmente recoberta de madeira e revestida de resina preta, com nariz proeminente em madeira, os olhos e os dentes em madeira. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 48 cm; Larg.: 43 cm; Diâm.: 10 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.690
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão), pigmento natural na cor marrom tchocanari e pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, face recoberta de madeira revestida de resina preta e pinturas horizontais brancas (tabatinga). A representação dos olhos e dos dentes da boca é feito de vidro e ambos têm pêlos na parte inferior. O nariz é protuberante em madeira. As orelhas têm o formato em madeira revestida de líber com pintura de quatro triângulos. Parte superior da cabeça se encontra protuberância em madeira revestida de líber alongada para frente com pinturas de linhas horizontais na cor ocre: claro e escuro. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imita asa de beija-flor/ estrela da manhã (worecü).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 50 cm; Larg.: 48 cm; Diâm.: 15 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.690
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão), pigmento natural na cor marrom tchocanari e pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, face recoberta de madeira revestida de resina preta e pinturas horizontais brancas (tabatinga). A representação dos olhos e dos dentes da boca é feito de vidro e ambos têm pêlos na parte inferior. O nariz é protuberante em madeira. As orelhas têm o formato em madeira revestida de líber com pintura de quatro triângulos. Parte superior da cabeça se encontra protuberância em madeira revestida de líber alongada para frente com pinturas de linhas horizontais na cor ocre: claro e escuro. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imita asa de beija-flor/ estrela da manhã (worecü).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 50 cm; Larg.: 48 cm; Diâm.: 15 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.690
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, madeira, resina preta (cerol e carvão), pigmento natural na cor marrom tchocanari e pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, face recoberta de madeira revestida de resina preta e pinturas horizontais brancas (tabatinga). A representação dos olhos e dos dentes da boca é feito de vidro e ambos têm pêlos na parte inferior. O nariz é protuberante em madeira. As orelhas têm o formato em madeira revestida de líber com pintura de quatro triângulos. Parte superior da cabeça se encontra protuberância em madeira revestida de líber alongada para frente com pinturas de linhas horizontais na cor ocre: claro e escuro. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imita asa de beija-flor/ estrela da manhã (worecü).
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 50 cm; Larg.: 48 cm; Diâm.: 15 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.688
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, madeira, resina preta (cerol e carvão), vidro, cerâmica vitrificada, pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa com estrutura de cesto trançado quadricular diagonal, em líber. Face parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta e pintura em linhas horizontais brancas (tabatinga) e também contornam sua parte frontal. Parte superior de líber formando cabeleira costurada a estrutura com fibra vegetal. Contorno dos olhos em relevo e interior com cerâmica e vidro. O nariz protuberante em madeira. Orelhas com armação em arame revestido por líber, tendo como apoio central pedaço de madeira costurado no verso com fibra vegetal, na parte externa pintura geométrico preta.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 70 cm; Larg.: 100 cm; Diâm.: 45 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.688
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, madeira, resina preta (cerol e carvão), vidro, cerâmica vitrificada, pintura branca (tabatinga).
Descrição: Máscara antropomorfa com estrutura de cesto trançado quadricular diagonal, em líber. Face parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta e pintura em linhas horizontais brancas (tabatinga) e também contornam sua parte frontal. Parte superior de líber formando cabeleira costurada a estrutura com fibra vegetal. Contorno dos olhos em relevo e interior com cerâmica e vidro. O nariz protuberante em madeira. Orelhas com armação em arame revestido por líber, tendo como apoio central pedaço de madeira costurado no verso com fibra vegetal, na parte externa pintura geométrico preta.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 70 cm; Larg.: 100 cm; Diâm.: 45 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.687
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, matéria prima vegetal flexível, resina preta (cerol e carvão), pintura branca (tabatinga), madeira, pigmento natural na cor preta.
Descrição: Máscara antropomorfa em líber parcialmente recoberta de madeira revestida de resina preta e pintura branca (tabatinga), com estrutura de cesto trançado quadricular diagonal. Os olhos esculpidos em madeira saltando da face, o nariz protuberante em madeira. As orelhas têm o contorno em madeira revestida de líber.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 70 cm; Larg.: 110 cm; Diâm.: 55 cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.496
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber para ser usada por criança, com pintura representando os olhos nas cores: marrom, amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz de líber pintado de amarelo e marrom, e boca pintada de amarelo e marrom.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças. (Informação consultada no Catálogo Geral das coleções de Antropologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro – C.G.M.N.). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imitação de uma criança.
Dimensões: Comp.: 37 cm; Larg.: 21 cm; Diâm.: 20cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.496
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber para ser usada por criança, com pintura representando os olhos nas cores: marrom, amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz de líber pintado de amarelo e marrom, e boca pintada de amarelo e marrom.
Uso: Ritual. Uso da máscara por crianças. (Informação consultada no Catálogo Geral das coleções de Antropologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro – C.G.M.N.). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imitação de uma criança.
Dimensões: Comp.: 37 cm; Larg.: 21 cm; Diâm.: 20cm.
Album | Museu Nacional máscaras |
Categories | Caras, Indumentária, Máscara, Museu Nacional |
Máscara
Registro: 32.495
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, com pintura representando os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz, testa, boca e dentes pintados nas cores marrom e amarelo. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Bicho do Mato, Animal do Mato, Mãe do Mato.
Uso: Ritual
Dimensões: Comp.: 75 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Máscara
Registro: 32.495
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural nas cores: amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Máscara antropomorfa de líber, com pintura representando os olhos nas cores marrom e amarelo e dois orifícios no centro dos olhos. Nariz, testa, boca e dentes pintados nas cores marrom e amarelo. Na parte de cima da máscara, duas protuberâncias. (Essa protuberância pode representar as orelhas de um felino). Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Bicho do Mato, Animal do Mato, Mãe do Mato.
Uso: Ritual
Dimensões: Comp.: 75 cm; Larg.: 25 cm; Diâm.: 20 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.448
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. A vestimenta é pintada com uma forma que parece representar âncora, abaixo seis linhas com elevações na parte central, duas circunferências delineadas internas e externas (anéis), abaixo duas linhas com cinco triângulos invertidos e na base desses um triângulo menor. Na parte dorsal cinco formas semi-elípticas, abaixo duas linha cruzadas que parece estar dentro de uma silhueta de mulher e abaixo formas elípticas na vertical (centopéia). Toda a pintura nas cores: marrom e amarelo. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Toü a) 1) suporte de pilão (madeira). Tem um buraco para machucar açaí e macaxeira. 2) peito de cobra, b) 1) arma para cortar árvore de pedra. Serve como machado, 2) fiandeira para tecer o tucum, 3) tripé de madeira.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 135 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 45 cm.
Vestimenta de máscara Taí / To’ü
Registro: 33.448
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber, pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber com abertura para os braços e franjas de líber que orlam o acabamento da indumentária. A vestimenta é pintada com uma forma que parece representar âncora, abaixo seis linhas com elevações na parte central, duas circunferências delineadas internas e externas (anéis), abaixo duas linhas com cinco triângulos invertidos e na base desses um triângulo menor. Na parte dorsal cinco formas semi-elípticas, abaixo duas linha cruzadas que parece estar dentro de uma silhueta de mulher e abaixo formas elípticas na vertical (centopéia). Toda a pintura nas cores: marrom e amarelo. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Toü a) 1) suporte de pilão (madeira). Tem um buraco para machucar açaí e macaxeira. 2) peito de cobra, b) 1) arma para cortar árvore de pedra. Serve como machado, 2) fiandeira para tecer o tucum, 3) tripé de madeira.
Uso: Ritual.
Dimensões: Comp.: 135 cm; Larg.: 30 cm; Diâm.: 45 cm.
Vestimenta de Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.447
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber, com abertura para os braços e franjas de líber, que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura esmaecida. Dois traços amarelos formando uma faixa com quatro semicírculos na horizontal, preenchidos de amarelos, espaços entre os semicírculos com vazios entre eles preenchidos na cor preta. Abaixo pintura que parece representar duas varas cruzadas na parte inferior do x em preto e parte superior ao X em amarelo. Abaixo quatro semicírculos em preto e os espaços entre eles sem preenchimento e abaixo uma faixa amarela.
Uso: Ritual.
Dimensões: Não especificado.
Obs.: A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |
Vestimenta de Máscara Taí / To’ü
Registro: 33.447
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Indumentária ritual de dança.
Ano da coleta: 1942.
Matéria-prima: Líber pigmento natural amarelo depaw (açafrão) e marrom tchocanari e verde ütuate.
Descrição: Vestimenta de máscara representando demônio Taí / To’ü de líber, com abertura para os braços e franjas de líber, que orlam o acabamento da indumentária. Vestimenta com pintura esmaecida. Dois traços amarelos formando uma faixa com quatro semicírculos na horizontal, preenchidos de amarelos, espaços entre os semicírculos com vazios entre eles preenchidos na cor preta. Abaixo pintura que parece representar duas varas cruzadas na parte inferior do x em preto e parte superior ao X em amarelo. Abaixo quatro semicírculos em preto e os espaços entre eles sem preenchimento e abaixo uma faixa amarela.
Uso: Ritual.
Dimensões: Não especificado.
Obs.: A vestimenta está com a pintura esmaecida, o que dificulta a identificação de formas e cores.
Album | Museu Nacional vestimentas |
Categories | Indumentária, Museu Nacional, Vestimenta |