Museu Nacional
O incêndio ocorrido no dia 1 de setembro de 2018 destruiu maisde 40 mil objetos de todos os povos indígenas do Brasil, alguns de mais de 100 anos, recolhidos por viajantes no tempo do Brasil Império ou mais recentes juntamente com grande material do Brasil, África e Oceania A maior coleção do Setor de Etnologia foi a reunida por Curt Nimuendajú com cerca de três mil itens. Reproduzimos para este projeto grande parte da coleção Ticuna que em 1941 compreendeu 205 itens. Nimuendajú recolheu artefatos etnológicos entre diversos grupos indígenas, mantendo contato constante com o Museu Nacional através de sua diretora, Heloisa Alberto Torres, que empenhava-se pessoalmente na aquisição das coleções.
Levando em conta o foco do projeto nos objetos rituais, apresenta-se aqui uma mostra de 52 instrumentos cerimoniais e 34 indumentárias rituais examinados, fotografados e descritos.
Informações disponibilizadas pela própria instituição.
Link: http://laced.etc.br/site/acervo/bancos-de-dados/acervo-ticuna/
http://www.museunacional.ufrj.br/
Bastão
Registro: 33.405
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Descrição: Bastão de madeira com a metade talhado em formas onduladas representando “tripa de preguiça” (náe-ne-néta). Semelhante a peça do MPEG 4158, sendo, porém está mais arredondada.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 135 cm; Larg.: 6 cm.
Bastão
Registro: 33.404
Coleção: Curt Nimuendaju
Ano da coleta: 1942.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira esculpido na extremidade superior representando “tripa de preguiça” (náe-ne-néta) (vagem de ingá).
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos. Bastão com acabamento de incisão.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 7 cm.
Bastão
Registro: 33.403
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida representando “tripa de preguiça” (náe-ne-néta). Talhado na extremidade superior com formas onduladas (forma de uma casca). Tracejada com oito linhas paralelas. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 128 cm; Larg.: 7 cm.
Bastão
Registro: 33.402
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figuras esculpidas e pintadas (Du’pa) representando caracol (taá) e quatro lagartas (amí). Pintura das lagartas: a primeira com pintura esmaecida, a segunda tem nove listras, a terceira sete e a quarta com pintura esmaecida. Pintura no bastão na área das lagartas de um lado triângulos do outro lado triângulos e círculos. Caracol concha de caramujo gastrópode. Bastão com acabamento em incisão em uma das extremidades e na outra ponta de lança.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 118 cm; Larg.: 11 cm.
Bastão
Registro: 33.401
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida representando jibóia (váinî) boa.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 127 cm; Larg.: 8 cm.
Bastão
Registro: 33.401
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida representando jibóia (váinî) boa.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 127 cm; Larg.: 8 cm.
Bastão
Registro: 33.400
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumento rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: bastão cerimonial de madeira com figura esculpida representando Carauaçú (ákara e tú/mama) (C.G.M.N.), apresentando uma nadadeira dorsal, duas nadadeiras ventrais e o opérculo das brânquias. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 113 cm; Larg.: 13 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.399
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira, pigmento natural na cor marrom tchocanari.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando raia (nãi). Na raia na parte inferior estrias na parte superior olhos e garra desenhada em forma de V e mostrando um esporão na extremidade superior da raia. Bastão com pintura de nove triângulos em cima e nove em uma das laterais, dez na outra lateral, embaixo dez losangos na cor marrom. A pintura do conjunto dos triângulos com os losangos parece representar a figuras de uma cobra, tanto na parte superior quanto inferior. Bastão com acabamento triangular em uma das extremidades e na outra acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 100 cm; Larg.: 20 cm.
Bastão
Registro: 33.399
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira, pigmento natural na cor marrom tchocanari.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando raia (nãi). Na raia na parte inferior estrias na parte superior olhos e garra desenhada em forma de V e mostrando um esporão na extremidade superior da raia. Bastão com pintura de nove triângulos em cima e nove em uma das laterais, dez na outra lateral, embaixo dez losangos na cor marrom. A pintura do conjunto dos triângulos com os losangos parece representar a figuras de uma cobra, tanto na parte superior quanto inferior. Bastão com acabamento triangular em uma das extremidades e na outra acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 100 cm; Larg.: 20 cm.
Bastão
Registro: 33.398
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figuras esculpidas e pintadas representando sapo (be / vê) e duas gaivotas (C.G.M.N.). As duas esculturas finais representando gaivotas estão em posição de captura de peixe. Bastão decorado com 28 linhas pirografadas e acabamento de incisão em das extremidades.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 113 cm; Larg.: 10 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.398
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figuras esculpidas e pintadas representando sapo (be / vê) e duas gaivotas (C.G.M.N.). As duas esculturas finais representando gaivotas estão em posição de captura de peixe. Bastão decorado com 28 linhas pirografadas e acabamento de incisão em das extremidades.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 113 cm; Larg.: 10 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.397
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos de rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixado na extremidade superior escultura zoomorfa representando japó (barí) (C.G.M.N.). Porém parece representar uma ave aquática devido o formato do bico, asa e corpo.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 100 cm; Larg.: 15 cm
Obs.: Nº 17 embaixo da peça.
Bastão
Registro: 33.396
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figuras esculpidas e pintadas (dupa) representando dois pombos (mutuku). Em das laterais do bastão decoração pirográfica com treze quadrados cada um com um X no interior, na outra lateral do bastão decoração com quinze quadrados com um X no interior. Em uma das extremidades do bastão esculpido ponta de uma lança e na outro acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 127 cm; Larg.: 10 cm.
Obs.: Bastão quebrado, necessita de restauro.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.396
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figuras esculpidas e pintadas (dupa) representando dois pombos (mutuku). Em das laterais do bastão decoração pirográfica com treze quadrados cada um com um X no interior, na outra lateral do bastão decoração com quinze quadrados com um X no interior. Em uma das extremidades do bastão esculpido ponta de uma lança e na outro acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 127 cm; Larg.: 10 cm.
Obs.: Bastão quebrado, necessita de restauro.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.395
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixado na extremidade superior escultura zoomorfa representando tucano, porém com corpo de ave aquática. Bastão com acabamento de incisão.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 10 cm.
Bastão
Registro: 33.394
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada (dupa) representando beija-flor (múu) (R.G.M.N.). Semelhante as peças que representam aves aquáticas. Bastão com acabamento de incisão em uma das extremidades e na outra extremidade não possuindo o formato de uma lança, ao contrário poderia ser a base de uma lança. Nota-se que a ave está virada em direção a base.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 122 cm; Larg.: 9 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.394
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada (dupa) representando beija-flor (múu) (R.G.M.N.). Semelhante as peças que representam aves aquáticas. Bastão com acabamento de incisão em uma das extremidades e na outra extremidade não possuindo o formato de uma lança, ao contrário poderia ser a base de uma lança. Nota-se que a ave está virada em direção a base.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 122 cm; Larg.: 9 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.393
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixado na extremidade superior escultura zoomorfa representando miuá (Katua) ou biguatinga, com as faixas das asas esculpidas na madeira. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 22 cm (com o miuá).
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.392
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa) e pigmento natural na cor preto.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada representando mutum (no/né). A figura representa um mutum decorado em alto relevo identificado pela crista e formato da cabeça, e o sexo (fêmea) pelas listras nas asas. Toda a pintura do bastão na cor preta. Numa das faces laterais do bastão pintura de quatro esferas, cada uma dela com esferas menores em seu interior. Na seqüência as figuras vão se abrindo formando espirais. Seguem-se oito faixas transversais. Na lateral do bastão dois retângulos, dois quadrados e um triângulo. Seguem-se dez figuras circulares, sendo a primeira e a décima sem ramificações. A segunda a terceira e a quarta com ramificações semelhantes a raios e as duas seguintes parecem representar figuras zoomorfas. As três seguintes remetem a motivos fitomorfos. Na parte superior seis esferas, a primeira com motivo espiralado em seu interior, a segunda com motivos fitomorfos, a terceira espiralada e a quarta sendo apenas um círculo. A quinta é um círculo com halo ao redor e a última com uma circunferência em seu interior. Seguem-se quatro triângulos e semicircunferências alternando a cor preta em claro e escuro que podem representar uma cobra. Na outra lateral do bastão uma figura que pode representar uma libélula. Seguem-se quatro triângulos e mais outros quatros triângulos invertidos, entre estes uma figura de forma serpentina. Entre os triângulos figuras que parecem representar cinco caracóis. A seguir uma outra figura em caracol está maior seguida de um trançado, com figuras em X no seu interior. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 142 cm; Larg.: 10 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.392
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa) e pigmento natural na cor preto.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada representando mutum (no/né). A figura representa um mutum decorado em alto relevo identificado pela crista e formato da cabeça, e o sexo (fêmea) pelas listras nas asas. Toda a pintura do bastão na cor preta. Numa das faces laterais do bastão pintura de quatro esferas, cada uma dela com esferas menores em seu interior. Na seqüência as figuras vão se abrindo formando espirais. Seguem-se oito faixas transversais. Na lateral do bastão dois retângulos, dois quadrados e um triângulo. Seguem-se dez figuras circulares, sendo a primeira e a décima sem ramificações. A segunda a terceira e a quarta com ramificações semelhantes a raios e as duas seguintes parecem representar figuras zoomorfas. As três seguintes remetem a motivos fitomorfos. Na parte superior seis esferas, a primeira com motivo espiralado em seu interior, a segunda com motivos fitomorfos, a terceira espiralada e a quarta sendo apenas um círculo. A quinta é um círculo com halo ao redor e a última com uma circunferência em seu interior. Seguem-se quatro triângulos e semicircunferências alternando a cor preta em claro e escuro que podem representar uma cobra. Na outra lateral do bastão uma figura que pode representar uma libélula. Seguem-se quatro triângulos e mais outros quatros triângulos invertidos, entre estes uma figura de forma serpentina. Entre os triângulos figuras que parecem representar cinco caracóis. A seguir uma outra figura em caracol está maior seguida de um trançado, com figuras em X no seu interior. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 142 cm; Larg.: 10 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.391
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira esculpido e pintada representando figura humana (Yaté) usando um chapéu, roupa e na blusa o desenho de um bolso com um dos braços dobrados podendo sugerir segurar um livro (sagrado?) e o outro braço esticado, provavelmente um religioso (Judeu?). Abaixo da escultura a decoração no bastão de quatro linhas formando duas faixas com um triângulo invertido na frente, nas laterais um triângulo e atrás um triângulo invertido. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 8 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.390
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida representando boto (ámaca) com um peixe capturado entre as maxilas. O boto apresenta nadadeiras dorsal e caudal e uma nadadeira ventral.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 10 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.389
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada: representando boto (ámaca). No bastão pintura de nove faixas inclinadas, seis pintadas de preto. O conjunto das pinturas geométricas pode formar a pintura de uma cobra. E cada uma das laterais seis triângulos preenchidos na cor e preta e não preenchidos. Na base sobre a qual está o boto motivo geométrico representando pintura de cobra. Na parte baixo do bastão linha retas e curvas pintadas formando dois balões que pode ser uma cobra ou uma representação abstrata de uma máscara.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 136 cm; Larg.: 12 cm.
Bastão
Registro: 33.389
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada: representando boto (ámaca). No bastão pintura de nove faixas inclinadas, seis pintadas de preto. O conjunto das pinturas geométricas pode formar a pintura de uma cobra. E cada uma das laterais seis triângulos preenchidos na cor e preta e não preenchidos. Na base sobre a qual está o boto motivo geométrico representando pintura de cobra. Na parte baixo do bastão linha retas e curvas pintadas formando dois balões que pode ser uma cobra ou uma representação abstrata de uma máscara.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 136 cm; Larg.: 12 cm.
Bastão
Registro: 33.389
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada: representando boto (ámaca). No bastão pintura de nove faixas inclinadas, seis pintadas de preto. O conjunto das pinturas geométricas pode formar a pintura de uma cobra. E cada uma das laterais seis triângulos preenchidos na cor e preta e não preenchidos. Na base sobre a qual está o boto motivo geométrico representando pintura de cobra. Na parte baixo do bastão linha retas e curvas pintadas formando dois balões que pode ser uma cobra ou uma representação abstrata de uma máscara.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 136 cm; Larg.: 12 cm.
Bastão
Registro: 33.388
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada na cor preta: Coatí (cati) quati. Quati com pintura de oito listras verticais, o corpo com três linhas paralelas formando duas faixas de dois centímetros, com parte da pintura esmaecido podendo representar uma borboleta entre as duas faixas. Uma outra faixa a frente que parece representar o desenho de cobra (?). Membros posteriores e anteriores recolhidos. No início do pescoço do quati duas linhas pretas formando uma faixa preta, entre duas faixas pretas no pescoço, têm-se sete linhas na cor preta que pode representar uma couraça. Na cabeça, um escudo frontal de cor preto em forma de triângulo. Os olhos estão representados por dois orifícios. Em Puerto Nariño, esta figura foi associada a um outro tipo de Coya/ngiri com cabeça vermelha que vive nos igarapés, em cima de um pau quando faz sol.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 10 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.388
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada na cor preta: Coatí (cati) quati. Quati com pintura de oito listras verticais, o corpo com três linhas paralelas formando duas faixas de dois centímetros, com parte da pintura esmaecido podendo representar uma borboleta entre as duas faixas. Uma outra faixa a frente que parece representar o desenho de cobra (?). Membros posteriores e anteriores recolhidos. No início do pescoço do quati duas linhas pretas formando uma faixa preta, entre duas faixas pretas no pescoço, têm-se sete linhas na cor preta que pode representar uma couraça. Na cabeça, um escudo frontal de cor preto em forma de triângulo. Os olhos estão representados por dois orifícios. Em Puerto Nariño, esta figura foi associada a um outro tipo de Coya/ngiri com cabeça vermelha que vive nos igarapés, em cima de um pau quando faz sol.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 10 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.387
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, na extremidade superior figuras esculpidas pintadas com motivo zoomorfa representando: onça (ai) e quati(jaü). As esculturas estão uma de frente para a outra. O quati está pintada na cor preta e a onça com circunferências pintadas na cor marrom o rabo tem sete traços pintados.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 117 cm; Larg.: 6 cm.
Bastão
Registro: 33.387
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, na extremidade superior figuras esculpidas pintadas com motivo zoomorfa representando: onça (ai) e quati(jaü). As esculturas estão uma de frente para a outra. O quati está pintada na cor preta e a onça com circunferências pintadas na cor marrom o rabo tem sete traços pintados.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 117 cm; Larg.: 6 cm.
Bastão
Registro: 33.386
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa)
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada representando: anta (nakí). Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 90 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.386
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa)
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada representando: anta (nakí). Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 90 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.385
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, na extremidade superior esculturas zoomorfa representando: Irara (naei) e tatu (núi). As esculturas estão uma de frente para a outra e com pintura esmaecida. Bastão com a ponta em formato triangular.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 9 cm.
Bastão
Registro: 33.385
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, na extremidade superior esculturas zoomorfa representando: Irara (naei) e tatu (núi). As esculturas estão uma de frente para a outra e com pintura esmaecida. Bastão com a ponta em formato triangular.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 9 cm.
Bastão
Registro: 33.384
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa), pigmento natural na cor marrom “tchocanari”.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixado na extremidade superior esculturas zoomorfa representando dois tatus (núi) (C.G.M.N.) Porém as esculturas parecem representar duas pacas, decoradas com duas faixas de cor mais clara no dorso. Na lateral do bastão pintura com dezoito triângulos na cor marrom. Na parte de cima do bastão duas linhas na cor marrom no formato representado []. Na parte de baixo do bastão duas linhas na cor marrom que se encontram (X).
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 118 cm Larg.: 9 cm;
Obs.: Bastão de dança (C.G.M.N.)
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.384
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa), pigmento natural na cor marrom “tchocanari”.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixado na extremidade superior esculturas zoomorfa representando dois tatus (núi) (C.G.M.N.) Porém as esculturas parecem representar duas pacas, decoradas com duas faixas de cor mais clara no dorso. Na lateral do bastão pintura com dezoito triângulos na cor marrom. Na parte de cima do bastão duas linhas na cor marrom no formato representado []. Na parte de baixo do bastão duas linhas na cor marrom que se encontram (X).
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 118 cm Larg.: 9 cm;
Obs.: Bastão de dança (C.G.M.N.)
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.383
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira, pigmento natural na cor marrom tchocanari.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixada na extremidade superior escultura zoomorfa representando onça (ài) estilizada pintado com circunferências vazias. Bastão com pintura em cima em formato de ampulheta e embaixo 3 triângulos formados por linhas paralelas na cor marrom.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 9 cm.
Bastão
Registro: 33.382
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida Lontra (maiá). (C.G.M.N.) Restam apenas vestígios da escultura. (Provavelmente a escultura que estava colada e caiu não se encontra na coleção). Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 108 cm; Larg.: 10 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 33.381
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixado na extremidade superior escultura zoomorfa representando quati (cati). Decoração feita com oito incisões verticais, e duas horizontais de cada lado. Olhos e boca pintados.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 9 cm.
Baqueta (paruru)
Registro: 32.789
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Baqueta pequena roliça de madeira.
Confecção: Masculina.
Uso: Serve para fazer soar o tambor de pele, através de percussão.
Dimensões: Comp.: 20 cm; Diâm.: 1 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Baquetas, Instrumentos, Museu Nacional |
Chocalho
Registro: 32.765
Coleção: Curt Nimuendaju
Ano da coleta: 1941.
Descrição: vara com chocalho de “auahy” (C.G.M.N.). Frutos de auaí enfieirados com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade dos frutos há uma abertura. Os frutos estão reunidos em torno de um bastão de madeira que serve como cabo. Com duas fieiras de penugem no cabo.
Confecção: Masculina.
Uso: Usado sempre com o tambor em todos os atos de cerimônia. (C.G. M. N.)
Dimensões: Comp.: 116; Diâm.: 5 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.746
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira de balsa.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira representando dois peixes. Um dos peixes com pintura decorativa com pequenas circunferências na cor preta. O outro peixe tem uma nadadeira ventral. Em uma das extremidades do bastão, acabamento em forma de um rabo de peixe. Na outra extremidade acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 142 cm; Larg.: 10 cm.
Bastão
Registro: 32.745
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida na extremidade superior representando peixe mostrando a nadadeira ventral. O peixe tem incisões representando as escama, sendo sete de um lado e seis do outro. Bastão com acabamento de incisão. Em Puerto Nariño este artefato foi descrito como a transformação de peixe em árvore, sendo o corpo de árvore e a cabeça de peixe.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 121 cm; Larg.: 15 cm.
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.744
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando jacaré com peixe, estilizados (C.G.M.N.). Porém na extremidade a uma aparente representação de uma lua crescente ou a queixada do jacaré. Em Puerto Nariño foi associada à forma do Jacaré mas, descrito como ngiri, verde ou vermelha, que vive no ar, em cima de pau em terra, mas também em terra, Afirmam que serve para comer, e também para fazer colares e pulseiras. Na descrição do artefato 4225b do Museu Goeldi, ngiritchicü é uma lagarta de cabeça colorida/larva de borboleta. Caso seja a lua possui incisões dos dois lados. Bastão com pintura de doze traços formandos faixas no seu interior pintadas em ocre alternando claro e escuro. No Jacaré pintura de sete traços verticais e três horizontais no dorso e no rabo dez verticais. Em uma das laterais do bastão incisões que podem representar os dias. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 15 cm.
Bastão
Registro: 32.744
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando jacaré com peixe, estilizados (C.G.M.N.). Porém na extremidade a uma aparente representação de uma lua crescente ou a queixada do jacaré. Em Puerto Nariño foi associada à forma do Jacaré mas, descrito como ngiri, verde ou vermelha, que vive no ar, em cima de pau em terra, mas também em terra, Afirmam que serve para comer, e também para fazer colares e pulseiras. Na descrição do artefato 4225b do Museu Goeldi, ngiritchicü é uma lagarta de cabeça colorida/larva de borboleta. Caso seja a lua possui incisões dos dois lados. Bastão com pintura de doze traços formandos faixas no seu interior pintadas em ocre alternando claro e escuro. No Jacaré pintura de sete traços verticais e três horizontais no dorso e no rabo dez verticais. Em uma das laterais do bastão incisões que podem representar os dias. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 15 cm.
Bastão
Registro: 32.743
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa), pigmento natural preto.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando jacaré. O Jacaré (Coya) com pintura representando suas escamas com quatro linhas horizontais e nove linhas verticais, na cauda vinte e uma ranhuras, feitas possivelmente por processo pirográfico. Na lateral do bastão decoração em séries de triângulos (quatro à esquerda e seis à direita na cor preto). Bastão com acabamento de incisão. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Coya - jacaré.
Confecção: Masculino.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 122 cm; Larg. 8 cm.
Bastão
Registro: 32.742
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando pica-pau (C.G.M.N.), ainda que com ausência de tal escultura. Pintura decorativa com oito triângulos em cada lado do bastão na cor ocre alternando claro e escuro, podendo representar cobra.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 156 cm; Larg.: 8 cm;
Bastão
Registro: 32.741
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando Boto. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 11 cm;
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.741
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando Boto. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 11 cm;
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.740
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira representando figura humana com rosto e cocar esculpido e pintado. O cocar apresenta sete pontas e treze esferas pintadas na faixa que o prende. No rosto da escultura está representada uma pintura facial semelhante à utilizada no ritual de puberdade. Do corpo estão representados com pintura na cor preta: braço, antebraço, mãos, uma faixa na cintura, saia, pernas e pés. Bastão com acabamento de incisão. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Imita awane (verificar grafia) (inimigo).
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 95 cm; Larg.: 12 cm;
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.739
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira representando cabeça humana. Parece representar uma entidade mítica com olhos, nariz e boca e fronte esculpida. Dezoito centímetros abaixo da cabeça representação semelhante a um punho esculpido com onze e entalhes de um lado e oito do outro lado. Bastão com acabamento de incisão, Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Mãe do mato.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 120 cm; Larg.: 10 cm;
Obs.: Bastão de dança (dóupa) com cabeça humana esculpida (C.G. M.N.).
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Bastão
Registro: 32.738
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura esculpida na extremidade superior representando cabeça humana, com uma faixa frontal e olhos (ameríndios), nariz e boca esculpidos em alto relevo. Abaixo o pescoço, na seqüência o peitoral com três linhas esculpidas na horizontal, nas laterais formas de X esculpidas, abaixo na frente do bastão duas linhas esculpidas de 25 cm. Na seqüência doze formas de X na técnica pirográfica. Na parte de trás onze linhas esculpidas. Bastão com a extremidade em forma de lança e esculpida com duas linhas verticais. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Arma du’pa, cara de boneco de madeira.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos. (Du’pa).
Dimensões: Comp.: 140 cm; Larg.: 6 cm;
Obs.: Bastão de dança (dóca – cikina) com ponta com que os mascarados furam a coberta de folhas dos potes de bebida. (C.G. M. N.)
Album | Museu Nacional bastão cerimonial |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Flauta de Pan
Registro: 32.623
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais
Ano da coleta: 1941
Matéria prima: Bambu, madeira e tala de palmeira, tira de arumã, cera de abelha (?) ou breu (?).
Descrição: Flauta de pã formada de quatorze colmos de bambu, fixados com duas armações de tira de arumã e amarrados entre si com fio de tucum. Em uma das armações com cera de abelha (?).
Dimensões: Comp.: 18 cm; Alt.: 13 cm.
Obs.: Flauta de pan (Bouré ou doréto, de Loreto, nome de um departamento peruano – (C.G.M.N.).
Album | Museu Nacional flauta |
Categories | Flautas, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito
Registro: 32.572
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Madeira.
Descrição: Apito de pistão (nëkoti) de casca de mucunã. (C.G.M.N). “Em uma haste de madeira, insere-se um pedaço de madeira dura, pontiaguda e mais fina, torcendo-a até formar uma cavidade interna, ao mesmo tempo põe a folha de tucum madura. Dentro do apito assim fabricado, coloca-se um outro menor que é puxado para produzir som através do sopro”.
Uso: Dois tocadores precedem as buzinas sagradas quando estas á noite, são trazidas do rio para o respectivo cercado da casa de festa. (C.G.M. N.). Apito do soldado to’cu.
Dimensões: Comp.: 8 cm; Diâm.: 2 cm.
Obs.: A peça está danificada e foi encontrada fragmentada.
Album | Museu Nacional buzina |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Buzina
Registro: 32.571
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Bambu (Koîri/buzina ou taboca).
Descrição: Flauta de festa (Kó/iri) ♂ (C.G.M.N). Buzina seccionada numa das extremidades e a outra extremidade é fechada pelo nó do bambu, com um furo ao meio. Próximo do nó, uma abertura retangular pela qual se sopra.
Uso: Festa referente a arrancar os cabelos dos meninos. (C.G. M. N.). Segundo os ticuna não se trata de uma flauta, mas de um buzina de “taboca” (bambu) denominada por eles de Koiri.
Dimensões: Comp.: 32 cm; Diâm.: 2 cm.
Obs.: A peça está danificada na extremidade.
Album | Museu Nacional buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Nacional |
Buzina
Registro: 32.570
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Bambu (taboca).
Descrição: Flauta de festa (C.G.M.N.). Seccionada numa das extremidades e a outra extremidade é fechada pelo nó do bambu. Abertura retangular próxima a uma das extremidades da buzina pela qual se sopra.
Confecção: Masculina.
Uso: Usado na festa de arrancar os cabelos dos meninos pequenos, clã Ai. (C.G.M.N.). Segundo os Ticuna não se trata de uma flauta, mas de um buzina de “taboca” (bambu) denominada por eles de Koiri.
Dimensões: Comp.: 80 cm; Diâm.: 5 cm.
Album | Museu Nacional buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito de fruto
Registro: 32.619
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Semente cabaça (cuia), madeira.
Descrição: Apito de fruto (cabaça), com forma arredondada e fibra de madeira enrolada no cabo.
Dimensões: Comp.: 9 cm; Diâm.: 3 cm.
Album | Museu Nacional apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito
Registro: 32.538
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Descrição: Apito (assobio C.G.M.N.) tem o Taikiri feito do fruto de janari o qual é preso a um tubinho de madeira. Toda a peça é envolvida em líber, tomando a forma de cachimbo. Pintadas no líber, parte superior, seis circunferências na cor ocre escuro e três na ocre claro. Abaixo, seis triângulos alternando claro e escuro, abaixo uma linha na cor ocre, na seqüência, onze circunferência em ocre escuro, depois três linhas em ocre claro e escuro. O líber é costurado com 13 pontos.
Uso: Para imitar tempestade. Instrumento da festa de moça nova. (Informação consultada no Catálogo Geral das coleções de Antropologia e Etnografia do Museu Nacional do Rio de Janeiro – C.G.M.N.).
Dimensões: Comp.: 17 cm; Diâm.: 6 cm.
Obs.: Possivelmente utilizado pela máscara O’ma anunciando a tempestade.
Album | Museu Nacional apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Tambor de Pele (Tutu)
Registro: 32.595
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria-prima: Pele, fibra vegetal e madeira.
Descrição: Cilindro de madeira fechado nos dois lados por membranas de couro, fixadas por compressão através de aros feitos com cipó ambé e fio de tucum. Com treze nós de fio de tucum.
Confecção: Masculino.
Uso: Masculino e feminino.
Dimensões: Alt.: 12 cm; Diâm.: 18 cm.
Obs.: Tambor tipo europeu (C.G.M.N.).
Album | Museu Nacional Tambor |
Categories | Instrumentos, Museu Nacional, Tambores |
Chocalho de fieira
Registro: 32.648
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais (T.Gen. Idiofone).
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Semente de auahy (auaí), cera de abelha e fibra de tucum. (Astrocaryum sp).
Descrição: Semente de auahy (auaí) cultivado (kó/taru) (C.G.M.N.) enfiada com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade das sementes, uma abertura em forma de fenda.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado possivelmente no tornozelo. Quando sacudidas pelo executante as peças se entrechocam produzindo som durante as danças na Festa da Moça Nova.
Dimensões: Comp.: 30 cm; Larg.: 15 cm.
Album | Museu Nacional chocalho |
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Nacional |
Chocalho em fieira
Registro: 32.647
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais (T. Gen. Idiofone).
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Semente de auahy (auaí), cera de abelha e fibra de tucum (Astrocaryum sp.).
Descrição: Semente de auahy (auaí) silvestre aru (C.G.M.N.) enfiada com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade das sementes, uma abertura em forma de fenda.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado possivelmente no tornozelo. Quando sacudidas pelo executante as peças se entrechocam produzindo som durante as danças na Festa da Moça Nova.
Dimensões: Comp.: 19 cm; Larg.: 12 cm.
Obs.: Auahy (thevetia nerifolia).
Album | Museu Nacional chocalho |
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Nacional |
Taboca
Registro: 32.735
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Bambu.
Descrição: Taboca de dança (C.G.M.N) na extremidade superior figura antropomorfa feita em líber coberto com breu, penugens, olhos e dentes feitos com espelho e nariz em líber. Com cinco fileira de penugens. Com um chocalho amarrado abaixo da figura.
Confecção: Masculina.
Uso: Taboca de dança (tokwóra-të) usado em par, cruzando-se as pontas no chão. Festa de puberdade das moças do clã Ái = Onça. (R.G. M. N.).
Dimensões: Comp.: 268 cm; Larg.: 8 cm.
Album | Museu Nacional Tambor |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Taboca
Registro: 32.735
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Bambu.
Descrição: Taboca de dança (C.G.M.N) na extremidade superior figura antropomorfa feita em líber coberto com breu, penugens, olhos e dentes feitos com espelho e nariz em líber. Com cinco fileira de penugens. Com um chocalho amarrado abaixo da figura.
Confecção: Masculina.
Uso: Taboca de dança (tokwóra-të) usado em par, cruzando-se as pontas no chão. Festa de puberdade das moças do clã Ái = Onça. (R.G. M. N.).
Dimensões: Comp.: 268 cm; Larg.: 8 cm.
Album | Museu Nacional Tambor |
Categories | Bastões, Instrumentos, Museu Nacional |
Tambor Tori
Registro: 32.706
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Carapaça de tori (tracajá), fibra de tucum, madeira.
Descrição: Tambor de casca de tracajá (torí – cipó) (C.G.M.N). Caixa de ressonância feita de carapaça de tracajá, amarrada a um bastão através de um fio de tucum. Carapaça decorada com fieiras de penugem.
Confecção: Masculina.
Uso: Usado na festa de puberdade das moças de todos os clãs com nome de aves. (Moiety Ocidental). (C.G. M. N.)
Dimensões: Comp.: 100 cm; Alt.: 25 cm.
Album | Museu Nacional Tambor |
Categories | Instrumentos, Museu Nacional, Tambores |
Apito
Registro: 33.475
Coleção: Curt Nimuendaju
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Cerâmica.
Descrição: Apito de cerâmica em forma de fruto.
Dimensões: Comp.: 11 cm; Larg.: 7 cm.
Album | Museu Nacional apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito de fruto
Registro: 32.622
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Descrição: Apito de cabaça (zunidor) – Ocarina (C.G.M.N.) com forma arredondada e quatro orifícios com disposições diferentes.
Obs.: Diâm.: 5 cm.
Album | Museu Nacional apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito de fruto
Registro: 32.621
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Fruto umary (C.G.M.N.).
Descrição: Apito de cabaça – Ocarina (C.G.M.N.). Apito de fruto com forma arredondada com quatro orifícios.
Dimensões: Diâm.: 3 cm.
Obs.: Preto umarí (Poraqueiba sericea, Tul.)
Album | Museu Nacional apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito de fruto
Registro: 32.620
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Semente (cabaça/ cuia).
Descrição: Apito de fruto (cabaça) com forma arredondada.
Dimensões: Diâm.: 4 cm.
Album | Museu Nacional apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Nacional |
Apito de fruto Janaru arü wicuerüü
RG: 4039
Matéria prima: Fruto (janaru), fibra de tucum (Astrocaryum sp.), turiri yatene (matá-matá, Chytroma turbinata Berg Mierg).
Técnica de fabricação: O fruto nasce colado ao ramo. Quando cresce, fica a cuia e o cabo grudados ao próprio ramo. Quando está maduro, corta-se e deixa-se secar, em seguida faz-se um pequeno furo e o apito já está pronto para soprar.
Dimensões: Comp.: 17 cm; Diâm.: 7 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Apito usado pelo mascarado O’ma ou filho do O’ma.
Motivo mítico: O’ma.
Obs.: Hoje quase não se usa mais na festa.
Album | Museu Goeldi apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Goeldi |
Apito de fruto Ngawe arü irapücü
RG: 4234
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad), fruto (janaru), fibra de tucum (Astrocaryum sp.), tururi yatene (matá-matá, Chytroma turbinata Berg Mierg), resina (breu).
Técnica de fabricação: Fazem-se dois orifícios no fruto, um em forma de boca, e no outro é introduzido um tubo de bambu com enrolamento de fio de tucum pelo qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 17,5 cm; Diâm.: 8 cm/ 10 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado pelo mascarado representado pela figura do O’ma na Festa da Moça Nova.
Motivo mítico: O’ma.
Album | Museu Goeldi apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Goeldi |
Apito de cerâmica Yomari arü wicuerüü
RG: 4251
Matéria-prima: Argila (barro), pigmento natural de üta (urucum, Bixa orellana), resina (breu).
Técnica de fabricação: Modelagem em argila, pavilhão interno oco, forma wotawe (sapo), com duas aberturas laterais na região dos olhos. Desenho circular na cor vermelha.
Dimensões: Comp.: 11 cm; Larg.: 7,5 cm; Alt.: 4,3 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Motivo animal: Sapo.
Album | Museu Goeldi apito |
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Goeldi |
Flauta reta de osso Woweru
RG: 4003
Matéria-prima: Osso de gavião real (Harpia harpyja L).
Técnica de fabricação: Quatro orifícios de dedilhação equidistantes entre si. Próximo da epífise superior um bocal em forma de meia lua por onde se sopra. Linhas tracejadas feitas por incisão.
Dimensões: Comp.: 23 cm; Diâm.: 1,5 cm/1cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino.
Motivo mítico: Moça da flauta, pássaro nütchicutü.
Obs.: Antigamente era tocada para ensinar às suas crianças como adorar a seu deus. A pessoa sonhava a música que devia tocar. Quem estava em volta escutava. Não era tocado na festa de puberdade. Seu uso, que não se registra mais, era restrito a algumas horas (três da tarde ou quatro da madrugada). O mito de Tetchiarünge’ü(moça/mulher do umari) faz referência a esta flauta, tocada pelo pássaro nütchicutü.
Data: 1941
Album | Museu Goeldi flauta |
Categories | Flautas, Instrumentos, Museu Goeldi |
Flauta reta de osso Woweru
RG: 4212
Matéria-prima: Osso de gavião real (Harpia harpyja L.), resina (breu), cera de abelha silvestre.
Técnica de fabricação: Cinco orifícios de dedilhação equidistantes entre si. Próximo da epífise superior, um bocal retangular pelo qual se sopra. Revestimento de breu a um terço do osso. Vestígio de obturação de cera de abelha no canal medular.
Dimensões: Comp.: 24cm; Diâm.: 2 cm/1cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino.
Motivo mítico: moça da flauta, pássaro nütchicutü.
Obs.: Antigamente era tocada para ensinar às suas crianças como adorar a seu deus. A pessoa sonhava a música que devia tocar. Quem estava em volta escutava. Não era tocado na festa de puberdade. Seu uso, que não se registra mais, era restrito a algumas horas (três da tarde ou quatro da madrugada). O mito de Tetchiarinui (moça do umari) faz referência a esta flauta, tocada pelo pássaro nutchicutü.
Data: 1942.
Album | Museu Goeldi flauta |
Categories | Flautas, Instrumentos, Museu Goeldi |
Flauta de pã Tchecu
RG: 4002
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad), cera de abelha silvestre, fibra de tucum (Astrocaryum sp.), tala de arumã (Ichnosiphon sp L).
Técnica de fabricação: Obturação com cera de abelha numa das extremidades de cada um dos oito bambus, dispostos em ordem de comprimento, fixados com duas armações paralelas de tala de arumã e amarradas entre si com fio de tucum.
Dimensões: Comp.: 10 cm; Larg.: 13,5 cm; Diâm.: 1,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino.
Obs.: O tchecu, instrumento com oito furos, não é soprado na Festa da Moça Nova. É tocado em momento que sugere um fundo musical, sendo evocada pelos Ticuna a comparação com uma gaita. Na festa é tocado unicamente o , com no máximo dois ou três furos.
Album | Museu Goeldi flauta |
Categories | Flautas, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina Ngecü ya
RG: 4001
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad).
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades e sendo a outra fechada pelo nó do bambu. A um terço da extremidade do bambu há uma abertura retangular pela qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 52, 5 cm; Diâm.: 7 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuaru antes de soprar.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina Ngecü ya
RG: 4015
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad).
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades e a outra extremidade é fechada pelo nó do bambu, com um furo ao meio. Próximo do nó há uma abertura retangular pela qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 34, 5 cm; Diâm.: 2 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuaru antes de soprar. A peça é cadastrada no livro do Tombo com a rubrica “flauta pequena”.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina Ngecü ya
RG: 4014
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad).
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades, sendo a outra fechada pelo nó do bambu. Próximo do nó há uma abertura retangular, pela qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 55 cm; Diâm.: 4,5 cm/5 cm
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuaru antes de soprar. Peça cadastrada no livro do Tombo com a rubrica “flauta feminina”.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina ngecü ya (coiri fêmea)
RG: 4013
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad)
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades, sendo a outra fechada pelo nó do bambu. Próximo do nó há uma abertura retangular, pela qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 75 cm; Diâm.: 4,5 cm/4,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuaru antes de soprar. Peça cadastrada no livro do Tombo com a rubrica “flauta feminina”.
Data: 1941
Album | Museu Goeldi buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina Yatüücü ya
RG: 4012
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad).
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades, na qual um pequeno corte transversal dentado representa uma bocarra. A outra extremidade é fechada pelo nó do bambu. Próximo do nó há uma abertura retangular, pelo qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 72 cm; Diâm.: 5 cm/4,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuarú antes de soprar. A peça é cadastrada no livro do Tombo com a rubrica “flauta Masculina”.
Data: 1941.
Album | Museu Goeldi buzina |
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
1. Tambor de pele tutu
RG: 4009
Matéria-prima: Madeira (não identificada), couro de toü (macaco cairara) e de yuta (surubim) fibra de tucum (Astrocaryum vulgare), cipó ambé (Philodendron imbé Mart.).
Técnica de fabricação: Cilindro de madeira fechado nos dois lados por membranas de couro de cotia, fixadas por compressão por aros feitos com cipó ambé e fio de tucum. Cordel de sustentação de fio de tucum amarrado ao tambor. Decorado com estrela de seis pontas (natchime’ potüra). Inscrição: SAO . IN. RB
Dimensões: Alt.: 10,5 cm; Diâm.: 25 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: O toque do tambor marca um momento diferente do quotidiano e serve para convidar pessoas vizinhas para a “Festa da Moça Nova”.
Data: 1941.
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2. Baqueta Paruü
RG: 4010
Matéria-prima: Madeira tayuwa (pau d’arco), (tucum Astrocaryum vulgare).
Técnica de fabricação: Feita com um pequeno bastão roliço de madeira tayuwa.
Dimensões: Comp.: 21,3 cm; Diâm.: 1 cm/ 0,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Serve para fazer soar o tambor de pele (RG 4009), através de percussão. Usado durante a Festa da Moça Nova.
Album | Museu Goeldi tambor |
Categories | Baquetas, Instrumentos, Museu Goeldi, Tambores |
1. Tambor Tori
RG: 4017
Matéria-prima: Carapaça de tori (tracajá), fibra de tucum (Astrocaryum vulgare), madeira (não identificada).
Técnica de fabricação: Caixa de ressonância feita de carapaça de tracajá, amarrada a um bastão através de um cordel de tucum.
Dimensões: Comp. do bastão: 108 cm; Comp. da carapaça: 43 cm; Larg.: 33 cm; Alt.: 19 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. O tambor é percutido pela baqueta (RG 4018). É tocado durante a Festa da Moça Nova.
Obs.: Ausência da fieira de plumas brancas de arara ou maguari que decora a carapaça. Quando se trata da festa da última filha, ao final quebram o instrumento.
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2. Baqueta Paruü
RG: 4018
Materia-prima: Madeira (muirapiranga), fibra de tucum (Astrocaryum Vulgare), liber matá-matá (Chytroma turbinata, Berg Mierg).
Técnica de fabricação: Pequeno bastão de madeira de taperebá, revestida na extremidade de percussão com um capeamento de líber de matá-matá amarrada através de um enrolamento de fio de tucum.
Dimensões: Comp.: 34,5 cm; Diâm.: 5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Utilizado para fazer soar o tambor de carapaça (RG 4017) através de percussão. Usado durante a Festa da Moça Nova.
Album | Museu Goeldi tambor |
Categories | Baquetas, Instrumentos, Museu Goeldi, Tambores |
Chocalho em vara Arutcheweru
RG: 4019
Matéria-prima: Madeira (taperebá Spondias lutea L.), sementes de “auaí”.
Técnica de fabricação: Cápsulas de sementes de tcheweru (auaí) enfieiradas com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade das sementes há uma abertura em forma de fenda. As sementes estão reunidas em torno de um bastão de madeira de awüquetü que serve como cabo.
Dimensões: Comp.: 110 cm; Alt.: 8,5 cm; Diâm.: 19 cm;
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. As peças sonoras se entrechocam, quando sacudidas pelo executante, ou quando percutidas contra o solo durante a Festa da Moça Nova.
Album | Museu Goeldi chocalho |
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Goeldi |
Chocalho em fieira Aru
RG: 4008
Matéria-prima: Semente de “auaí”, cera de abelha silvestre, fibra de tucum (Astrocaryum sp.).
Técnica de fabricação: Sementes de Tcheweru “auaí” cultivado e enfieiradas com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade das sementes, uma abertura em forma de fenda.
Dimensões: Comp.: 30 cm; Alt.: 3,5 cm; Larg.: 10 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Feminino. É amarrado no tornozelo. As peças sonoras se entrechocam, quando sacudidas pela executante durante as danças na “Festa da Moça Nova”.
Obs.: Quatipuru – come auaí.
Album | Museu Goeldi chocalho |
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Goeldi |
Chocalho em fieira Aru
RG: 4007
Matéria-prima: Semente de “auaí”, cera de abelha silvestre, fibra de tucum (Astrocaryum sp.).
Técnica de fabricação: Cápsulas de sementes “auaí” cultivado enfieiradas com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade das sementes, uma abertura em forma de fenda.
Dimensões: Comp.: 49 cm; Alt.: 3,5 cm; Larg.: 10 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Feminino. É amarrado no tornozelo. As peças sonoras se entrechocam, quando sacudidas pela executante durante as danças na Festa da Moça Nova.
Album | Museu Goeldi chocalho |
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Goeldi |
Chocalho em fieira Tcheweru
RG: 4006
Matéria-prima: Semente de auaí, cera de abelha silvestre, fibra de tucum (Astrocaryum sp.).
Técnica de fabricação: Cápsulas de sementes “auaí” silvestre enfieiradas com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade das sementes, uma abertura em forma de fenda.
Dimensões: Comp.: 26 cm; Alt.: 3,5 cm; Larg.: 13 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Feminino. É amarrado no tornozelo. As peças sonoras se entrechocam, quando sacudidas pela executante, produzindo som durante as danças na Festa da Moça Nova.
Obs.: Mais novo (mais claro).
Album | Museu Goeldi chocalho |
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Goeldi |
Chocalho de caracol Bu’ ügutatü
RG: 4254
Matéria-prima: Carapaça de caracol Te’o (venenoso, não comestível), fibra de tucum (Astrocaryum sp.).
Técnica de fabricação: Formado por um conjunto de seis carapaças de caracóis amarrados entre si com fio de tucum por meio de uma pequena perfuração no ápice da carapaça; um fragmento de osso de ave amarrado, uma lasca de carapaça em forma de agulha e uma pequena tira de trançado fino de fio de tucum.
Dimensões: Comp.: 25 cm; Alt.: 3 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Quando terminava a festa, também as mulheres o tocavam. Era usado durante a Festa da Moça Nova, porém desde os anos 1960-70 os velhos já não sabem mais fazer (informação Enepü/ Barro vermelho). Os caracóis duplos são considerados especiais para a festa da pelação. Dentro do caracol, ouve-se um ruído fino, o ruído do mar. Até os mortos falam dentro deste caracol. Hoje os índios do centro ainda usam, pois ainda encontram os caracóis. Serve para ressuscitar os frangos e galinhas doentes. Era utilizado como telefone. (informação registrada na comunidade Arara).
Album | Museu Goeldi chocalho |
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Goeldi |
Baqueta Paruü
RG: 4018
Materia-prima: Madeira (muirapiranga), fibra de tucum (Astrocaryum Vulgare), liber matá-matá (Chytroma turbinata, Berg Mierg).
Técnica de fabricação: Pequeno bastão de madeira de taperebá, revestida na extremidade de percussão com um capeamento de líber de matá-matá amarrada através de um enrolamento de fio de tucum.
Dimensões: Comp.: 34,5 cm; Diâm.: 5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Utilizado para fazer soar o tambor de carapaça (RG 4017) através de percussão. Usado durante a Festa da Moça Nova.
Album | Museu Goeldi baqueta |
Categories | Baquetas, Instrumentos, Museu Goeldi |
Baqueta Paruü
RG: 4010
Matéria-prima: Madeira tayuwa (pau d’arco), (tucum Astrocaryum vulgare).
Técnica de fabricação: Feita com um pequeno bastão roliço de madeira tayuwa.
Dimensões: Comp.: 21,3 cm; Diâm.: 1 cm/ 0,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Serve para fazer soar o tambor de pele (RG 4009), através de percussão. Usado durante a Festa da Moça Nova.
Album | Museu Goeldi baqueta |
Categories | Baquetas, Instrumentos, Museu Goeldi |
Apito de fruto Janaru arü wicuerüü
RG: 4039
Matéria prima: Fruto (janaru), fibra de tucum (Astrocaryum sp.), turiri yatene (matá-matá, Chytroma turbinata Berg Mierg).
Técnica de fabricação: O fruto nasce colado ao ramo. Quando cresce, fica a cuia e o cabo grudados ao próprio ramo. Quando está maduro, corta-se e deixa-se secar, em seguida faz-se um pequeno furo e o apito já está pronto para soprar.
Dimensões: Comp.: 17 cm; Diâm.: 7 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Apito usado pelo mascarado O’ma ou filho do O’ma.
Motivo mítico: O’ma.
Obs.: Hoje quase não se usa mais na festa.
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Goeldi |
Apito de fruto Ngawe arü irapücü
RG: 4234
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad), fruto (janaru), fibra de tucum (Astrocaryum sp.), tururi yatene (matá-matá, Chytroma turbinata Berg Mierg), resina (breu).
Técnica de fabricação: Fazem-se dois orifícios no fruto, um em forma de boca, e no outro é introduzido um tubo de bambu com enrolamento de fio de tucum pelo qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 17,5 cm; Diâm.: 8 cm/ 10 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Usado pelo mascarado representado pela figura do O’ma na Festa da Moça Nova.
Motivo mítico: O’ma.
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Goeldi |
Apito de cerâmica Yomari arü wicuerüü
RG: 4251
Matéria-prima: Argila (barro), pigmento natural de üta (urucum, Bixa orellana), resina (breu).
Técnica de fabricação: Modelagem em argila, pavilhão interno oco, forma wotawe (sapo), com duas aberturas laterais na região dos olhos. Desenho circular na cor vermelha.
Dimensões: Comp.: 11 cm; Larg.: 7,5 cm; Alt.: 4,3 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Motivo animal: Sapo.
Categories | Apitos, Instrumentos, Museu Goeldi |
Flauta reta de osso Woweru
RG: 4212
Matéria-prima: Osso de gavião real (Harpia harpyja L.), resina (breu), cera de abelha silvestre.
Técnica de fabricação: Cinco orifícios de dedilhação equidistantes entre si. Próximo da epífise superior, um bocal retangular pelo qual se sopra. Revestimento de breu a um terço do osso. Vestígio de obturação de cera de abelha no canal medular.
Dimensões: Comp.: 24cm; Diâm.: 2 cm/1cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino.
Motivo mítico: moça da flauta, pássaro nütchicutü.
Obs.: Antigamente era tocada para ensinar às suas crianças como adorar a seu deus. A pessoa sonhava a música que devia tocar. Quem estava em volta escutava. Não era tocado na festa de puberdade. Seu uso, que não se registra mais, era restrito a algumas horas (três da tarde ou quatro da madrugada). O mito de Tetchiarinui (moça do umari) faz referência a esta flauta, tocada pelo pássaro nutchicutü.
Data: 1942.
Categories | Flautas, Instrumentos, Museu Goeldi |
Flauta reta de osso Woweru
RG: 4003
Matéria-prima: Osso de gavião real (Harpia harpyja L).
Técnica de fabricação: Quatro orifícios de dedilhação equidistantes entre si. Próximo da epífise superior um bocal em forma de meia lua por onde se sopra. Linhas tracejadas feitas por incisão.
Dimensões: Comp.: 23 cm; Diâm.: 1,5 cm/1cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino.
Motivo mítico: Moça da flauta, pássaro nütchicutü.
Obs.: Antigamente era tocada para ensinar às suas crianças como adorar a seu deus. A pessoa sonhava a música que devia tocar. Quem estava em volta escutava. Não era tocado na festa de puberdade. Seu uso, que não se registra mais, era restrito a algumas horas (três da tarde ou quatro da madrugada). O mito de Tetchiarünge’ü(moça/mulher do umari) faz referência a esta flauta, tocada pelo pássaro nütchicutü.
Data: 1941
Categories | Flautas, Instrumentos, Museu Goeldi |
Flauta de pã Tchecu
RG: 4002
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad), cera de abelha silvestre, fibra de tucum (Astrocaryum sp.), tala de arumã (Ichnosiphon sp L).
Técnica de fabricação: Obturação com cera de abelha numa das extremidades de cada um dos oito bambus, dispostos em ordem de comprimento, fixados com duas armações paralelas de tala de arumã e amarradas entre si com fio de tucum.
Dimensões: Comp.: 10 cm; Larg.: 13,5 cm; Diâm.: 1,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino.
Obs.: O tchecu, instrumento com oito furos, não é soprado na Festa da Moça Nova. É tocado em momento que sugere um fundo musical, sendo evocada pelos Ticuna a comparação com uma gaita. Na festa é tocado unicamente o , com no máximo dois ou três furos.
Categories | Flautas, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina Ngecü ya
RG: 4001
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad).
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades e sendo a outra fechada pelo nó do bambu. A um terço da extremidade do bambu há uma abertura retangular pela qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 52, 5 cm; Diâm.: 7 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuaru antes de soprar.
Data: 1941.
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina Ngecü ya
RG: 4015
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad).
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades e a outra extremidade é fechada pelo nó do bambu, com um furo ao meio. Próximo do nó há uma abertura retangular pela qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 34, 5 cm; Diâm.: 2 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuaru antes de soprar. A peça é cadastrada no livro do Tombo com a rubrica “flauta pequena”.
Data: 1941.
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina Ngecü ya
RG: 4014
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad).
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades, sendo a outra fechada pelo nó do bambu. Próximo do nó há uma abertura retangular, pela qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 55 cm; Diâm.: 4,5 cm/5 cm
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuaru antes de soprar. Peça cadastrada no livro do Tombo com a rubrica “flauta feminina”.
Data: 1941.
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina ngecü ya (coiri fêmea)
RG: 4013
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad)
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades, sendo a outra fechada pelo nó do bambu. Próximo do nó há uma abertura retangular, pela qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 75 cm; Diâm.: 4,5 cm/4,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuaru antes de soprar. Peça cadastrada no livro do Tombo com a rubrica “flauta feminina”.
Data: 1941
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
Buzina Yatüücü ya
RG: 4012
Matéria-prima: Tchowatcha (bambu Bambusa vulgaris Schrad).
Técnica de fabricação: Seccionada numa das extremidades, na qual um pequeno corte transversal dentado representa uma bocarra. A outra extremidade é fechada pelo nó do bambu. Próximo do nó há uma abertura retangular, pelo qual se sopra.
Dimensões: Comp.: 72 cm; Diâm.: 5 cm/4,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Umedecem com caiçuma ou pajuarú antes de soprar. A peça é cadastrada no livro do Tombo com a rubrica “flauta Masculina”.
Data: 1941.
Categories | Buzina, Instrumentos, Museu Goeldi |
Chocalho em vara Arutcheweru
RG: 4019
Matéria-prima: Madeira (taperebá Spondias lutea L.), sementes de “auaí”.
Técnica de fabricação: Cápsulas de sementes de tcheweru (auaí) enfieiradas com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade das sementes há uma abertura em forma de fenda. As sementes estão reunidas em torno de um bastão de madeira de awüquetü que serve como cabo.
Dimensões: Comp.: 110 cm; Alt.: 8,5 cm; Diâm.: 19 cm;
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. As peças sonoras se entrechocam, quando sacudidas pelo executante, ou quando percutidas contra o solo durante a Festa da Moça Nova.
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Goeldi |
Chocalho em fieira Aru
RG: 4008
Matéria-prima: Semente de “auaí”, cera de abelha silvestre, fibra de tucum (Astrocaryum sp.).
Técnica de fabricação: Sementes de Tcheweru “auaí” cultivado e enfieiradas com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade das sementes, uma abertura em forma de fenda.
Dimensões: Comp.: 30 cm; Alt.: 3,5 cm; Larg.: 10 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Feminino. É amarrado no tornozelo. As peças sonoras se entrechocam, quando sacudidas pela executante durante as danças na “Festa da Moça Nova”.
Obs.: Quatipuru – come auaí.
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Goeldi |
Chocalho em fieira Aru
RG: 4007
Matéria-prima: Semente de “auaí”, cera de abelha silvestre, fibra de tucum (Astrocaryum sp.).
Técnica de fabricação: Cápsulas de sementes “auaí” cultivado enfieiradas com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade das sementes, uma abertura em forma de fenda.
Dimensões: Comp.: 49 cm; Alt.: 3,5 cm; Larg.: 10 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Feminino. É amarrado no tornozelo. As peças sonoras se entrechocam, quando sacudidas pela executante durante as danças na Festa da Moça Nova.
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Goeldi |
Chocalho em fieira Tcheweru
RG: 4006
Matéria-prima: Semente de auaí, cera de abelha silvestre, fibra de tucum (Astrocaryum sp.).
Técnica de fabricação: Cápsulas de sementes “auaí” silvestre enfieiradas com tucum através de pequenos orifícios no ápice. Na outra extremidade das sementes, uma abertura em forma de fenda.
Dimensões: Comp.: 26 cm; Alt.: 3,5 cm; Larg.: 13 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Feminino. É amarrado no tornozelo. As peças sonoras se entrechocam, quando sacudidas pela executante, produzindo som durante as danças na Festa da Moça Nova.
Obs.: Mais novo (mais claro).
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Goeldi |
Chocalho de caracol Bu’ ügutatü
RG: 4254
Matéria-prima: Carapaça de caracol Te’o (venenoso, não comestível), fibra de tucum (Astrocaryum sp.).
Técnica de fabricação: Formado por um conjunto de seis carapaças de caracóis amarrados entre si com fio de tucum por meio de uma pequena perfuração no ápice da carapaça; um fragmento de osso de ave amarrado, uma lasca de carapaça em forma de agulha e uma pequena tira de trançado fino de fio de tucum.
Dimensões: Comp.: 25 cm; Alt.: 3 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: Quando terminava a festa, também as mulheres o tocavam. Era usado durante a Festa da Moça Nova, porém desde os anos 1960-70 os velhos já não sabem mais fazer (informação Enepü/ Barro vermelho). Os caracóis duplos são considerados especiais para a festa da pelação. Dentro do caracol, ouve-se um ruído fino, o ruído do mar. Até os mortos falam dentro deste caracol. Hoje os índios do centro ainda usam, pois ainda encontram os caracóis. Serve para ressuscitar os frangos e galinhas doentes. Era utilizado como telefone. (informação registrada na comunidade Arara).
Categories | Chocalho, Instrumentos, Museu Goeldi |
1. Tambor de pele tutu
RG: 4009
Matéria-prima: Madeira (não identificada), couro de toü (macaco cairara) e de yuta (surubim) fibra de tucum (Astrocaryum vulgare), cipó ambé (Philodendron imbé Mart.).
Técnica de fabricação: Cilindro de madeira fechado nos dois lados por membranas de couro de cotia, fixadas por compressão por aros feitos com cipó ambé e fio de tucum. Cordel de sustentação de fio de tucum amarrado ao tambor. Decorado com estrela de seis pontas (natchime’ potüra). Inscrição: SAO . IN. RB
Dimensões: Alt.: 10,5 cm; Diâm.: 25 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino.
Obs.: O toque do tambor marca um momento diferente do quotidiano e serve para convidar pessoas vizinhas para a “Festa da Moça Nova”.
Data: 1941.
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2. Baqueta Paruü
RG: 4010
Matéria-prima: Madeira tayuwa (pau d’arco), (tucum Astrocaryum vulgare).
Técnica de fabricação: Feita com um pequeno bastão roliço de madeira tayuwa.
Dimensões: Comp.: 21,3 cm; Diâm.: 1 cm/ 0,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Serve para fazer soar o tambor de pele (RG 4009), através de percussão. Usado durante a Festa da Moça Nova.
Categories | Baquetas, Instrumentos, Museu Goeldi, Tambores |
1. Tambor Tori
RG: 4017
Matéria-prima: Carapaça de tori (tracajá), fibra de tucum (Astrocaryum vulgare), madeira (não identificada).
Técnica de fabricação: Caixa de ressonância feita de carapaça de tracajá, amarrada a um bastão através de um cordel de tucum.
Dimensões: Comp. do bastão: 108 cm; Comp. da carapaça: 43 cm; Larg.: 33 cm; Alt.: 19 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. O tambor é percutido pela baqueta (RG 4018). É tocado durante a Festa da Moça Nova.
Obs.: Ausência da fieira de plumas brancas de arara ou maguari que decora a carapaça. Quando se trata da festa da última filha, ao final quebram o instrumento.
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2. Baqueta Paruü
RG: 4018
Materia-prima: Madeira (muirapiranga), fibra de tucum (Astrocaryum Vulgare), liber matá-matá (Chytroma turbinata, Berg Mierg).
Técnica de fabricação: Pequeno bastão de madeira de taperebá, revestida na extremidade de percussão com um capeamento de líber de matá-matá amarrada através de um enrolamento de fio de tucum.
Dimensões: Comp.: 34,5 cm; Diâm.: 5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Utilizado para fazer soar o tambor de carapaça (RG 4017) através de percussão. Usado durante a Festa da Moça Nova.
Categories | Baquetas, Instrumentos, Museu Goeldi, Tambores |
Baqueta Paruü
RG: 4018
Materia-prima: Madeira (muirapiranga), fibra de tucum (Astrocaryum Vulgare), liber matá-matá (Chytroma turbinata, Berg Mierg).
Técnica de fabricação: Pequeno bastão de madeira de taperebá, revestida na extremidade de percussão com um capeamento de líber de matá-matá amarrada através de um enrolamento de fio de tucum.
Dimensões: Comp.: 34,5 cm; Diâm.: 5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Utilizado para fazer soar o tambor de carapaça (RG 4017) através de percussão. Usado durante a Festa da Moça Nova.
Categories | Baquetas, Instrumentos, Museu Goeldi |
Baqueta Paruü
RG: 4010
Matéria-prima: Madeira tayuwa (pau d’arco), (tucum Astrocaryum vulgare).
Técnica de fabricação: Feita com um pequeno bastão roliço de madeira tayuwa.
Dimensões: Comp.: 21,3 cm; Diâm.: 1 cm/ 0,5 cm.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino. Serve para fazer soar o tambor de pele (RG 4009), através de percussão. Usado durante a Festa da Moça Nova.
Categories | Baquetas, Instrumentos, Museu Goeldi |