Museu Nacional
O incêndio ocorrido no dia 1 de setembro de 2018 destruiu maisde 40 mil objetos de todos os povos indígenas do Brasil, alguns de mais de 100 anos, recolhidos por viajantes no tempo do Brasil Império ou mais recentes juntamente com grande material do Brasil, África e Oceania A maior coleção do Setor de Etnologia foi a reunida por Curt Nimuendajú com cerca de três mil itens. Reproduzimos para este projeto grande parte da coleção Ticuna que em 1941 compreendeu 205 itens. Nimuendajú recolheu artefatos etnológicos entre diversos grupos indígenas, mantendo contato constante com o Museu Nacional através de sua diretora, Heloisa Alberto Torres, que empenhava-se pessoalmente na aquisição das coleções.
Levando em conta o foco do projeto nos objetos rituais, apresenta-se aqui uma mostra de 52 instrumentos cerimoniais e 34 indumentárias rituais examinados, fotografados e descritos.
Informações disponibilizadas pela própria instituição.
Link: http://laced.etc.br/site/acervo/bancos-de-dados/acervo-ticuna/
http://www.museunacional.ufrj.br/
Bastão
Registro: 33.405
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Descrição: Bastão de madeira com a metade talhado em formas onduladas representando “tripa de preguiça” (náe-ne-néta). Semelhante a peça do MPEG 4158, sendo, porém está mais arredondada.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 135 cm; Larg.: 6 cm.
Bastão
Registro: 33.404
Coleção: Curt Nimuendaju
Ano da coleta: 1942.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira esculpido na extremidade superior representando “tripa de preguiça” (náe-ne-néta) (vagem de ingá).
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos. Bastão com acabamento de incisão.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 7 cm.
Bastão
Registro: 33.403
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida representando “tripa de preguiça” (náe-ne-néta). Talhado na extremidade superior com formas onduladas (forma de uma casca). Tracejada com oito linhas paralelas. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 128 cm; Larg.: 7 cm.
Bastão
Registro: 33.402
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figuras esculpidas e pintadas (Du’pa) representando caracol (taá) e quatro lagartas (amí). Pintura das lagartas: a primeira com pintura esmaecida, a segunda tem nove listras, a terceira sete e a quarta com pintura esmaecida. Pintura no bastão na área das lagartas de um lado triângulos do outro lado triângulos e círculos. Caracol concha de caramujo gastrópode. Bastão com acabamento em incisão em uma das extremidades e na outra ponta de lança.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 118 cm; Larg.: 11 cm.
Bastão
Registro: 33.401
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida representando jibóia (váinî) boa.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 127 cm; Larg.: 8 cm.
Bastão
Registro: 33.401
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa).
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida representando jibóia (váinî) boa.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 127 cm; Larg.: 8 cm.
Bastão
Registro: 33.399
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira, pigmento natural na cor marrom tchocanari.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando raia (nãi). Na raia na parte inferior estrias na parte superior olhos e garra desenhada em forma de V e mostrando um esporão na extremidade superior da raia. Bastão com pintura de nove triângulos em cima e nove em uma das laterais, dez na outra lateral, embaixo dez losangos na cor marrom. A pintura do conjunto dos triângulos com os losangos parece representar a figuras de uma cobra, tanto na parte superior quanto inferior. Bastão com acabamento triangular em uma das extremidades e na outra acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 100 cm; Larg.: 20 cm.
Bastão
Registro: 33.399
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira, pigmento natural na cor marrom tchocanari.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando raia (nãi). Na raia na parte inferior estrias na parte superior olhos e garra desenhada em forma de V e mostrando um esporão na extremidade superior da raia. Bastão com pintura de nove triângulos em cima e nove em uma das laterais, dez na outra lateral, embaixo dez losangos na cor marrom. A pintura do conjunto dos triângulos com os losangos parece representar a figuras de uma cobra, tanto na parte superior quanto inferior. Bastão com acabamento triangular em uma das extremidades e na outra acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 100 cm; Larg.: 20 cm.
Bastão
Registro: 33.397
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos de rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixado na extremidade superior escultura zoomorfa representando japó (barí) (C.G.M.N.). Porém parece representar uma ave aquática devido o formato do bico, asa e corpo.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 100 cm; Larg.: 15 cm
Obs.: Nº 17 embaixo da peça.
Bastão
Registro: 33.395
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixado na extremidade superior escultura zoomorfa representando tucano, porém com corpo de ave aquática. Bastão com acabamento de incisão.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 10 cm.
Bastão
Registro: 33.389
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada: representando boto (ámaca). No bastão pintura de nove faixas inclinadas, seis pintadas de preto. O conjunto das pinturas geométricas pode formar a pintura de uma cobra. E cada uma das laterais seis triângulos preenchidos na cor e preta e não preenchidos. Na base sobre a qual está o boto motivo geométrico representando pintura de cobra. Na parte baixo do bastão linha retas e curvas pintadas formando dois balões que pode ser uma cobra ou uma representação abstrata de uma máscara.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 136 cm; Larg.: 12 cm.
Bastão
Registro: 33.389
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada: representando boto (ámaca). No bastão pintura de nove faixas inclinadas, seis pintadas de preto. O conjunto das pinturas geométricas pode formar a pintura de uma cobra. E cada uma das laterais seis triângulos preenchidos na cor e preta e não preenchidos. Na base sobre a qual está o boto motivo geométrico representando pintura de cobra. Na parte baixo do bastão linha retas e curvas pintadas formando dois balões que pode ser uma cobra ou uma representação abstrata de uma máscara.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 136 cm; Larg.: 12 cm.
Bastão
Registro: 33.389
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com figura esculpida e pintada: representando boto (ámaca). No bastão pintura de nove faixas inclinadas, seis pintadas de preto. O conjunto das pinturas geométricas pode formar a pintura de uma cobra. E cada uma das laterais seis triângulos preenchidos na cor e preta e não preenchidos. Na base sobre a qual está o boto motivo geométrico representando pintura de cobra. Na parte baixo do bastão linha retas e curvas pintadas formando dois balões que pode ser uma cobra ou uma representação abstrata de uma máscara.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 136 cm; Larg.: 12 cm.
Bastão
Registro: 33.387
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, na extremidade superior figuras esculpidas pintadas com motivo zoomorfa representando: onça (ai) e quati(jaü). As esculturas estão uma de frente para a outra. O quati está pintada na cor preta e a onça com circunferências pintadas na cor marrom o rabo tem sete traços pintados.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 117 cm; Larg.: 6 cm.
Bastão
Registro: 33.387
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, na extremidade superior figuras esculpidas pintadas com motivo zoomorfa representando: onça (ai) e quati(jaü). As esculturas estão uma de frente para a outra. O quati está pintada na cor preta e a onça com circunferências pintadas na cor marrom o rabo tem sete traços pintados.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 117 cm; Larg.: 6 cm.
Bastão
Registro: 33.385
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, na extremidade superior esculturas zoomorfa representando: Irara (naei) e tatu (núi). As esculturas estão uma de frente para a outra e com pintura esmaecida. Bastão com a ponta em formato triangular.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 9 cm.
Bastão
Registro: 33.385
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, na extremidade superior esculturas zoomorfa representando: Irara (naei) e tatu (núi). As esculturas estão uma de frente para a outra e com pintura esmaecida. Bastão com a ponta em formato triangular.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 9 cm.
Bastão
Registro: 33.383
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira, pigmento natural na cor marrom tchocanari.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixada na extremidade superior escultura zoomorfa representando onça (ài) estilizada pintado com circunferências vazias. Bastão com pintura em cima em formato de ampulheta e embaixo 3 triângulos formados por linhas paralelas na cor marrom.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 9 cm.
Bastão
Registro: 33.381
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1942.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira, fixado na extremidade superior escultura zoomorfa representando quati (cati). Decoração feita com oito incisões verticais, e duas horizontais de cada lado. Olhos e boca pintados.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 130 cm; Larg.: 9 cm.
Bastão
Registro: 32.746
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira de balsa.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira representando dois peixes. Um dos peixes com pintura decorativa com pequenas circunferências na cor preta. O outro peixe tem uma nadadeira ventral. Em uma das extremidades do bastão, acabamento em forma de um rabo de peixe. Na outra extremidade acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 142 cm; Larg.: 10 cm.
Bastão
Registro: 32.744
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando jacaré com peixe, estilizados (C.G.M.N.). Porém na extremidade a uma aparente representação de uma lua crescente ou a queixada do jacaré. Em Puerto Nariño foi associada à forma do Jacaré mas, descrito como ngiri, verde ou vermelha, que vive no ar, em cima de pau em terra, mas também em terra, Afirmam que serve para comer, e também para fazer colares e pulseiras. Na descrição do artefato 4225b do Museu Goeldi, ngiritchicü é uma lagarta de cabeça colorida/larva de borboleta. Caso seja a lua possui incisões dos dois lados. Bastão com pintura de doze traços formandos faixas no seu interior pintadas em ocre alternando claro e escuro. No Jacaré pintura de sete traços verticais e três horizontais no dorso e no rabo dez verticais. Em uma das laterais do bastão incisões que podem representar os dias. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 15 cm.
Bastão
Registro: 32.744
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando jacaré com peixe, estilizados (C.G.M.N.). Porém na extremidade a uma aparente representação de uma lua crescente ou a queixada do jacaré. Em Puerto Nariño foi associada à forma do Jacaré mas, descrito como ngiri, verde ou vermelha, que vive no ar, em cima de pau em terra, mas também em terra, Afirmam que serve para comer, e também para fazer colares e pulseiras. Na descrição do artefato 4225b do Museu Goeldi, ngiritchicü é uma lagarta de cabeça colorida/larva de borboleta. Caso seja a lua possui incisões dos dois lados. Bastão com pintura de doze traços formandos faixas no seu interior pintadas em ocre alternando claro e escuro. No Jacaré pintura de sete traços verticais e três horizontais no dorso e no rabo dez verticais. Em uma das laterais do bastão incisões que podem representar os dias. Bastão com acabamento de incisão.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 125 cm; Larg.: 15 cm.
Bastão
Registro: 32.743
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Matéria prima: Madeira (pau-de-balsa), pigmento natural preto.
Descrição: Bastão cerimonial de madeira com escultura zoomorfa esculpida na extremidade superior representando jacaré. O Jacaré (Coya) com pintura representando suas escamas com quatro linhas horizontais e nove linhas verticais, na cauda vinte e uma ranhuras, feitas possivelmente por processo pirográfico. Na lateral do bastão decoração em séries de triângulos (quatro à esquerda e seis à direita na cor preto). Bastão com acabamento de incisão. Observação de Ngematucü (Barro Vermelho, 2016): Coya - jacaré.
Confecção: Masculino.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 122 cm; Larg. 8 cm.
Bastão
Registro: 32.742
Coleção: Curt Nimuendaju
Classificação: Instrumentos rituais.
Ano da coleta: 1941.
Descrição: bastão cerimonial de madeira representando pica-pau (C.G.M.N.), ainda que com ausência de tal escultura. Pintura decorativa com oito triângulos em cada lado do bastão na cor ocre alternando claro e escuro, podendo representar cobra.
Confecção: Masculina.
Uso: Masculino e feminino durante as danças em círculo na Festa da Moça Nova. Bastão destinado a produzir sons quando percutido verticalmente contra o solo. Representava arma em ocasiões de ataques inimigos.
Dimensões: Comp.: 156 cm; Larg.: 8 cm;