Ciência ...

 

 A ciência tem diversas formas de apreensão, não existindo consenso entre sua definição e seu campo de estudo. Podemos dividi-la em três planos distintos: como atividade (raciocínio indutivo e testes repetidos onde os resultados possam ser identificados); como instituição (que envolvem os padrões de realização de pesquisa, divulgação de resultados e formação de novos pesquisadores) e como método (caminho trilhado pelo cientista para chegar ao seu objetivo). Além desses três pontos também cabe acrescentar que a ciência é a soma de conhecimentos variados e disponíveis em um dado contexto específico. Há diversas formas de conhecimento tanto nas sociedades antigas quanto nas de hoje. Um elemento que determina se o conhecimento é cientifico ou outro qualquer é determinado pela sua veracidade. Porém o que determina essa verdade é o caminho traçado para chegar ao conhecimento.

 

A ciência procura a verdade de um modo específico, tentando verificar, controlar e corrigir os novos conhecimentos contrastando-o com novas descobertas. Um elemento que contribui nessa dialética se refere aos fatos empíricos - conhecimentos práticos devidos meramente à experiência - observados sistematicamente e da realização de experiências controladas. Desse modo a ciência presente nessa exposição tratou de problemas verificáveis (que por sua vez são contrastáveis) e tentou submeter à prova os resultados e soluções que surgiam como problemas na busca do conhecimento.

 

Cabe reconhecer a ciência como um conhecimento racional, sistemático, exato, verificável e conseqüentemente falível. Para tanto a educação é responsável pelo despertar do interesse de um indivíduo em resolver os problemas que surgem na sociedade em que vive. Um país que investe mais em educação tem maior possibilidade de realizar novas descobertas científicas, tendo em vista que a educação amplia horizontes. Não podemos dissociar o conhecimento cientifico da prática, pois seus objetivos vêm através dela, ou melhor, não existe ciência sem prática.

 

 

Saiba Mais:

 

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. tese (doutorado em educação cientifica e tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

 

CANIATO, Rodolpho . Com ciência na Educação. Campinas, SP: Papirus Editora, p. 9

 

FERREIRA, Moacyr Costa . O estudo das Ciências no Brasil SP : EDICON, cap.1,3,7,13,14.

 

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, ed. 9ª, 2005, 350p.

 

SUTCLIFFE, A.; SUTCLIFFE; A . P. D. Ciência- História e Realidade. SP: IBRASA S.A., p. 127, 129, 144.

 

VAZ, Caroline Rodrigues; Fagundes, Alexandre Borges; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel. O surgimento da ciência, tecnologia e sociedade (cts) na educação: uma revisão. I Simpósio Nacional De Ensino De Ciência E Tecnologia. 2009. Disponível: < http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/1%20cts/cts_artigo8.pdf> Acessado em 20 set.2010.

 

.