Exposição
Tesouros do
Patrimônio
da
Ciência e
Tecnologia no Brasil
Histórico da Instituição
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), aberto ao público em 1985, pertence ao Ministério da Ciência e da Tecnologia e desenvolve atividades nas áreas de preservação da memória científica e tecnológica, história da ciência e popularização da ciência. O Museu está situado no mesmo local onde funcionou até 1985 o Observatório Nacional e engloba uma série de edificações que pertenceram àquela instituição. Essas edificações históricas, bem como as coleções daí originadas, são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).
Ponte de resistência e capacitância
Origem: Holanda.
Procedência: Instituto de Energia Nuclear – IEN.
Fabricante: Philips.
Categoria: Eletricidade.
Período: Década de 1960/70.
Função: Utilizada para medir a capacitância e resistência elétrica de componentes de circuitos elétricos.
Foto: Thiago Alves
Declinômetro
Origem: Berlim, Alemanha. Procedência: Observatório Nacional - ON.
Fabricante: Carl Bamberg.
Categoria: Eletricidade e magnetismo.
Período: Século XX (Início)
Função: Utilizado para determinar a declinação magnética (ângulo medido entre o meridiano verdadeiro/geográfico, determinado através de processos astronômicos, e o meridiano magnético). Este instrumento foi emprestado ao Conselho Nacional de Geografia para participar da Expedição Científica à região de Goiás e Bahia.
Foto: Thiago Alves
Luneta Colimadora
Procedência: Observatório Nacional – ON.
Categoria: Astronomia.
Função: Instrumento auxiliar utilizado para tornar paralelos os raios luminosos de um feixe de luz. O instrumento tinha uma posição pré-fixada juntamente com a mira, para poder calar/colimar a luneta principal.
Foto: Thiago Alves
Sextante
Origem: Paris, França.
Procedência: Observatório Nacional – ON. Fabricante: Etienne Lorieux, A. Hurlimann. Categoria: Navegação.
Função: Utilizado para medir a altura de um corpo celeste. O sextante era empregado, na navegação, para ajudar na localização geográfica das embarcações e pode ser utilizado em terra com o auxílio de um horizonte artificial. Este exemplar foi utilizado na expedição a Punta Arenas (Patagônia),
Foto: Thiago Alves
em 1882, para a observação da passagem de Vênus pelo disco solar e na expedição que, em 1892, determinou as coordenadas do vértice Norte-Oeste do quadrilátero de Cruls, onde atualmente se encontra a cidade de Brasília.
Barógrafo
Origem: Paris, França.
Procedência: Observatório Nacional – ON.
Fabricante: Richard Frères.
Categoria: Metrologia. Período: Século XIX.
Função: utilizado em estações meteorológicas para medição e registro contínuos e automáticos da pressão atmosférica. Através dos registros obtidos observa-se a tendência barométrica (as alterações significativas na pressão atmosférica que indicam alteração climática) em determinado período de tempo, informação fundamental para a previsão do tempo.
Foto: Thiago Alves